No processo de influência, o mais importante não é o conteúdo, mas sim como o seu cliente percebe o valor da sua proposta.


Como que a identificação do perfil do seu cliente pode ser usado na hora de negociar.

Como desenvolver seu poder de persuasão?

Antes de mais nada, saiba que persuasão e influência nada mais é do que um conjunto de habilidades que se aprende como se aprende qualquer outra coisa. Ter persuasão ou ser persuasivo tem a ver com você saber vender aquilo que entrega. Você sabe como você é influenciado? Isso expõe exatamente a forma como influencia as outras pessoas. Mesmo que pense que não tem poder de persuasão, com certeza, mesmo sem perceber, você influencia, sim, pessoas no seu dia a dia. A persuasão não está somente em vendas, mas em tudo ao nosso redor.

O sucesso de um profissional de qualquer área está relacionado ao desenvolvimento de um olhar persuasivo, capaz de fazer com que um produto ou serviço que ele ofereça seja desejado. Ou seja, a relevância está no conhecimento do negócio, do cliente, de como aperfeiçoar seus instintos para favorecer um processo de compra e venda e é acessível a todos que se propuserem a isso. É importante, portanto, reconhecer seu perfil para saber como aprimorá-lo e ter sucesso nas vendas.

A relação da persuasão com os arquétipos

Como compreender o comportamento humano? Para poder desenvolver seu poder de persuasão é preciso indentificar qual é o seu arquétipo e, também, do seu cliente, porque as pessoas são diferentes em aspectos bem distintos. Essa variedade de instintos surge de dentro da cada um e não de estímulos externos. Os arquétipos são os tipos psicológicos e é possível classificá-los em quatro:

  1. Artesãos – estão enquadrados no mundo concreto e são de serventia utilitária. São pessoas que são estimuladas a usar ferramentas no sentido prático com geração de resultados, mas sempre de forma não usual. São dirigidos pela sua sensibilidade. Representam 30 a 35% da população.
  2. Guardiões – possuem modelo de mundo concreto e são de serventia colaborativa. São seres que preservam pessoas e instituições Idealistas através de ações realistas e pragmáticas. Protegem regras e são rotineiros. Representam de 40 a 45% da população no mundo.
  3. Idealistas – são pessoas que possuem modelo de mundo abstrato e de serventia colaborativa. Os idealistas têm visão romântica do mundo. Usam sua capacidade de abstração para ajudar pessoas. Representam de 15 a 20% da população mundial.
  4. Conceituais – são pessoas que possuem modelo de mundo abstrato e são de serventia utilitária. Usam sua capacidade de abstração para criar modelos, são pessoas que conseguem gerar soluções para o mundo através de seu brilhantismo intelectual. Representam de 5 a 10% das pessoas de todo o mundo

Use esse poder nas vendas

Você precisa fazer uma mudança no mindset das pessoas para que elas percebam valor na sua promessa. Por isso que, nas vendas, o poder de persuasão é sim importante.

No processo de influência, o mais relevante não é o conteúdo, mas sim como o seu cliente percebe o valor da sua proposta. Por isso a importância de saber identificar cada arquétipo, para, dessa forma, poder influenciar cada tipo de perfil. Além disso, existem várias técnicas de persuasão para vendas que servem para todos os perfis. Mas lembre-se, persuadir não é manipular. Quanto mais um cliente perceber que não há um vendedor na frente dele, menos resistência ele vai oferecer.

  1. Coloque em prática a empatia
  2. Respeite a opinião das pessoas
  3. Seja recíproco
  4. Demonstre que é um especialista
  5. Seja flexível
  6. Evite o conflito

Um diferencial para os negócios

Negócios sem persuasão não funcionam, é como se você tivesse um pensamento dentro de você e não colocasse para fora. Sob a ótica da persuasão, a única forma de expressar o seu negócio, é através do processo de influência. Ele nasce no papel, mas ele nunca funcionará se você não implementar o que está escrito. Persuasão é uma competência.

Todo negócio precisa de um esquema tático, ou seja, um planejamento, um plano para, então, apoiar-se nessa competência para fazer tudo isso funcionar. A persuasão se desenvolve na prática.

Gostou desse conteúdo e quer receber mais gratuitamente? Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Já segue o meuSucesso nas redes sociais?

Instagram: @meusucesso