O empreendedorismo vêm possibilitando às mulheres que coloquem seus nomes em evidência. O empoderamento feminino encoraja essas guerreiras que assumem o papel na busca por crescimento.


Empoderamento feminino faz muito sentido no dia 8 de março.

Em 1975 as Nações Unidas estabeleceram o dia oito de março como o Dia Internacional da Mulher. A data é celebrada mundialmente. Antes disso, muitas outras datas surgiram desde o final do século XIX por conta das lutas feministas principalmente na Europa e nos Estados Unidos. A história que cerca a origem deste dia é cheia de controvérsias.

A diferença do Dia Internacional da Mulher para outras datas de oportunidade de faturamento é que ela não foi criada pelo comércio e sim marcada por luta com raízes históricas. Da mesma forma que quando essas mulheres iniciaram suas lutas por direitos, até hoje, a comemoração se dá por meio de protestos por mais igualdade de gênero.

Empoderamento feminino

Vivemos tempos em que as mulheres vêm buscando mais representatividade nos negócios. Hoje em dia, as empreendedoras somam 48% dos CNPJ’s da categoria MEI, micro empreendedor individual. Além disso, o público feminino também vêm aumentando sua presença na área executiva. Apesar disso, como investidoras, ainda são uma minoria significativa. A luta da classe feminina é constante e mesmo com o empoderamento tão em alta, não é o suficiente. Infelizmente, trata-se de uma cultura que, para ser definitivamente mudada, levará muito tempo.

O empreendedorismo vêm possibilitando às mulheres que coloquem seus nomes em evidência. O empoderamento feminino encoraja essas guerreiras que assumem o papel na busca por crescimento. Umas inspiram as outras. Empoderar-se é o ato de tomar poder para si. Ou seja, empoderamento feminino diz respeito à capacidade da mulher de realizar as mudanças necessárias para que possa evoluir e se desenvolver.

O empoderamento feminino no ambiente corporativo

As mulheres que estão empoderadas de suas habilidades e de seus domínios certamente fazem uma enorme diferença em seu ambiente de trabalho. Uma companhia que dá voz às suas colaboradoras promovendo igualdade de salários e inclusão em cargos de chefia dá ferramentas para que mostrem seu potencial. A empresa ganha e todos crescem. As empresas mais equilibradas em gênero serão mais capazes de lidar com as interrupções em cada setor. Equipes mais diversificadas tomam decisões melhores e são mais resistentes.

Estudo de caso dos Laboratórios Sabin

Um case de sucesso em que duas mulheres, contrariaram as estatísticas e fundaram uma empresa de renome, é o dos Laboratórios Sabin. Nele, é contada a trajetória de Janete Vaz e Sandra Costa. Elas levantaram uma empresa do zero que já foi considerada um dos melhores lugares para se trabalhar no país.

O meuSucesso traçou toda a trajetória dessas empreendedoras que, após 20 anos de história, têm muito o que compartilhar e ensinar. O estudo de caso que enaltece o empoderamento feminino e, além disso, apresenta um vasto conteúdo. O aluno vai aprender sobre gestão e liderança. Mais do que isso, aulas e materiais exclusivos sobre como lidar com as adversidades, finanças e ter um comportamento disruptivo. Conheça mais com a história das fundadoras da Sabin, essas mulheres empoderadas e brilhantes! Experimente por 7 dias.

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso