A gestão ágil estrutura-se em ciclos curtos sendo que, a cada novo ciclo, é entregue um conjunto de funcionalidades pré-determinado.


Entenda as diferenças da gestão tradicional e da gestão ágil.

O que é uma gestão ágil? Trata-se de um apanhado de elementos que se forem devidamente otimizados dentro do processo tradicional de gestão, potencializam os resultados da empresa e isso não tem a ver somente com rapidez, mas também com flexibilidade e integração. Ou seja, métodos ágeis são adaptáveis a mudanças inesperadas no planejamento.

A gestão ágil é uma abordagem leve para o gerenciamento de projetos. Ou seja, o projeto é todo dividido em etapas menores, para que seja mais fácil aplicar mudanças sem comprometer a qualidade.

Gestão tradicional X gestão ágil

Na forma tradicional de gestão, o produto só faz sentido quando é entregue com 100% do projeto cumprido. Já os métodos ágeis podem ser aplicados em projetos nos quais um conjunto mínimo de funcionalidades já sirva para solucionar parte da necessidade do cliente, gerando valor ao seu negócio. Portanto, no método tradicional o projeto é um só, enquanto no ágil ele pode ser quebrado em pequenos projetos e entregas parciais.

O que são metodologias ágeis?

Basicamente falando, metodologias ágeis são alternativas à prática comum de gestão, também conhecidos como métodos pesados ou clássicos. Elas são estruturadas em ciclos curtos sendo que, a cada novo ciclo, é entregue um conjunto de funcionalidades pré-determinado. É uma filosofia que incentiva o trabalho em equipe, a auto-organização, a comunicação eficaz, além do foco no cliente e a entrega de valor. Em suma, metodologias ágeis são um conjunto de práticas eficientes que se buscam permitir a entrega que envolva alta qualidade em menos tempo, com uma abordagem de negócios que interligue o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente e os objetivos da empresa.

Ágile marketing

A gestão ágil é um conceito que vem ganhando popularidade ultimamente e pode também ser identificada como Agile Marketing, ou Marketing Ágil. Antes, era comum que projetos fossem desenvolvidos no modelo em cascata. Ou seja, assim que uma etapa fosse concluída, outra teria início, e assim por diante. Com esse método, foram construídas barragens, hidrelétricas e outras obras grandiosas. São projetos de andamento lento e que exigem conformidade em vários níveis por razões de segurança.

No entanto, esse modelo não funciona muito bem para serviços, como softwares e marketing. Os prazos são bem mais apertados e o produto não precisa estar 100% para ser lançado no mercado, como já citamos acima. É a partir do feedback de clientes que o produto ou serviço pode ser aperfeiçoado em tempo real.

Gestão ágil no RH

O departamento de Recursos Humanos também vem sentindo a necessidade de mudança não só de metodologia, mas de mindset na gestão de pessoas. Por isso, cada vez mais os RH’s têm atravessado diversas adaptações para se alinhar às grandes tendências de mercado e desse modo,  assumir um papel mais analítico e estratégico nas companhias. Os setores de recursos humanos precisam investir em métodos ágeis que otimizem as tarefas e agilizem as tomadas de decisão.

Vantagens da metodologia ágil para RH

Se o RH da empresa estiver com o fluxo de trabalho mapeado, implementar a metodologia ágil vai oferecer uma série de melhorias na produção diária do departamento e na gestão das pessoas. Quais são as vantagens?

  1. Otimização do trabalho, maior produtividade
  2. Menor tempo de resposta
  3. Autonomia à equipe
  4. Alinhamento à tendências de mercado
  5. Flexibilidade com mudanças
  6. Maior proximidade entre colaboradores e RH

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente? Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail. 

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso