O que fazer para vender mais? Como conquistar mais cliente? Veja algumas dicas para alavancar as vendas no Natal e Ano Novo


As festas de fim de ano estão aí e com elas vêm a responsabilidade de aproveitar as datas para vender ainda mais, principalmente você que é do varejo! É hora de começar a refletir sobre as suas vendas e pensar como você pode vender mais e melhor.

No meuSucesso.com, você estuda histórias de empreendedores que souberam elaborar um processo de vendas eficaz que sustenta a empresa. Alguns exemplos são os Estudos de Caso da Cacau Show e do Grupo Hinode, que se utilizam de estratégias de vendas diretas para conquistar e fidelizar o cliente.

O que fazer para vender mais? Como conquistar mais cliente? Como garantir que os clientes atuais voltem mais vezes à loja? Quais são as melhores técnicas de vendas para a abordagem do cliente? Essas e outras perguntas são comuns na cabeça de vendedores e as respostas para elas podem ser o que falta para que eles deslanchem.

1- Seja flexível

O bom vendedor é aquele que se adapta às mais diversas situações. Se você consegue moldar suas atitudes de acordo com a personalidade do cliente com quem está lidando, tudo se tornará mais fácil nas negociações e resultará, certamente, em uma compra. Adote diferentes posturas para cada situação.

2- Nunca subestime o cliente

Já passou a época em que dava para enrolar o cliente. Com os consumidores cada vez mais atentos e conscientes dos seus direitos, qualquer tentativa de fraude ou “enrolação” vai ser logo identificada pelo cliente, que, além de não fechar negócio com você, ainda vai espalhar a má fama no mercado.

3- Estabeleça uma relação de confiança com o cliente

Se você conseguiu entender as necessidades do cliente e satisfazê-las perfeitamente, ele voltará a comprar com você e sua primeira venda terá sido concluída com sucesso. Uma venda só está completa quando o cliente volta a fazer negócio com você, e se ele volta é porque o processo criou uma relação de confiança entre você e ele. A ética é a principal promotora da confiança. Com atitudes éticas, você poderá conquistar até o cliente mais difícil.

4- Deixe o desconto para o fim

Se antes de falar do produto você já direcionar sua comunicação para o desconto, você cria dois riscos: fazer o cliente achar que o produto não é tão bom e perder um argumento forte para um momento mais tenso da negociação.