Muitas horas de pesquisa e trabalho envolveram os bastidores do documentário de Ozires Silva


Tudo começou com um sonho. Ozires Silva era um menino de 12 anos quando vislumbrou longe e muito alto.  Ele queria construir aviões. 

Sua paixão começou na pequena cidade de Bauru, no interior de São Paulo. Uma cidade ferroviária com apenas 30 mil habitantes onde desembarcou um suíço fugitivo da segunda guerra mundial que fabricava planadores. Foi neste ambiente que Ozires passou a questionar: por que no país do inventor do avião Santos Dumont não fabricamos aviões? 

Com essa visão, Ozires Silva construiu uma trajetória ascendente. Se formou na FAB e virou piloto de avião; depois, engenheiro aeronáutico no ITA. Idealizou a construção do avião Bandeirante e em 1970 inaugurou a Embraer, terceira maior fabricante mundial de jatos comerciais. 

Mas para este empreendedor tudo isso ainda era pouco. Escritor, articulista e palestrante de sucesso, Ozires Silva também foi responsável por criar em 2003 a empresa especializada em biotecnologia, a Pelenova, e atualmente é reitor da Unimonte e presidente do Conselho de Administração da Anima Educação. 

Aos 84 anos de idade, Ozires Silva ainda tem muito fôlego, exigindo do interlocutor raciocínio rápido. Acompanhar sua trajetória foi um desafio para a equipe meuSucesso.com. Entre telefonemas, entrevistas, autorizações e pesquisa, dezenas de pessoas mergulharam fundo na história desse emprendedor. 

Foi um momento intenso de aprendizado que vai do menino visionário ao determinado profissional, do idealizador do avião Bandeirante ao fundador da Embraer. Tivemos insights valiosos com a mentalidade inovadora do Ozires Silva, que criou do nada uma das maiores empresas de aviação do mundo. E por fim, aprendemos com o incansável professor o valor da educação: “Foi graças a ela que cheguei até aquí”, disse Ozires em uma das entrevistas.

Aprender sobre esta trajetória vitoriosa é conhecer não apenas um dos maiores empreendedores brasileiros, mas entender um pouco melhor a história do nosso país.  

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Alice Salvo Sosnowski

Jornalista, empreendedora e mentora de empresas e startups. Líder de Conteúdo na plataforma meuSucesso.com. Criou há seis anos o blog O Pulo do Gato, que tem a missão de inspirar profissionais a inovar e descobrir seu potencial empreendedor.