Pessoas

Afinal, o que é Mentoria? Veja como um mentor pode te ajudar a refletir sobre seu negócio

4/03/2016 • por meuSucesso .com

Aprenda como conquistar maturidade para prosseguir no caminho certo do seu negócio

O ecossistema empreendedor brasileiro vem crescendo rapidamente e com ele algumas atividades que são essenciais para o desenvolvimento desse ambiente. O estágio ainda pouco maduro do nosso contexto e a multiplicidade de nomenclaturas costuma, no entanto, causar alguns embaraços e confusões a respeito do que é cada uma dessas coisas. Por isso, não é difícil encontrar quem confunda, por exemplo, Coaching, Consultoria e Mentoria. Será que são coisas iguais? Guardam semelhanças, mas são diferentes? Para que servem?

A LiveClass que foi disponibilizada no meuSucesso nesta quinta-feira (3) se dedicou a debater o que é uma dessas atividades: a Mentoria. A aula foi conduzida por Sidnei Oliveira, renomado mentor na área de negócios, que ainda se destaca como escritor, consultor de carreira e expert em Conflitos de Gerações.

A apresentação, obviamente, começou pelo desafio mais elementar: diferenciar a Mentoria das demais atividades que se correlacionam com ela. Para isso, Sidnei traçou uma linha comparando-a com outras duas tarefas importantes: a do coach e a do professor. 

Sidnei explica que cada atividade se dedica a uma fase do profissional. Assim, ele explica que o professor é aquele que instrui. Ou seja, transmite conhecimentos. Mas será que isso basta? A resposta é simples e direta: não. É preciso aprender a aplicar o que aprendeu.

Entra em jogo, então, o coach. Como explica Sidnei, esse é o profissional que vai acompanhar você na aquisição das competência necessárias para executar determinado trabalho.

Finalmente, a mentoria

De acordo com Sidnei, a Mentoria atua no nível mais alto dessa cadeia. Ele inclusive brinca ao dizer que o mentor é aquele cara que vai deixar você levar umas quedas de propósito. O mentor é o profissional que vai ajudar você depois das falhas. 

"Você recebe instruções a vida inteira. Adquire competências ao longo de todas as etapas de sua vida. Só que em algum momento você precisa focar, se especializar, para que seu talento se manifeste", explica Sidnei. É aí que entra em jogo o mentor. 

Todos os detalhes sobre o assunto estão na LiveClass ministrada por Sidnei. Para assistir na íntegra, acesse: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/live-class-14/?aula=247

Comentários