Pessoas

O que é gestão de recursos humanos?

23/04/2014 • por meuSucesso .com

Entenda o conceito e como é aplicado nas empresas

Gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas é um conjunto de habilidades, métodos e práticas que visa o desenvolvimento e potencialização do capital humano de uma organização, bem como a melhor gerência dos comportamentos e aproveitamento dos diferentes talentos e características encontradas no quadro de colaboradores.

O conceito de recursos humanos, desde seu estabelecimento, tem passado por mudanças no que concerne à forma de tratar e lidar com funcionários. Essa realidade se dá devido às transformações nos modelos de liderança e gestão em geral, que ao longo do tempo têm se tornado cada vez menos focados em estabelecer diferenças de hierarquia, mas visam aproximar o líder de seu liderado, de forma que a gestão valorize e nutra o talento em vez de miná-lo.

A finalidade da administração de recursos humanos nas empresas é a de selecionar, gerenciar e guiar os funcionários no sentido que a organização quer caminhar. Metas e objetivos dela devem ser compartilhados e esclarecidos, isto é parte crucial do que “o recursos humanos” faz, entendendo aqui o RH como setor.

Na gestão organizacional, "recursos humanos" recebe a definição do conjunto de empregados ou colaboradores da empresa. A gestão de RH é, portanto, responsável por adquirir, desenvolver, utilizar e reter talentos para a instituição. Essas funções podem ser realizadas por uma pessoa só ou um departamento especializado, dependendo do porte de demandas da empresa.

O principal e mais básico objetivo desse setor da gestão empresarial, através das tarefas citadas acima, é o de proporcionar um alinhamento entre as políticas do RH e a estratégia da empresa, que deverá ser posta em prática pelos funcionários. A gestão de recursos humanos age, portanto, como ponte entre a diretoria da organização e seus funcionários, trazendo para estes últimos, através de sua política administrativa, os valores da empresa, os objetivos a serem alcançados, além de como e quando isso deve acontecer.

No setor de recursos humanos, os cargos e salários dos profissionais variam de acordo com as funções. Eles podem trabalhar em muitos tipos de empresa, desempenhando diferentes cargos: consultor interno, especialista ou analista em diversas áreas como salários, treinamentos, responsabilidade social e outras são opções. Entre suas tarefas, estão recrutamento e seleção de pessoal, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, benefícios, gestão de carreiras, entre muitas outras.

É muito importante possuir boa capacidade de lidar com as pessoas nessa área, trabalhando comportamentos individuais e em grupo através de práticas motivadoras. Além disso, a calma e firmeza na hora de mediar negociações e conflitos é essencial. O gestor em RH também deve ser qualificado para montar planejamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima de trabalho, entre outros.

A preocupação genuína com os trabalhadores faz parte da versão mais moderna da gestão de pessoas, que busca valorizar seus talentos. As tendências para o futuro, com relação a este setor, se relacionam, portanto, com a ideia de que, quanto mais satisfeito estiver o profissional, mais produtivo e contributivo ele será para o crescimento da empresa em que trabalha, alcançando, consequentemente, seu sucesso pessoal.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários