Os líderes costumam carregar em seu estilo muito de seus valores e princípios, além das suas habilidades natas e suas crenças.


O estudo de caso de Daniel Castanho já se encaminhou para a reta final, e como de costume, aconteceu no dia 24 de agosto, a LiveClass com o protagonista e um especialista, André Medeiros, com o tema tipos de liderança, amplamente explorado em ‘Tempo de Virada’.

Quando o assunto é liderança, abre-se um leque de possibilidades. Existem muitos tipos de líderes e isso não quer dizer, necessariamente, que há melhores e piores. Existem características e peculiaridades que são mais adequadas ao tipo de negócio e à operação, ao estilo da equipe e objetivos da empresa. Mas, é fato que um bom líder não se preocupa com seu status ou sua fama de liderança e sim com o que pode criar, como pode melhorar seus resultados e a si mesmo, como pode motivar. Então, o papel do líder, genuinamente, é inspirar as pessoas ao seu redor.

O que significa liderança?

O líder tem um papel extremamente importante nos processos de qualquer organização. Empresas que possuem ou desenvolvem lideranças tendem a alcançar o sucesso com mais facilidade, uma vez que eles são os responsáveis, entre outras coisas, por repassar a cultura da empresa, engajar a equipe e dar um direcionamento para os seus seguidores.

Assim como o conhecimento humano, que se expande todos os dias, a definição de conceitos sobre o que é liderança também está em constante atualização. Hoje em dia, o líder é um agente de mudanças, alguém capaz de impactar tanto sua própria realidade quanto a dos outros por meio do protagonismo e da influência. Um bom líder não se limita exclusivamente ao seu estilo.

Vale ressaltar que ter domínio sobre o seu estilo de liderança, proporciona um maior controle das situações, principalmente as adversas. Os líderes costumam carregar em seu estilo muito de seus valores e princípios, além das suas habilidades natas e suas crenças. Mas, tudo isso, deve-se alinhar também com o propósito da empresa em que ele trabalha. Para ser um bom líder é essencial desenvolver algumas habilidades e ter algumas características, mas muitas delas podem ser aprendidas com estudo e prática.

5 tipos de liderança

É possível determinar o estilo de liderança baseado na forma como o líder age por meio das esferas de influência e também por sua capacidade de centralizar ou compartilhar sua autoridade com seus subordinados. Atualmente, temos cinco principais estilos, os quais têm suas consequências. É crucial que você, como gestor, identifique seu estilo dominante. São eles:

  1. Autoritário – o líder autoritário é dominador e determina o que será executado pelo grupo, o que implica na obediência pelos demais; se assemelha ao antigo “chefe”. É pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um.
  2. Indeciso – não direciona o grupo e não assume responsabilidades, por isso, a equipe se sente desorganizada, gerando insegurança e até atritos entre os membros.
  3. Democrático – este líder se preocupa com a participação do grupo, estimulando e orientando. Ouve as opiniões da equipe e determina junto com ela os objetivos desejados e as tarefas a serem realizadas. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios.
  4. Liberal – o liberal participa minimamente do processo. A equipe possui total liberdade para definir diretrizes e objetivos, nesse caso, o grupo pode se sentir perdido.
  5. Situacional – o líder situacional assume seu estilo de liderar mais de acordo com a situação do que com a personalidade. A postura deste líder varia conforme as diferentes situações do dia-a-dia. Ele se adéqua a cada situação.

Em um processo de turnaround, por exemplo, o líder é o responsável por promover as mudanças de mindset em sua equipe a ponto de juntos poderem fazer a virada da empresa. Portanto, nesse tipo de ação, entre os tipos de liderança, o estilo mais recomendado é o situacional.

E você, conseguiu identificar qual é o seu estilo? Para se aprofundar mais neste assunto e entender definitivamente sobre liderança, não perca o estudo de caso de Daniel Castanho! Para ficar por dentro dos temas abordados nas LiveClass, se inscreva para ser avisado desses encontros, gratuitos e ao vivo, toda segunda-feira! Estude com o meuSucesso e aprenda com empreendedores que contam suas trajetórias vitoriosas! No ar, ‘Tempo de Virada’. Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!

Aline W de Paula