Terceiro episódio do programa Franquia, apresentado por Marcelo Cherto, aborda case da Casa Bauducco



Você foi funcionário público durante algumas décadas ou fez uma carreira de relativo sucesso no setor privado. Cansado de ser empregado, resolveu que vai empreender. Decidiu, então, criar uma rede de franquias, expandir sua marca para todo o mundo e ficar bilionário. Belo plano… Rumo ao fracasso. Sonhar alto é bom. Mas tenha cuidado para não perder o chão. Franquear um negócio exige bem mais cuidados do que você imagina. A palavra chave aqui é planejamento.

Nos últimos anos, o franchising se tornou uma opção muito buscada por empreendedores no Brasil. Isso abriu um filão muito interessante para negócios se expandirem com custos bem menores, principalmente no âmbito tributário. Mas é preciso muita atenção antes de compartilhar sua marca. Planejar tudo muito bem é o primeiro passo e esse é o assunto do terceiro episódio do Franquias, programa apresentado por Marcelo Cherto no meuSucesso.com.

Tomando como referência o case da Casa Bauducco, Cherto traz dicas valiosas para quem pensa em franquear um negócio. A empresa é uma subsidiária da Bauducco, que atua na indústria alimentícia há mais de 50 anos e é uma das marcas mais respeitadas do país. Essa nova iniciativa tem como proposta oferecer ao público lojas num modelo que mescla um café com um empório, onde são vendidos produtos de linhas exclusivas da Bauducco.

Os desafios

Quando resolveu lançar esse modelo de lojas, a Bauducco teve um grande desafio que foi criar um negócio do zero. Isso porque, embora tenha começado, lá nos anos 1950, como uma pequena lojinha, a marca tem sua essência baseada na indústria. Ou seja, a produção em larguíssima escala.

Foi necessário, então, criar um modelo completamente novo para o negócio que nascia, desde a concepcão dos produtos até a definição de um padrão de treinamento dos funcionários e franqueados.

A empresa estabeleceu como meta atingir a marca de 200 unidades da Casa Bauducco no Brasil. E a única maneira viável de fazer isso, devido ao modelo tributário do Brasil, é através do franchising. Mas, em vez de se lançar nesse modelo logo de cara, a companhia preferiu se estabelecer com algumas unidades próprias.

Nas oito lojas abertas inicialmente, todas próprias, a empresa se dedicou a aperfeiçoar seus modelos, para garantir que suas franquias sejam postas no mercado de maneira que atenda às expectativas dos franqueados e seja viável no longo prazo.

Para se ter uma ideia, antes de começar a franquear a marca, a empresa passou três anos apenas alinhando sua estrutura de custos, modelo financeiro, padrão de seleção e outros pontos, de modo a criar um formato ideal para o franqueado.

No programa, que já está disponível para os alunos do meuSucesso.com, é possível conferir todos os detalhes do processo de franqueamento da marca. Acesse e assista.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.