Planeje, busque, gere leads, converta e fidelize.


A resposta mais simples à pergunta “O que é inbound marketing?” pode ser: o mais poderoso conjunto de estratégias para conquistar o coração do seu público. Mas isso não é suficiente para preencher algumas lacunas a respeito de dúvidas comuns acerca do tema. Por exemplo: Como desenvolver essas ações? Quais resultados vou obter? Quais os principais erros cometidos por quem se aventura nessa área e dos quais devo fugir?

Com a transformação digital e as mudanças que aconteceram no comportamento do consumidor, houve uma reviravolta nos conceitos e, por isso,  as empresas precisaram desenvolver novas estratégias para conquistar e manter seus clientes, e o Inbound Marketing foi a melhor delas.

O que é inbound marketing

Essa estratégia consiste em conquistar primeiro a confiança do cliente para depois oferecer um produto ou serviço, ou mesmo sem nem precisar oferecer. O inbound tem em sua essência o compromisso de oferecer, antes de tudo, algo de valor para o público sem pedir nada em troca além de confiança. E acredite: isso é muito valioso. O cliente que confia numa marca não só volta para comprar como também abre todas as portas para que os produtos ou serviços daquela empresa lhe sejam oferecidos.

A premissa básica do inbound marketing é produzir e compartilhar conteúdos que tenham valor para o público de maneira independente, sem exigir que o prospect realize uma compra para somente depois perceber alguma vantagem. Os blogs corporativos modernos são um exemplo disso. Uma empresa que vende carros, por exemplo, pode ter um canal sobre veículos, com dicas de mecânica, direção, trânsito e outras coisas, um importante instrumento de fortalecimento de marca e relacionamento. Uma estratégia de inbound marketing bem elaborada e executada pode ser a fórmula perfeita para promover um negócio: alto impacto e custo muito baixo. 

O inbound é fundamental não só para públicos B2B (empresa-empresa), mas para qualquer tipo de empresa que deseja obter resultados lá na ponta, seja conversão em venda, conversão em leads ou outros resultados por objetivos estratégicos quaisquer. Não esqueça, a estrela do inbound é o conteúdo, e por isso, ele precisa ser incrível!

Como funciona o inbound marketing

Para desenhar uma estratégia de inbound marketing eficiente e aplicá-la com sucesso, é importante seguir alguns passos, levando em consideração a ordem do chamado “Funil do Inbound Marketing”:

  1. Planeje – Definir as ações e organize a estratégia.
  2. Encontre e seja encontradoBusque seu público e crie mecanismos para que ele possa encontrá-lo (entram aqui um bom planejamento e execução em mídias sociais e um trabalho profissional de SEO no seu site).
  3. Gere leads – Gere interesse nesse público que você alcançou e o fidelize para abordagens mais diretas e comerciais no futuro.
  4. Converta – Otimize seu site para que seja capaz de transformar cliques em vendas e, se for o caso, expanda as ações do digital para o offline, com equipes de vendas ativas.
  5. Engaje – Torne seu cliente seu vendedor. Ofereça um serviço de excelência, da primeira abordagem ao pós-venda. Encante seu público, que ele vai vender sua marca para sempre.

Diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

Inbound e Outbound são duas maneiras distintas de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa. O Inbound quer despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. O Outbound é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.

Inbound marketing:

  1. Cliente chega até a empresa;
  2. A estratégia é baseada em conteúdo;
  3. Estabelece um diálogo com o público, para entendê-lo, atraí-lo e oferecer a solução ideal;
  4. Tem um custo menor de aquisição de cliente;
  5. Busca educar e nutrir o relacionamento com as pessoas interessadas para despertar o desejo de se tornarem clientes.

Outbound marketing:

  1. A empresa vai até o cliente;
  2. A estratégia é baseada em propagandas e anúncios;
  3. A comunicação é unilateral, não há espaço para diálogo com o público;
  4. Tem um custo maior de aquisição de cliente;
  5. Busca ofertar os produtos e serviços da marca de forma direta por meio de uma prospecção ativa.

Empresas que usam inbound marketing

Starbucks

A mais badalada rede de café do mundo faz uso da estratégia como principal forma para se conectar com o público, principalmente por meio das redes sociais, pois é lá que faz a maior parte de suas interações e também atendimento ao cliente.

Coca-Cola

O Inbound Marketing foi adotado pela Coca-Cola, que é uma das maiores empresas do mundo. A estratégia utilizada por ela tem o objetivo de manter o público conectado 24h por dia por meio da produção de conteúdo para conseguir um maior engajamento com a sua marca.

Kraft

Por meio de seu site, a Kraft  produz conteúdo relevante, que estimula a interação entre seus seguidores na comunidade Kraft e, com isso, ela agrega valor ao próprio negócio e atrai mais pessoas para o seu canal.

Resultados Digitais

A Resultados Digitais, hoje referência em marketing digital, foi fundada em 2011 e a estratégia usada desde o início foi o inbound marketing. O resultado foi e é tão bom que a estratégia faz parte do que é vendido pela empresa. Pensando nos seus clientes, no novo consumidor e em como ajudar cada vez mais sua base, a RD oferece dois produtos com o objetivo de ajudar às médias e pequenas empresas a criarem verdadeiras máquinas de crescimento pros seus negócios.

Inbound marketing definitivamente é uma estratégia indispensável para quem aposta em marketing digital. O meuSucesso trouxe para a plataforma o estudo de caso de Eric Santos, CEO e fundador da Resultados Digitais. Com esse conteúdo exclusivo, você vai descobrir como essa empresa revolucionou o inbound marketing com a sua plataforma RD Station, permitindo atrair, nutrir e reter mais facilmente os clientes. Descubra esse mundo incrível por meio de aulas específicas, didáticas e ricas em conteúdo de qualidade, com história real de crescimento e aplicabilidade de ferramentas e estratégias. E aí,  bora mergulhar no marketing digital e no inbound? Vem aprender com a gente. Ainda não é assinante? Experimente grátis por sete dias.