Empreendedorismo

Confira 3 insights do Live Class com o empreendedor social Edu Lyra

23/07/2015 • por meuSucesso .com

É preciso sonhar para superar a crise e momentos instáveis

“Diploma não credencia o empreendedor. O que credencia o empreendedor é sonhar durante a crise”. É com esta frase que Eduardo Lyra, autor do livro Jovens Falcões, demonstra qual é a sua mensagem: acreditar que é possível realizar. Nesta semana, ele participou da Live Class e trouxe insights importantes sobre como o empreendedorismo social pode mudar a vida de muita gente.

Carisma não falta ao jovem que nasceu na favela e hoje faz parte do Global Shapers, que seleciona jovens líderes excepcionais, com menos de 30 anos que possuem potencial para mudar o mundo. Há 3 anos Edu Lyra criou o Instituto Gerando Falcões, projeto que inspira jovens das periferias por meio da música e de atividades físicas. A equipe Nota 10, liderada pelo empreendedor, canta RAP nas escolas com letras que valorizam o professor e a educação. Mais de 300 mil jovens já foram impactados por esse trabalho.

A equipe do meuSucesso.com selecionou alguns insights, confira: 

Fuja das estatísticas

Durante o bate-papo Edu Lyra comenta sobre a estimativa da ONU que diz que o jovem que é negro, pobre e nasceu na favela tem uma estimativa média de 25 anos. Porém, os dados e estimativas não o fizeram desistir de seus sonhos e de sua vontade de transformar a realidade em que vivia. Hoje, ele é referência do empreendedorismo social e foi selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo.

Aprenda a superar a crise

Momentos de instabilidade econômica não devem ser sinônimo de desistência. O medo não pode atrapalhar a vontade e as ações do empreendedor. Mudar as perspectivas pode ser uma forma de encarar a situação de uma outra forma. “Se só o celular que está no seu bolso vibra, algo tem que mudar. Nunca subestime o quanto você pode realizar de onde você está, seja na favela ou na crise”, reflete Edu Lyra. 

O poder da união

Ninguém consegue sucesso sozinho, é preciso ter pessoas à sua volta que acreditem no seu potencial. A capacidade de agregar pessoas em um mesmo sonho é essencial para a consolidação de seus objetivos. “Se dizermos ‘tamo junto’ podemos mudar muitas vidas, muitas histórias. As pessoas são acostumadas a olhar para baixo. Você tem que dar um horizonte para a pessoa”, afirma.

Comentários