O domínio da internet sobre os meios de comunicação tradicionais é um fato determinado e inquestionável. É tão importante nos dias atuais que pode-se determinar…


O domínio da internet sobre os meios de comunicação tradicionais é um fato determinado e inquestionável. É tão importante nos dias atuais que pode-se determinar que estar fora da web é estar fora do mercado. Dessa forma, marcar sua presença digital é um importante mecanismo de fortalecimento da imagem para atrair e reter o público-alvo.

As pessoas passam muitas horas acessando conteúdos em redes sociais, sites e blogs, daí a importância de se manter presente nesse meio. Num mundo onde as marcas buscam prestígio e atenção, as pessoas com poder de influência nesse meio ganham um grande destaque e se tornam ferramentas estratégicas para marcas, ou ainda seguem o seguinte caminho: influenciadores usam seu poder de influência para – por que não? – criar e divulgar suas próprias marcas.

É o caso da estrela do novo Estudo de Caso do meuSucesso: Bianca Andrade, conhecida na mídia como Boca Rosa e hoje responsável pela Boca Rosa Company. Ela é uma referência de empreendedora no ramo de beleza, começou ensinando seguidores a se maquiarem e hoje o canal tem temas diversificados, 600 vídeos publicados e 5 milhões de seguidores. Começou como digital influencer no Youtube, mas hoje tem o Instagram como principal canal de comunicação com seu público.

Neste artigo, você vai entender a importância de estar presente no universo digital e alguns caminhos para a influência começar a fazer parte de sua estratégia de marketing, com o caso da Bianca Andrade como pano de fundo. Tenha uma ótima leitura!

O que é presença digital? 

O termo “presença digital” se refere ao lugar ocupado por uma marca no ambiente online. Em outras palavras, trata-se da forma como uma empresa se posiciona e se comunica nos diferentes meios digitais, como redes sociais, sites e blogs. E isso inclui todos os conteúdos produzidos e compartilhados pelo negócio, assim como as interações e o relacionamento estabelecido com os consumidores nesses canais online. Com isso, a presença digital influencia diretamente a imagem e a visibilidade de um negócio no mercado.

Por que estar presente nas redes sociais? Quais as vantagens?

Nos últimos anos, é nítido o forte movimento de digitalização dos hábitos de consumo da população – que se intensificou ainda mais com o cenário de pandemia. De acordo com dados levantados pelo estudo TIC Domicílios 2020, o Brasil conta com 152 milhões de usuários da Internet, número que representa impressionantes 81% da população com 10 anos ou mais.

Esta adesão da sociedade aos canais virtuais tornou-se rapidamente uma tendência percebida pelas empresas que, por sua vez, também perceberam a importância de ocupar o ambiente online. Uma pesquisa da HostGator indica que 58% dos empreendimentos brasileiros passaram a investir na presença digital durante a pandemia.

Dados como esses mostram a grande importância de se estar presente no universo online,  sendo este, inclusive, um fator imprescindível para a construção de uma marca forte, que se comunique diretamente com os consumidores e promova vendas.

E quais seriam as vantagens disso tudo? 

Desenvolver uma presença digital estratégica para a sua empresa pode proporcionar os seguintes benefícios:

  • Maior visibilidade para a marca;
  • Melhor relacionamento com o público-alvo;
  • Maior credibilidade e autoridade para o negócio;
  • Redução de custos com publicidades offline;
  • Aumento das vendas e do faturamento.

O que é marketing de influência?

Marketing de Influência diz respeito a uma estratégia de marketing digital envolvendo produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos extremamente engajados.

O objetivo de trabalhar com esses produtores de conteúdo, conhecidos como influenciadores digitais, é criar uma ponte entre sua marca e o público influenciado por eles, impactando positivamente na sua estratégia de marketing digital.

Adquirir novos clientes, gerar valor e confiança para sua marca, reter clientes já existentes e influenciar na decisão de compra de um público específico se torna mais fácil quando essas pessoas já confiam e se identificam com algum influenciador. Por meio dessa conexão entre público e influenciador, as marcas encontram uma oportunidade de estabelecer parcerias com eles para que utilizem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços, tornando-os assim, uma espécie de porta-voz da marca no mercado.

Por meio dessa conexão entre público e influenciador, as marcas encontram uma oportunidade de estabelecer parcerias com eles para que utilizem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços, tornando-os assim, uma espécie de porta-voz da marca no mercado.

Quem são os “Influencers”?

Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas presentes em redes sociais e outros veículos de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo (números que chegam a milhões de seguidores) e alto poder de influência sobre elas.

Existem influenciadores dos mais diferentes tipos de segmento, como: moda, empreendedorismo, estética, humor e educação, entre outros.

No Brasil, podemos citar Bianca Andrade como um exemplo de influenciadora digital.

Quem é Bianca Andrade?

Vamos contar sobre a Bianca. Ela nasceu na favela e, ainda nova, criou o blog de maquiagem querendo ajudar mulheres a ficarem mais bonitas. Tornou-se pioneira na internet, sofreu bullying na escola por ter dado a cara a tapa e se expor quando isso não era comum.

Ela tinha 16 anos quando começou no blog, mostrando as makes que fazia. Na legenda, ela colocava os produtos que usava e, com isso, o pessoal começou a segui-la e alguns seguidores deram a ideia do vlog (vídeo log) no YouTube. Com isso, surgiu o canal Boca Rosa, que começou a engajar pessoas e crescer aos poucos. 

Bianca foi uma das primeiras influencers no nicho de beleza e consolidou-se nesse mercado empreendendo no nicho digital, o que culminou na construção do seu império de cosméticos, maquiagens e produtos de beleza, a Boca Rosa Company.

Número de seguidores importa?

A resposta é: depende dos seus objetivos como marca, e depende do engajamento que você procura do público com esse influencer. Atualmente, é muito fácil contratar alguém com mais de 1 milhão de seguidores e é mais fácil ainda encontrar pessoas que compraram esses seguidores. Porém, será que essa pessoa é realmente aquela em quem seu público confia?

Procure entender como ele está afetando seu público e quem exatamente está sendo influenciado por ele. Um bom mídia kit e uma análise das postagens podem ser um ótimo ponto de partida para determinar se o público do produtor de conteúdo está alinhado com a persona do seu cliente.

E não pense que só as celebridades rendem bons resultados. Anunciar com elas é mais caro e mais concorrido, por isso nem sempre é a melhor opção, pois o público desse tipo de influenciador é menos segmentado. Contudo, muitas marcas já entenderam isso e estão firmando parcerias com os influenciadores menores, mas que possuem um nicho de mercado bastante engajado. Dessa forma é possível chegar aos consumidores que são efetivamente relevantes para o seu tipo de negócio. 

Como aumentar a presença no digital em 4 passos

PASSO 1: Conheça o seu público-alvo

Conhecer a fundo o público de sua empresa é o primeiro passo para aumentar a presença digital. De nada adianta conseguir uma página com milhares de curtidores se mais da metade não é qualificada. É preciso atingir justamente as pessoas com o perfil de “clientes em potencial” para que as estratégias gerem resultados. E a melhor maneira de conhecer o seu público-alvo, além da pesquisa de mercado, é a partir da construção de personas, ou seja, um exemplo fictício de como seria o perfil de cliente ideal para o seu negócio. 

PASSO 2: Defina sua estratégia

Depois de conhecer o seu público, chegou o momento de definir suas estratégias para aumentar a presença digital. Possuir um site, um blog e estar presente em, pelo menos, uma rede social será essencial para se comunicar com ele. O site será utilizado para apresentar a empresa e os produtos oferecidos. O blog poderá ser utilizado para atrair leads pelos mecanismos de busca (como o Google) de forma orgânica. Por fim, as redes sociais servirão para te aproximar de seus clientes, respondendo suas dúvidas e compartilhando conteúdos relevantes a seus interesses e necessidades, de maneira sempre ativa e o mais humano possível.

PASSO 3: Faça um planejamento e coloque-o em prática

Após definir o seu público e as estratégias que serão utilizadas, chegou a hora de criar um planejamento eficiente. Defina os canais que serão utilizados, mostrando como serão aplicados nas estratégias, em quais dias e horários serão feitas as postagens e quanto de investimento será necessário para atingir os objetivos. Ao implementar essas estratégias para aumentar a presença digital, sua empresa ganhará mais força no mercado, fortalecendo sua competitividade. Para que isso aconteça, será necessário seguir o planejamento e definir assertivamente as melhores estratégias para os objetivos do negócio.

PASSO 4: Assista ao Estudo de Caso de Bianca Andrade

Em seu Estudo de Caso “Império da Influência”, Bianca Andrade, a Boca Rosa, vai contar toda sua trajetória desde quando começou a usar a internet como uma ferramenta interessante na sua adolescência, passando por sua vida de digital influencer, até ela perceber que poderia ser influenciadora de suas próprias marcas e criar seu próprio império, consolidando-se como uma das influencers mais importantes e relevantes do mercado brasileiro. Com ela, você vai aprender os caminhos que levam a uma presença digital importante e como usá-la a favor de seu negócio ou marca.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e colegas interessados em explorar melhor a presença digital de suas marcas e negócios, ou mesmo aquelas pessoas que se interessam pela história da Bianca.

Caso tenha interesse em receber artigos com conteúdos úteis como esse toda semana na sua caixa de e-mails, assine a nossa newsletter! Basta clicar aqui. 

Leia mais:
Sua empresa possui um branding bem definido?

Saber como criar comunidades no digital de forma estratégica pode aumentar sua receita

Eu como marca: entenda o que é personal branding