As fortalezas de Geraldo Rufino


O episódio 2 do Estudo de Caso de Geraldo Rufino explora as fortalezas do empreendedor. Determinação, esforço e coragem de acreditar são as marcas registradas desse empresário de sucesso, que deu origem a JR Diesel – uma das maiores empresas no ramo de desmanche legal e reciclagem automotiva.

“A empresa nasceu quando eu estava tentando montar um negócio para ajudar meus irmãos. Eles não estavam conseguindo dar continuidade, só olhavam o problema e não a oportunidade”, reflete Rufino, que nunca se abala com as dificuldades e que chegou ao topo por acreditar em si mesmo.

Rufino conta que sua filha costuma dizer que ele é irritantemente feliz, já que sempre tenta manter o bom humor e não vê motivos para reclamar dos problemas que só o fazem aprender.

Durante os anos que trabalhou no Playcenter, baseou-se nos líderes que conheceu para construir sua postura como empreendedor, que está baseada em três pilares: disciplina, carinho e alegria. “Quando um funcionário meu comete um erro, não vamos repreendê-lo porque isso só prejudica o resultado final. A melhor maneira é sentar e conversar com ele. Não adianta eu trocar um colaborador que me deu prejuízo por outro que pode vir a cometer o mesmo erro. Tenho que tratar essa pessoa com carinho e, em consideração a mim, ela vai se esforçar para melhorar”, afirma Rufino.

A perspectiva de resultado da JR Diesel está intimamente relacionada a visão de Rufino de “trabalhar para ganhar pelo menos um dólar a mais do que o previsto no dia” e que os resultados aparecem a partir das atitudes de cada um. As metas não são estabelecidas com o intuito de ultrapassar e, sim, de observar o caminho que a pessoa faz dentro da empresa e a consequência disso.

O episódio 2 do Estudo de Caso de Geraldo Rufino também traz a aula de Leonardo Marchi, sócio-diretor da empresa Educação Corporativa, que atua há 13 anos em franchising e varejo. O tema da aula é “Como gerar resultados superiores por meio das pessoas”. Durante a aula, Marchi dá o exemplo do Golden Circle em que ele mostra que o propósito do trabalho é o mais importante de tudo. “Primeiro diga à pessoa por que fazer determinada tarefa, depois sim diga o que fazer”, explica. 

 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.