Conheça a história do Submarino e como seus fundadores revolucionaram o varejo digital com tecnologia, gestão e agilidade


O pioneirismo do Submarino: Conheça Flávio Jansen e Antonio Bonchristiano

  Em 1999, 5 anos depois da repercussão da grande novidade (a internet), é lançado no mercado uma das mais bem-sucedidas plataformas de comércio eletrônico no Brasil: o Submarino! Pioneiros no segmento de varejo digital, se destacaram por aquilo que fez e faz toda a diferença no universo global dos negócios na internet: agilidade, sofisticação, senso de oportunidade e inovação!

A empresa começou com um grande aporte financeiro da empresa GP investimentos, que possibilitou que as ideias saíssem do papel e passassem à execução. Assim, a empresa que até então era chamada de TBL S.A., fundada por Antônio Bonchristiano, Flávio Jansen e Marcelo Ballona, comprou a Booknet, que logo foi rebatizada com o nome Submarino.

O objetivo da mudança de nome estava ligado à ideia de aproveitar a ascensão do e-commerce para criar uma operação que trouxesse novos horizontes à dinâmica de comércio varejista para chegar ao objetivo que seus fundadores sempre tiveram: a criação de uma operação digital escalável com foco no mercado de capitais!

Seus fundadores, com expertise e ambição, foram os responsáveis por garantir uma operação escalável, com gestão inovadora para a época. 

Antônio Bonchristiano foi o gênio das estratégias e ações que fundamentam a ambição de criar um negócio grande, voltado para ser escalável, adaptável ao mercado de capitais e viável financeiramente.

Já experiente no mercado de investimentos, inclusive sendo a pessoa que viabilizou o investimento vindo da GP Investimentos, sabia que  era um momento único em 1999. A internet é o espaço favorável para o crescimento de um negócio no cenário do varejo digital ainda com muito território a explorar. Quem fosse o primeiro e agisse rápido, deixaria (e efetivamente deixou!) um legado.

Porém, para entender o que foi a operação Submarino, em termos de inovação e sofisticação, é preciso falar de Flávio Jansen, o especialista em tecnologia nesta operação. Foi esse engenheiro com experiência em tecnologia estratégica que nos mostrou a agilidade de processos criativos e colaborativos.

Flávio Jansen tinha muitos desafios pela frente: criar uma tecnologia do zero para um projeto de um grande player de comércio eletrônico dentro da internet. No Brasil, a operação era a primeira a ser criada intencionalmente para abertura de capital. A referência internacional (Amazon) era forte e sólida. Assim, a realização da operação no cenário nacional demandava um investimento em pessoas e sistemas!

Com ele, a base sólida de tecnologia do Submarino foi construída com:

  • foco na experiência do usuário, com o desenvolvimento de programas internos, melhoria constante e ágil do feedback e criação de ferramentas de segurança digital;
  • formação de uma equipe multifuncional articulada ao propósito do negócio para garantir a qualidade do serviço que, consequentemente, atendia às expectativas escaláveis do projeto.

Antônio Bonchristiano e Flávio Jansen criaram um negócio pioneiro, marcado pelo “aprender fazendo” e por uma gestão ágil com foco na jornada saudável do cliente/usuário.

Neste texto, vamos te apresentar a trajetória de quem projetou e executou para o sucesso, para ser grande! 
Boa leitura! 

Antonio Bonchristiano: o gênio dos negócios:

Antônio Bonchristiano é um expert na área da economia. É copresidente e sócio da gestora de fundos de investimentos GP Investimentos e um destaque no mercado como investidor ousado e antenado. 

Formado em Filosofia e Economia em Oxford, aos 20 anos, em 1987. Esse jovem prodígio, em 1993, associa-se a Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, dando início à GP Investimentos – o primeiro fundo de private equity do Brasil com foco no mercado da América Latina. 

Antes da GP, Antônio foi sócio da Johnston Associates – empresa de consultoria financeira com sede em Londres – e trabalhou para a Solomon Brothers, em Londres e Nova York. 

Em 1999, ao perceber a tendência do mercado de varejo digital olhando para como outros países estavam trabalhando essa novidade, se tornou um dos fundadores da Submarino.com como CEO. O empresário conta que o projeto dessa operação pioneira de e-commerce iniciou queimando diversas etapas naturais de uma startup. Afinal, a decisão de começar o negócio não veio de um grupo de investidores, mas de um investidor (a GP Investimentos) que decidiu colocar um volume de capital para começar um empreendimento do zero. Esse pontapé inicial possibilitou uma empresa com a equipe certa e sistemas para alavancar rapidamente a operação. 

A trajetória de Bonchristiano também passa, em 2004, por assumir com Fersen Lambranho 100% da GP Investimentos e, em 2008, ao sair da operação do Submarino, assumir a totalidade do grupo da GP Investimentos. Na empresa, as suas responsabilidades voltam-se para a administração de um grupo que já investiu mais de 5 bilhões de dólares em 50 empresas diferentes.

Flávio Jansen: o gênio da tecnologia:

Flávio Jansen é formado em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ, na década de 1980. Sempre muito curioso e competente, sua trajetória foi acelerada e se tornou uma referência de tecnologia até hoje. 

Em 1999, como cofundador do site Submarino.com, deu início ao seu maior projeto de comércio eletrônico. O desafio pôs à prova o seu espírito empreendedor e a sua capacidade criativa com uma operação pioneira no mercado digital. Ele disse: 

“Você podia errar, não havia referência e você estava criando – o que fazia o e-commerce um negócio muito estimulador.”, disse sobre este novo desafio. 

Flávio levou consigo para o projeto Submarino uma experiência como Diretor de Tecnologia e Operações (CTO) da Mandic, empresa do grupo Claranet, referência em cibersegurança, dados e plataformas digitais.

De 1999 a 2002, atuou como CTO do Submarino e, em 2003, surgiu um desafio novo: assumir o cargo de CEO. Segundo Flávio, o projeto Submarino obrigou-o a se reinventar várias vezes. A primeira vez foi por nunca ter trabalhado em um projeto tão grande, apesar da experiência em tecnologia e em internet. O pioneirismo da operação também o levou a sair da zona de conforto constantemente devido à agilidade das transformações: “Tinha mais coisas que eu não sabia do que coisas que eu sabia.”

Flávio foi conselheiro administrativo da Digipix, Lojas Quero-Quero e Grupo IBMEC. Em 2015, com Christian Gaiser e Paulo Humberg iniciou os investimentos na startup Guiatto – plataforma para anúncio de promoções de varejistas na web. Em 2016, tornou-se vice-presidente de estratégia na Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

Em 2008, conselheiro administrativo da Locaweb, quando saiu da operação do Submarino, além de investidor estratégico da YDreams Global Interactive Technologies.

Os desafios do pioneirismo por trás do Submarino:

A empresa já nasceu grande com um aporte financeiro alto vindo da GP Investimentos. Com a gestão de seus fundadores, ao entrar no mercado com uma operação menor – a Booknet, líder em vendas de livros –, a companhia foi renomeada e, ampliando as categorias de produtos (livros, CDs e brinquedos), em poucos anos já mostrava um crescimento exponencial. 

Com apenas um mês de operação, o Submarino já tinha um faturamento superior a R$ 1 milhão e, em 6 meses, tinha conquistado 500 mil clientes.

Com a quebra da Bolsa de Valores Nasdaq no dia 14 de abril de 2000, seus gestores tomaram a decisão de interromper suas operações na Espanha, na Argentina e no México, concentrando-se apenas no mercado nacional. Reter para se manter, foi o raciocínio da época. Em 2002, o reflexo do esforço aparece e o seu faturamento cresce 70% em relação ao ano anterior.

Investiu fortemente na produção de conteúdo, como entrevistas, resenhas, sinopses sobre os produtos que comercializava, ampliando as suas relações com o cliente/usuário. Assim, em 2003, já tinha 1 milhão de clientes e um faturamento superior a R$ 200 milhões.

Em 2006, já dominando o mercado de varejo no digital, passou a fazer parte do grupo B2W Digital, que se tornou líder no segmento e assim ficou por muitos anos. Em 2008, seus fundadores e protagonistas do novo Estudo de Caso do meuSucesso, saíram da operação. 

SUBMARINO: A HISTÓRIA POR TRÁS DOS FUNDADORES QUE DESBRAVARAM O MERCADO DO VAREJO DIGITAL

Este novo Estudo de Caso com os cofundadores do Submarino é um convite para conhecer as profundezas da criatividade, do trabalho, do empenho e da convicção que fundamentam um modelo de negócio sofisticado em termos de operação, gestão e tecnologia.

Você vai acompanhar todas as etapas da criação desta operação e aprender como eles fizeram para ter uma empresa escalável, com um produto digital atraente para o mercado de investimentos, através de uma equipe forte, sólida e alinhada, com conhecimento tecnológico e muita sofisticação em sua construção. 

Ao longo deste Estudo de Caso, nossos especialistas e os empreendedores protagonistas vão te ensinar assuntos como:

  • A projeção de um modelo de negócio escalável;
  • O desenvolvimento de um produto no e-commerce;
  • A jornada do cliente;
  • Gestão ágil e estratégica;
  • Adaptabilidade;
  • Tendências e projeções de negócios digitais.

Em uma estrutura de: 

  • 6 episódios documentais;
  • 6 aulas com os empreendedores;
  • 6 aulas com especialistas;
  • 2 aulas ao vivo;
  • 12 exercícios práticos para aplicação no mundo real;
  • 1 atividade especial de conclusão.

Embarque nesta rota com a gente! 

ASSISTA AO NOVO ESTUDO DE CASO