Como fazer a sua empresa crescer com escalabilidade e saia da estagnação com o conceito de escalabilidade. Acesse para saber mais.


Sua empresa tem ido super bem. Sua equipe foi muito bem escolhida e produz de acordo com o esperado, a gestão está sendo eficiente, seus clientes continuam vindo e nada no estoque fica parado. 

O fluxo de caixa é excelente e o atendimento sempre recebe bons feedbacks. Mesmo assim, você nunca consegue encontrar uma forma de tomar o próximo passo e não consegue fazer a sua empresa crescer. 

O problema é que você ainda não consegue entender o porquê. 

Sua empresa está estagnada. Isso pode acontecer por alguns fatores, sendo eles:

  • Faturamento que não cresce: mesmo que a sua empresa esteja indo bem, seu faturamento continua linear, é sempre o mesmo. Você chegou à estabilidade de faturamento que tanto buscou no começo do seu negócio, aplicando algumas estratégias que estavam no plano dessa empresa. O problema é que você continua na mesma: não renovou esse plano, não mudou suas estratégias. Se nada mudar, seus resultados também não mudarão. 
  • O produto continua o mesmo: obviamente, para quem compra com você há anos, seu produto continua funcional e não tem nada de errado com isso. Mas os comportamentos mudam, assim como as necessidades do mercado. Só cresce e sobrevive quem continua atento em tendências e inova constantemente, seu produto ou serviço precisa acompanhar as mudanças do seu mercado e dos seus consumidores para que novas pessoas se interessem. Assim, suas vendas crescem e o seu faturamento, também. 
  • Você não se conecta: como andam os seus esforços em comunicação? O marketing não é uma opção, é uma necessidade! É com ele que você traça planos para se comunicar com seus clientes e novos possíveis clientes. É assim que você se conecta. A internet é uma rua enorme para vender e tem um alcance gigante com um custo baixo. O Estudo de Caso da Bianca Andrade pode te dar uma forcinha nesse assunto.  

Esses pontos são essenciais para que você comece um diagnóstico da sua empresa para ir para o próximo passo: a escalabilidade. Esse conceito é uma das formas de sair da estagnação e mudar o rumo da sua empresa para direcionar a um crescimento exponencial.

Continue lendo este artigo para entender como fazer sua empresa crescer. 

O que é escalabilidade?

Escalabilidade não é uma fórmula, mas você pode adotar alguns conceitos e pilares para aplicar ao seu negócio para que ele cresça exponencialmente, mas de uma forma em que o seu faturamento seja sempre muito mais alto do que os custos. 

Ou seja: Crescendo o seu lucro de forma exponencial

As principais ferramentas para tornar isso possível se baseiam em tecnologia para oferecer serviços ágeis e de qualidade, evitando a necessidade de uma grande estrutura para funcionar. Assim, você consegue oferecer um produto ou serviço de qualidade, que interessa muito para uma massa de consumidores sem precisar contratar mais pessoas nem preparar estoques, depósitos, grandes logísticas, escritórios etc. 

Alguns exemplos de negócios escaláveis que faturaram e cresceram muito nos últimos anos são os marketplaces, aplicativos de transporte, aplicativos de delivery, aplicativos de reservas de imóveis/hotéis.

Todos esses negócios organizaram processos de gestão muito bem definidos, possibilitando a disponibilização para muitas pessoas e usando a tecnologia como seu principal aliado. 

Eles são, inclusive, ferramentas que você pode usar em uma pequena empresa para escalar, também. Uma empresa pode ser utilizada para escalar outra e, assim, tornar o mercado autossustentável com um baixo custo de aquisição.

Quais são os pilares de um negócio escalável?

Para escalar uma empresa, você precisa ter em mente, antes de tudo, que nem todo tipo de negócio é escalável, mas os pilares podem, sim, ser aplicados de alguma forma para que qualquer negócio saia da estagnação. 

Os principais pilares são: 

  • Padronização: o que é possível padronizar na forma como você produz? Dentro dos processos da sua empresa, o que dá para otimizar para economizar tempo e custos? Lembre-se que personalização não é um caminho a se seguir neste momento, portanto, se essa é uma grande característica do que você oferece, reconsidere no seu plano de negócios. 
  • Processos: Toda a forma como o seu negócio funciona precisa ser revisto. Processos de metodologias ágeis são grandes aliados. Se você tiver colaboradores, invista num treinamento para que todos saibam fazer e repetir esses processos e entreguem o mesmo resultado; 
  • Operação: quanto mais escala, mais operação. Prepare a sua empresa para o aumento de volume;
  • Equipe: não centralize nada. Você precisa contar com quem tem à sua volta para reestruturar. Saber delegar faz parte. 
  • Inteligência Emocional: Não é um processo fácil. Você vai sentir que a sua empresa precisa de mais mudanças do que você esperava e é muito fácil se apegar ao que você já está acostumado. Esse processo exige sair da zona de conforto e isso vai afetar toda a sua estrutura. Pode ser estressante, mas mantenha sua cabeça no lugar e lembre-se da sua nova meta. É essencial ter a capacidade de tomar decisões assertivas e lógicas daqui pra frente. 

Como fazer um planejamento com foco no crescimento do seu negócio?

Reorganize a sua estrutura: uma loja física de roupas dificilmente pode ser escalável, mas um e-commerce já é estruturado para isso. Considere ir para o digital e se adaptar a este modelo. Diminuir a dependência de um lugar físico também ajuda a diminuir os custos e expandir. 

Adapte a monetização: oferecer serviços de assinatura, por exemplo, te permite ter uma monetização recorrente. Pense no que você oferece que pode ser interessante para o seu cliente de consumir constantemente a ponto de fazer um plano de assinatura. 

Planejamento de negócio: revise todo o plano de negócio que você traçou até aqui. A sua meta agora é outra: escalar. Você está em um ponto e agora precisa chegar em outro. Tenha em mente qual é a sua meta de crescimento. É como se você estivesse começando uma empresa completamente do 0.

Se você ainda não empreende, pense em todos esses pontos na hora de começar a montar uma empresa 

APRENDA COMO ANTÔNIO BONCHRISTIANO E FLÁVIO JANSEN CONSTRUÍRAM NEGÓCIOS ESCALÁVEIS E SAUDÁVEIS FINANCEIRAMENTE NO NOVO ESTUDO DE CASO 

Em 1999, no começo da exploração da internet no Brasil, uma das mais bem-sucedidas plataformas de comércio eletrônico no país é lançada: o Submarino! Pioneira em muitos aspectos, caracterizou-se por aquilo que fez e faz toda a diferença no universo global dos negócios na internet: a agilidade, a sofisticação, o senso de oportunidade e a inovação!

O objetivo da mudança de nome estava ligado à ideia de aproveitar a ascensão do e-commerce para criar uma operação que trouxesse novos horizontes à dinâmica de comércio varejista.

A empresa representava um negócio amplo, de categorias diversificadas, sempre crescendo e que atendia ao objetivo principal: a criação de uma operação digital escalável com foco no mercado de capitais!

Os dois cofundadores, Antônio Bonchristiano e Flavio Jansen, são protagonistas do novo Estudo de Caso para ensinar como eles fizeram essa empresa ser um grande sucesso. 

Com Antônio Bonchristiano, especialista no mercado financeiro e em negócios, aprendemos muito sobre as estratégias e ações que fundamentam a ambição de criar um negócio grande, voltado para ser escalável, adaptável ao mercado de capitais e viável financeiramente.

Flávio Jansen tinha muitos desafios pela frente: criar uma tecnologia do zero, para um projeto de um grande player de comércio eletrônico dentro da internet. Foi esse engenheiro com experiência em tecnologia estratégica que nos mostrou a agilidade de processos criativos e colaborativos.

Se você quer acompanhar de perto como tudo isso foi possível e aprender com esses dois experts em negócios escaláveis, fique atento ao novo Estudo de Caso!