Empreendedorismo

FIRST CLASS: como pensa um empreendedor de sucesso

11/07/2015 • por meuSucesso .com

Esse assunto foi o tema da First Class ministrada por Bruno Perin

O que se passa na cabeça de um empreendedor bem sucedido? Como ele pensa? Como seu cérebro funciona? Qual é sua mentalidade? Geralmente, prestamos atenção em fatores mais palpáveis quando buscamos entender o sucesso de alguém ou de um negócio: investimentos, branding, estratégia de vendas, habilidade para lidar com as finanças etc. Mas muitas vezes nem percebemos que tudo isso funciona com base nos modelos mentais do empreendedor.

Esse assunto foi o tema da First Class ministrada por Bruno Perin, empreendedor e pesquisador focado na área de neurociência. Na aula, ele convida você para uma viagem ao cérebro do empreendedor. Com base em suas experiências e pesquisas, analisa a mentalidade empreendedora de modo que possa compartilhar com o público orientações que ajudem a pensar além do trivial.

Essa, inclusive, é a primeira característica que Bruno destaca: pensar fora do comum. Ele destaca que a mente do empreendedor sempre consegue enxergar as situações de uma maneira diferente da que a maioria das pessoas enxerga. Ele destaca que um empreendedor, quando tem um problema, para e pensa: “Deu um problema na empresa. Bacana. Eu tenho algo aqui para melhorar, eu tenho algo para crescer”, ressalta.

“Somos reféns do acaso, mas senhores das nossas decisões”, afirma Bruno Perin. E ele complementa: “A mente empreendedora entende que o universo, o mercado, as pessoas estão rodando. Isso é o acaso, e sobre isso você não tem controle. Mas sobre suas atitudes você tem controle, sim. E é aí que o empreendedor começa, percebendo as coisas que estão acontecendo e tomando decisões a partir delas. O empreendedor enxerga diferente”.

Identificando sua paixão

Bruno destaca ainda outro ponto: o empreendedor tem  uma paixão e é ela que o move. Mas é importante ressaltar que encontrá-la não é algo que se faz perguntando “O que eu amo fazer?”. Na realidade, a mente empreendedora faz outra pergunta: “Em que posso ser útil? Como posso resolver os problemas das pessoas?”.

Cabeças de ovelha

Na aula, Bruno conta o caso de uma pesquisa envolvendo ovelhas. O estudo resolver analisar o cérebro desses animais depois que notaram que pastores tinham dificuldades para conduzir rebanhos em longas distâncias, porque as ovelhas travavam e não seguiam caminho. E aí  o que se descobriu foi que elas não conseguiam percorrer caminhos que não vissem onde acabavam.

Foi então que os pesquisadores resolveram colocar pequenos muros ao longo do trajeto que as ovelhas teriam que percorrer. E assim elas seguiram em frente, passo a passo. Será que o mesmo vale para humanos? Bruno defende que sim e ressalta que os bons empreendedores sabem disso.

Bruno conta que, embora seja importante pensar alto, é importante ter metas objetivas e conquistáveis sempre. Se a conquistar ficar muito distante, falta coragem para a caminhada.

Quem disse que não

A característica importante dos empreendedores de sucesso é nunca aceitar o impossível. Diante das dificuldades e dos objetivos aparentemente intransponíveis, eles perguntam: Quem disse que não é possível? Quem disse que eu não posso fazer? Ou seja, a mente empreendedora desafia o improvável.

Todos os detalhes desta aula você confere no link a seguir: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/first-class-15/?aula=156

 

Comentários