As oportunidades e desafios do empreendedorismo digital


Pedro Waengertner é um empreendedor serial. Cofundador da Aceleratech, uma das maiores aceleradoras de negócios no Brasil, Pedro começou a empreender em 1996, no surgimento da internet no Brasil. Em 2010, fundou a Zuppa projeto que levou 18 meses de sua criação até a venda para o Peixe Urbano.

Neste Insight Lite, ele conta um pouco da sua trajetória e como tem ajudado empreendedores a construírem suas ideias. Criada em 2013, a Aceleratech já ajudou diretamente 40 empreendimentos digitais. Pedro atuou diretamente na formação de mais de 100 empreendedores no ecossistema digital brasileiro.

Para o empreendedor, negócios que dão certo sabem se diferenciar no atendimento, na marca, no conteúdo e retenção. “O melhor negócio não vem da melhor ideia, mas da capacidade de executar um plano”, afirma Waengertner.

Ele dá 3 dicas essenciais para colocar uma boa ideia no mercado:

1)      Validação: antes de investir na empresa é preciso colocar o cliente no centro da equação e validar seu produto e/ou serviço com quem realmente vai comprar;

2)      Sociedade: se você for trazer um sócio para o negócio, se certifique que você sabe trabalhar com essa pessoa. Cuide da dinâmica que você terá com um sócio;

3)      Venda: uma das coisas mais importantes de qualquer negócio é pensar em como vender o produto. É preciso detalhar os canais de distribuição e o custo de aquisição do cliente. 

Por fim, Pedro alerta para que os empreendedores digitais não procurem a ideia brihante que vai mudar o mundo, mas procurem uma boa ideia que seja capaz de executar. "O empreendedor tem que se apaixonar por empreender e não pela sua ideia", afirma. 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.