A professora abordou a teoria do Iceberg, ou seja, no topo só aparece o que conseguimos ver, que são os resultados. Mas, há muito mais coisa oculta, como por exemplo o comportamento



Nesta semana, a professora Carla Zanna volta ao meuSucesso.com para mais uma First Class. Na aula, ela aborda o tema "Como transformar valores em comportamento", analisando os diferentes aspectos que contribuem para esse processo. Com mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento humano e relacionamento interpessoal, Zanna é pós-graduada em Desenvolvimento Humano e Mestre em Administração de Empresas (MBA). 

Muitas vezes, ficamos tão focados nos resultados que acabamos não prestando atenção nos fatores que são essenciais para chegarmos até eles. Em sua aula, Carla Zanna cita a Teoria do Iceberg, que destaca o seguinte: na interface visível do processo, estão apenas os resultados (no topo) e o comportamento (logo abaixo). Na área oculta, no entanto, estão os valores e crenças, além das motivações e os sentimentos/pensamentos individuais.

O grande desafio, então, é conseguir mobilizar os fatores ocultos para que se transformem em ações concretas (o comportamento) capazes de promover mudanças, transformações que gerem resultados.

Falando assim, a fórmula parece fácil. Mas o caminho é mais longo do que se imagina. Principalmente porque essa é uma caminhada que tem como fonte de energia nosso cérebro. Esse, por sua vez, é instável. Pode ser nosso grande aliado, mas também pode ser um grande inimigo.

O primeiro objetivo, então, deve ser controlar seu cérebro para que ele conduza suas ações ao objetivo que você deseja. No âmbito da motivação, Carla ressalta que existem pelo menos três fatores essenciais a serem considerados: realização, afiliação e influência. A busca pela satisfação desses elementos deve convergir em um ponto: a obtenção de sucessivas experiências positivas.

Com esse contexto positivo construído, é bem mais fácil evoluir para as etapas seguintes e, assim, converter os elementos invisível em ações palpáveis, mensuráveis e capazes de gerar resultados concretos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O que são as First Class? São aulas semanais, lançadas todas as quartas-feiras, às 20hs. Especialistas do mercado, das mais diversas áreas, abordam temas relacionados aos nossos Estudos de Caso e empreendedores estudados, ministrando aulas focadas desde a liderança até o planejamento estratégico e métodos de controlar as finaças do negócio

Carlla Zanna: especialista no desenvolvimento de profissionais e no comportamento de sucesso, com mais de 20 anos de experiência, Carlla Zanna já é uma figura conhecida entre os alunos da plataforma, como também já ministrou outra aula focada em como fazer a gestão do tempo.

Clique aqui e conheça as outras aulas que a plataforma oferece

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.