É importante saber para o que serve cada estratégia, seja de Inbound ou Outbound Marketing, e o quanto isso influencia nos negócios


Utilizar estratégias de marketing para conquistar clientes é algo que deve ser feito com muita atenção e cautela. Durante o processo, é preciso saber diferenciar quem é visitante, quem é lead, quem é cliente único e, mais ainda, quem é o cliente fiel, visando desenvolver estratégias que alcancem o público alvo consumidor e dê retorno para o negócio. Após separar o joio do trigo, é preciso saber dosar as estratégias que visam transformar os leads em clientes reais.

Afinal, pouco adianta uma grande quantidade de leads se poucos passam a ser clientes de fato. Portanto, é preciso saber retê-los. É nesta etapa que entra o Outbound e Inbound Marketing, cada qual em sua área de atuação e com objetivos específicos.

Diferenças

O objetivo do Inbound é despertar a atenção das pessoas e atrair clientes, enquanto o outbound promove uma abordagem direta ao potencial cliente. O inbound visa atingir os clientes através da atração, promovendo uma comunicação mais direta e com diálogos; o outbound por sua vez visa uma comunicação mais massiva e pouco personalizada.

Por fim, o inbound gera um maior engajamento dos clientes por meio de um grande esforço na construção da mensagem ao cliente, enquanto o outbound dá um retorno inicial mais alto, apesar de ter um custo maior de implementação.

Então, qual é o mais indicado para o meu negócio?

Isso é relativo. O inbound marketing deve ser utilizado em estratégias de construção de marca e relacionamento de longo prazo, enquanto o outbound em caso de necessidade de resultado em curto prazo ou menor relacionamento com o cliente.

Para ter certeza sobre qual medida adotar é necessário realizar uma análise das possibilidades de canais de aquisição, examinando os 19 modelos de canais e utilizando métricas com o ROI (retorno conseguido dividido pelo valor investido), o CAC (investimento em marketing + investimento em vendas dividido pelo número de clientes conquistados) e o LTV (ticket médio no período x média de repetições do investimento no período x média do tempo de relacionamento do cliente com a empresa).

Esse é o principal assunto abordado na aula 03 do curso Steps, parceria do meuSucesso.com com a aceleradora ACE.

A aula 03 é orientada por Gabriel Ferreira, head de comunicação da ACE, relações públicas e especialista em criação de conteúdo. Nela, o aluno é orientado sobre como realizar vendas e fazer marketing em startups. O conteúdo é voltado para quem está iniciando um negócio e para quem já tem uma empresa e precisa entender mais sobre o melhor momento de se aplicar mudanças e crescer. Para saber mais sobre o tema, acesse também nosso guia de Inbound e Outbound Marketing que explica em detalhes a diferença entre os dois.