Marketing

Qual a importância do Endomarketing para o meu negócio?

12/04/2016 • por meuSucesso .com

Assim como no marketing tradicional, o endomarketing não pode ser, ou ao menos parecer, embuste

O endomarketing é o tratamento interno da imagem de uma empresa. O termo — batizado pelo professor Saul Bekin em 1985 — é hoje um dos assuntos chave quando pensamos em organização empresarial e gestão de pessoas. Através dele companhias podem engajar melhor suas equipes e orientá-las na busca por resultados extraordinários.

O objetivo é que a qualidade e da comunicação interna gere ganhos em termos de clima organizacional e integração coletiva, afetando de forma positiva a qualidade dos produtos e serviços disponibilizados/oferecidos pela empresa. 

Uma melhor comunicação interna faz com que as pessoas estejam mais felizes em seu ambiente de trabalho e assim tenham uma maior qualidade de vida dentro e fora dele.

Além disso, é nítido que a opinião do público interno influencia as opiniões e perspectivas do público externo, ou seja, do clientes. Funcionários insatisfeitos podem ser responsáveis por grandes crises, transformando pequenas frustrações individuais em grandes problemas que afetam todo o negócio.

Alinhamento ao core business

A incoerência gerada pelo que é falado pelos funcionários e o que é mostrado em comerciais, por exemplo, gera desconfiança por parte dos clientes e, como consequência, perdas. Por isso, influentes empresas internacionais investem cada vez mais em endomarketing. Google e Apple, por exemplo, são algumas delas. Por lá, funcionários são treinados, ouvidos, respeitados e ganham um status além do que outras empresas pregam. O resultado é mais produtividade e reputação positiva para o grupo.

Em casos de Endomarketing de sucesso, funcionário sabem perfeitamente a importância do lugar onde trabalham e da sua própria importância no ambiente. Para isso, vale fazer uso de cartazes motivacionais e informativos, bem como reuniões diretas com diretores, presidentes e ouvidores, além de palestras, programas de novidades, bonificações etc.

Fuja do embuste

Mas lembre-se: assim como no marketing tradicional, o endomarketing não pode ser e nem mesmo parecer embuste. Toda a comunicação precisa ser genuína e alinhada à realidade prática. Tentar enganar seu ativo mais precioso, ou seja, sua equipe, é um tiro no pé.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários