Você está perdendo mercado? Saiba como o Planejamento Estratégico pode maximizar os seus resultados.


O meuSucesso lança em breve o estudo de caso que tem como personagem central a empreendedora Renata Moraes Vichi, atual vice-presidente do Grupo CRM, que engloba as marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Lindt do Brasil, contando sua trajetória desde quando assumiu a diretoria de marketing da empresa estimulada por seu pai, Celso Ricardo Moraes, após a compra da Kopenhagen, marca brasileira de chocolates premium, em 1996.

Planejamento estratégico é o foco central desse estudo de caso, pois a protagonista é, notoriamente, uma empreendedora estrategista. Além disso, esse é um tema muito relevante dentro do empreendedorismo como um todo. Mais do que iniciativa e boa vontade, identificar e aplicar a estratégica correta dentro da companhia leva ao crescimento e mudança de patamar de qualquer empresa.

Para começar a tirar do papel o seu planejamento, alguns passos devem ser seguidos, aproveite para conferir o guia de planejamento estratégico aqui no meuSucesso! O próximo passo para essa construção é diagnosticar a situação da empresa no mercado. Nessa análise, o empreendedor deve levantar com clareza quais são os valores centrais a serem entregues pelo seu negócio, quais são as características do mercado em que atua e quais devem ser as competências principais da empresa a serem trabalhadas.

Ferramentas de planejamento estratégico

a) Análise das competências essenciais: definir quais são atividades as quais a empresa se destaca para que ela seja excepcionalmente boa naquilo;

b) Benchmarking: mapear o que os concorrentes estão fazendo e quais são suas características e competências de diferenciação;

c) Business Model Canvas: além de clarificar qual o modelo de negócio da empresa e como ela vai se rentabilizar, além de determinar com clareza qual é o grande valor entregue para seus clientes e sociedade (novamente, o que sustenta seu diferencial;

d) Pestel: mapeamento do macroambiente da empresa identificando eventuais riscos que podem surgir oriundos das perspectivas: políticas; econômicas; sociais; tecnológicas; ecológicas; e legais/jurídicas.

Planejamento requer análise

A responsabilidade dos gestores é antecipar-se, por isso, analisar e monitorar o ambiente de mercado deve ser uma prática constante e não somente quando existe algum problema a ser resolvido.

O líder é aquele que além de alertar e dizer que “vai dar problema…” traça cenários, cria planos de contingências e propõe alternativas e recomendações. 

O mercado dá sinais claros sobre oportunidades e desastres que poderão ser identificados quando monitorados de forma estruturada, pra que possa ser possível agir de forma antecipada. 

Portanto, a empresa que se coloca em risco ou perde uma oportunidade pela morosidade, desaparece, ou é consumida pela concorrência, ou por novas tecnologias e técnicas que neutralizam seu modelo de negócio. 

Quer aprender mais sobre planejamento estratégico na prática? Ao longo do documentário cinematofrágico que será lançado em breve pelo meuSucesso.com, Renata Moraes Vichi, junto com sua equipe, conta como usou a estratégia em vários momentos de sua trajetória dentro do Grupo CRM, não só com a Kopenhagen, mas com a criação da marca Chocolates Brasil Cacau e, também, com a Lindt, o estudo de caso conta ainda com aulas de especialistas em planejamento estratégico.

Fique de olho e não perca a estréia desse estudo de caso, que terá, ao todo, seis episódios.

Com ele, você vai se aprofundar em:

  • Visão estratégica; 
  • Planejamento estratégico;
  • Desenvolvimento de produtos, projetos, frente de negócios;
  • Marketing comercial – linhas de produtos, estratégias; 
  • Alianças estratégicas; 
  • Mindset; 
  • Liderança estratégica.

Já segue o MeuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso