Dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente. Entenda mais sobre os pilares que fortalecem esse relacionamento e crie vínculo com seu cliente.


O Dia do Cliente é mais uma data de oportunidade em que as empresas buscam fortalecer o laço com seu consumidor, desde o esporádico ao mais fiel, oferecendo vantagens, muitas vezes, traduzidas em descontos, brindes ou algo do gênero. Mas, mais do que isso, para fidelizar um cliente, diante de um mercado tão competitivo e com tantas frentes, fortalecer o relacionamento com ele é um dos caminhos mais seguros a seguir na comemoração dessa data, que está marcada no calendário em 15 de setembro. Portanto, que tal mergulhar um pouco mais nesse assunto?

Entre tantas datas comerciais aproveitadas pelo varejo hoje em dia, nenhuma faz mais sentido que o Dia do Cliente, porque engloba absolutamente tudo, todos os produtos e serviços, de todos os tipos de empresas e profissões. É ou não é justo que essa figura, o cliente, seja homenageado?

Apesar de muito fomentada uma comemoração em torno de mais vendas, atraindo os consumidores por meio de promoções pontuais, o que importa mesmo é a tratativa do dia a dia, em que a empresa considera mais importante do que festejar a data, resolver os problemas e atender as necessidades desse cliente.

A fórmula é simples, sem cliente não há venda e sem venda não há motivo para a existência de uma empresa, por isso, estreitar seu relacionamento com seu cliente é o caminho do sucesso. Portanto, que tal entender os seis pilares que fortalecem esse relacionamento? A plataforma de empreendedorismo meuSucesso já trouxe esse assunto em uma First Class. Separamos abaixo um resumo dos temas abordados na aula. 

1. Empresa é feita de gente, e gente erra!

Isso acontece com todo mundo, com a sua empresa, com a do seu concorrente, com o seu funcionário. A pergunta é: o que deve ser feito quando o erro acontece. A resposta, é: o foco está sempre na solução, e isso vai justificar os meios, ou seja: perde a venda (o lucro) mas não perde o cliente!

2. Crie uma cultura de sucesso do cliente.

O organograma é simples, porém, complexo: Planejamento, Prospecção, Abordagem, Levantamento de necessidades, objeção/negociação e pós- venda.

3. Percebeu que vai dar problema, avise o cliente!

Pode parecer óbvio, mas muitos esperam estourar. Avise antes! Nada é mais forte para fidelizar um cliente do que trabalhar a verdade.

4. Problema de amigo já é ruim, imagina de quem não é!

Gestão A, B, C dos clientes por faturamento. Onde está o diferencial? Na gestão de atividades, ou seja, se aproxime dos clientes A, cuide deles, dê atenção e seja próximo dos seus clientes, impreterivelmente, dos que mais compram de você, o cliente A!

5. Prospecção constante.  

A prospecção não pode ser só na hora do desespero ou, quando na noite pro dia, você perde aquele cliente que representa 30% do seu faturamento. A venda não pode parar.  Entenda, só vai entrar cliente no final do funil, se entrar cliente na boca do funil, simples assim.

6. Liderança aparece AGORA!

Quando um problema com seu cliente aparece, ou você procura um esconderijo e espera passar, ou encara e resolve. Não esqueça, se o gestor chora, a empresa chora. Ganhe o respeito da sua equipe, os ausentes não têm razão. É nesse momento que a liderança aparece, esse é o papel do líder, esse é o papel do empreendedor.

Mais que clientes, tenha fãs

Mais do que isso, transforme seus clientes em fãs! Como que as pessoas se conectam com a sua marca? Para gerar fãs ao invés de ‘apenas’ clientes, é preciso cuidar de todo conjunto de ações de gestão da marca. É preciso ter uma visão holística de como sua marca entrega o serviço, de como é o relacionamento e dos pontos de contato que ela está tendo.

  • Clientes são racionais; fãs são emocionais;
  • Clientes priorizam preço; fãs valorizam a experiência com a marca;
  • Clientes compram às vezes; fãs estabelecem um laço afetivo.

O empreendedor Caito Maia, que já teve sua trajetória com a Chilli Beans contada no meuSucesso.com, diz que “tudo tem que ter uma verdade. Se você não tiver uma história pra contar, vira commodity”.

Além de Caito, outro empreendedor brasileiro de sucesso que já esteve como protagonista no meuSucesso.com, é Alexandre Costa, fundador da Cacau Show. Para ele, os valores da empresa devem ser construídos com o objetivo de trazer satisfação ao cliente, por isso ele busca ter uma vasta gama de produtos, para atender todos os bolsos e gostos!

Faça seu cliente saber que você lembrou dele

Nesta semana do cliente aproveite para e lembrá-lo do quão importante ele é para a sua empresa. Seja por e-mail, whatsapp, sms ou ligação, crie uma campanha para mostrar o quanto se preocupa com ele. Dessa forma, você vai empreender enaltecendo o vínculo emocional que existe entre marca e consumidor melhorando a experiência do seu cliente. Faça prevalecer o propósito da sua empresa e não deixe de fazer deste 15 de setembro uma excelente oportunidade de negócio.

Depois dessas dicas, para se aprofundar ainda mais sobre esse assunto imprescindível no mundo do empreendedorismo – o cliente – acesse o conteúdo do meuSucesso.com, a plataforma está recheada de aulas! Não fique de fora, acesse já.

Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!

Já segue o meuSucesso nas Redes Sociais?

Instagram: @meusucesso