Inovação e Tecnologia

[VÍDEO] Marcelo Pimenta conta como construir uma cultura de inovação na sua empresa

14/03/2016 • por meuSucesso .com

Clique no player acima e assista a entrevista que conta com cerca de 30 minutos de puro ensinamento!

Muitas empresas são conhecidas por possuir um alto processo de incentivo à inovação tanto internamente quanto externamente refletindo visivelmente na equipe, nos colaboradores e nos produtos e serviços comercializados. Esse é o caso de empresas como a brasileira Samba Tech, Netflix, Google, Facebook, entre outras.

Mas, o que elas fazem para ter essa característica tão importante? Investem na cultura da inovação. Pensando nisso, nossa equipe trouxe o empreendedor, professor e especialista em inovação, Marcelo Pimenta, para conversar com o nosso CEO, Sandro Magaldi, e trazer a você diversos pontos importantes que ajudam a fazer da sua empresa um local voltado a práticas inovadoras.

A entrevista aborda temas centrais, como por exemplo, a figura do líder que deve ter um apelo e ser voltada à inovação, ou seja, aberta a novas tecnologias e processos diferentes estimulando a sua equipe a inserir práticas distintas aceitando o erro e vendo nele formas de melhorar e dar liberdade aos funcionários para que eles criem coisas diferentes.

O intuito desse bate-papo é trazer mais conhecimento complementar sobre o tema que os alunos do meuSucesso.com estão estudando: o Estudo de Caso de Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech. Nesta semana é a vez de falar sobre inovação com o episódio 2 do case de Gustavo. Além disso, estamos elaborando diversos conteúdos para trazer a você o insumo necessário sobre o assunto.

Nosso objetivo é oferecer conteúdos relevantes que se aprofundem na temática estudada, no caso a cultura da inovação – que é bem forte na história da Samba Tech - mas que também sejam materiais independentes que tragam insights e ensinamentos que vão além da trajetória do empreendedor e, sim, que estejam relacionados ao que todo empreendedor gostaria de aprender para aumentar seu repertório sobre o assunto.

Marcelo Pimenta

Marcelo Pimenta é co-autor do Livro "Tendências na Comunicação" (1999) e do e-book "Ferramentas Visual para Estrategistas”. Além disso, ele é o professor responsável pelas disciplinas de "Gestão da Inovação" e "Design Thinking" na Pós-Graduação da ESPM. Pimenta também escreve toda a segunda-feira no Blog do Empreendedor - Estadão PME e representa o Brasil na rede acadêmica internacional NETEXPLO, que identifica tendências de inovação digital.

Estudo de Caso de Gustavo Caetano

Nossos cases são divididos em seis episódios, cada um com cerca de 40 minutos a uma hora de duração, em que o aluno vê logo no início um rápido documentário, que traz diversas entrevistas com profissionais, familiares e amigos que acompanham a trajetória de Gustavo e, em seguida, confere um bate-papo robusto com Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com. No total são 6 semanas (um episódio por semana) repletas de conteúdo – além dos outros programas que lançamos – que compõe cerca de 10 horas de estudos.

Samba Tech: de startup para empresa internacional

A história da Samba Tech é curiosa. Tudo começou com uma brincadeira no celular. Depois, evoluiu para um pequeno negócio de garagem voltado para a área de games. A iniciativa deu certo, cresceu e, para se diferenciar da concorrência, pivotou e decidiu focar no mercado de vídeos online. Nascia assim a Samba Tech, empresa que deu origem ao conjunto de negócios que hoje compõem o Samba Group e são a maior plataforma de vídeos da América Latina.

O jovem Gustavo, nascido na cidade de Araguari, no interior de Minas Gerais, sempre pensou grande e questionou o status quo. Tornou-se um caçador de inovações, provando que até uma pequena startup pode ser relevante no mercado. Sua trajetória é repleta de conquistas: foi eleito o CEO do ano pela PEGN em 2014, fez parceria com o MIT para fazer intercâmbio de

experiências e participou da Nasdaq em eventos como palestrante para os principais CEOs e CIOs do mundo. Inovação é uma das principais características do empreendedor e, em 2011, ele fundou a Associação Brasileira de Startup (ABS) para compartilhar e ajudar outros empresários a conquistarem o sucesso.

Comentários