Mais do que co-criar, Vint assumiu também a responsabilidade de levar a Internet aos quatro cantos do mundo e a refletir sobre o desenvolvimento constante. Confira em The Architect.


Algumas décadas atrás, ninguém arriscaria imaginar algo como a invenção da internet. Hoje em dia, a vida sem internet para a maioria das pessoas é inimaginável. Em um mundo de oportunidade de invenções e inovações, graças a essas evoluções tecnológicas, criadas por grandes mentes, torna-se muito valioso o conhecimento não só dessa história mas quem está por trás dela, a mentalidade por trás desses grandes inventores.

The Architect, o novo estudo de caso do MeuSucesso.com, apresenta um conteúdo inédito e exclusivo, com as narrativas por trás de Vint Cerf e sua equipe – os pioneiros da internet, com a participação exclusiva de Marty Cooper, o inventor de outra grande tecnologia, o telefone celular. Outros nomes de peso que fazem parte desse estudo, são Daniel C. Lynch, Donald Nielson, Elizabeth Feinler, Ken Harrenstien e Ted Hardie.

Nesse estudo de caso, gravado nos Estados Unidos, você vai ter acesso à rica história de Vint Cerf e tudo que rodeia o feito que transformou o mundo por meio da criação da internet que conhecemos hoje, claro, com diversos personagens que compõem essa história recente da humanidade.

Estudo

A proposta de aprendizado é de trazer a visão de Vint Cerf, por isso, o documentário apresenta os bastidores  do processo de criação da internet, que não é apenas um espaço para troca de informações, mas um espaço que define comportamento; define o modo de aprendizado do ser humano, define como se lê e vê o mundo. Hoje, a internet interfere em tudo isso.

Portanto, estudar a trajetória de Vint Cerf é fundamental pro empreendedor entender que a internet vai refletir em como ele pensa em sua empresa, no seu produto e poder tirar proveito de até onde a internet pode ir. Conteúdos relevantes abordados neste estudo de caso:

  1. Inovação
  2. Internet
  3. Tecnologia
  4. História da internet

Um pouco de Vint Cerf

O interesse pela ciência, obras literárias e ficção científica já surgiram na infância deste homem chamado Vinton Gray Cerf, nascido em 1943, em New Haven, Connecticut, EUA. O estadunidense se tornou um matemático e cientista de computação.

Conhecido por ser um solucionador de problemas, Vint, juntamente com Robert Kahn, foi o criador dos protocolos TCP/IP – que são o alicerce da conexão à rede. Vint Cerf foi quem iniciou o desenvolvimento do IP para transmissão de informações da Arpanet – A Protocol for Packet Network Intercommunication para a Internet.

Além de uma importante carreira acadêmica, com diversos títulos honorários e doutoramentos, Cerf também foi um dos fundadores da Internet Society, atuando como presidente entre 1992 e 1995. Em 2005 foi anunciado como vice-presidente e “Chief Internet-Evangelist” da Google.

Além de seu trabalho na Internet, Cerf atuou em muitas agências governamentais relacionadas à segurança cibernética e à infraestrutura nacional de informações. Ao longo de sua trajetória, acumula honrarias.

Segurança na internet

Uma das grandes dores da internet nos dias de hoje é a falta de segurança na rede, com relação aos dados e privacidade geral, em uma era em que a manipulação de dados é ferramenta. Mas, por outro lado, Vint Cerf acredita que o sucesso da internet está na liberdade de expressão e ao livre acesso a ela. Mas, como dosar esse turbilhão de informações usadas para todos os fins – seja bom ou ruim?

Muito do que acontece hoje com a violação de dados sigilosos e privativos está diretamente relacionado à falta de cuidado sob esse aspecto lá trás, quando tudo começou. A segurança da rede, de fato, não foi levada em conta em meados dos anos 60 e 70.

O documentário

Essa série de seis episódios vai explorar a história do menino cientista que estava sempre em busca de soluções e, quando adulto, se envolveu num dos mais audaciosos projetos das últimas décadas.

Financiado pelo exército americano, Vint Cerf precisou desenvolver uma tecnologia que facilitasse a comunicação móvel, mas ele foi além, transcendendo seu propósito inicial e criando a Internet.

O impacto da Internet na sociedade contemporânea é mais profunda do que foi previsto, causando uma mudança cultural. A sociedade ainda está aprendendo a entender a Internet.

Ao perceber a importância da tecnologia perante a sociedade, Vint assumiu a responsabilidade de levar a Internet aos quatro cantos do mundo e a refletir sobre seus futuros desenvolvimentos.

Quer conhecer todos os detalhes desse estudo de caso? Experimente por 7 dias grátis.