Em meio a tantas mudanças no mercado, é preciso que sua empresa seja inovadora para se destacar. Neste artigo, vamos te ensinar 5 formas de inovação para fazer seu negócio decolar.


Se diferenciar da concorrência e ser lembrado pelo público é uma das metas de muitos negócios. Além de estratégias de marketing e comércio, ser inovador é uma forma de se colocar no mercado e fazer sua empresa decolar.

Inovação é explorar novas ideias com sucesso. No contexto mercadológico, é algo que gera valor e se aplica a uma necessidade real. Ou seja, através de técnicas, desenvolvimento e gestão, a inovação cria novos produtos ou serviços e, geralmente, os comercializa.

Vale ressaltar que inovar não está sempre atrelado a aumentar o lucro da empresa: pode também se relacionar com melhoria das condições de trabalho e redução de custos, por exemplo. 

Para te ajudar a embarcar no mundo da inovação, vamos te explicar melhor sobre 5 formas de fazer sua empresa alcançar metas de forma revolucionária.

5 tipos de inovação

Desde profundas mudanças dentro das organizações com a inovação sistêmica até melhorar a capacidade produtiva com a inovação de processos, existem variadas maneiras de você inovar nos negócios. 

De forma geral, os tipos de inovação se diferem por sua abrangência, aplicação e impacto. Por isso, não existe certo ou errado, mas, sim, o que combina melhor com o estilo da sua empresa e do seu público.

Inovação em produtos e serviços

Um produto novo ou aperfeiçoado é a essência da inovação de produtos. Um artigo inovador se refere àquele que é substancialmente diferente dos produtos que eram produzidos pela empresa ou que trazem um valor inédito para o mercado, enquanto que o produto aperfeiçoado é aquele que já existia mas foi aprimorado através da mudança de componentes, matéria-prima ou atributos que visam um melhor desempenho do produto.

A Apple é um ótimo exemplo de inovação de produtos. Na transição entre celulares e smartphones, a empresa se destacou ao lançar o primeiro modelo do iPhone. Além disso, a cada ano a Apple estreia novos exemplares de iPhone que são aperfeiçoados em design, características e peças em relação aos modelos anteriores.

A inovação de serviços ocorre quando uma empresa adiciona um novo serviço ou incorpora melhorias às funções ou características em serviços já existentes. Ela pode ser usada para trazer mais benefícios ao cliente ou, em alguns casos, se tornar uma nova unidade de negócio se ela conseguir se sustentar por si mesma. 

Um exemplo disso é o Facebook e sua plataforma de anúncios. Nela é possível segmentar o público a partir das preferências dos usuários e seus dados pessoais, tornando a comunicação direcionada e eficiente para a marca. Outro caso interessante é a Uber. Criada com o intuito de melhorar a forma de locomoção, atualmente a plataforma conta com serviços como o Uber Black (segmento de carros mais luxuosos), Uber Pool (onde é possível dividir a corrida com mais pessoas) e o Uber Eats (aplicativo de entrega de comida). 

Inovação de modelo de negócios

A inovação de modelo de negócios diz respeito à forma como uma empresa entrega valor para o consumidor e ganha por isso. Geralmente, as grandes startups são sinônimo de modelos de negócios inovadores, visto que trouxeram novas qualidades para o mercado.

Clubes de assinatura e marketplaces são grandes exemplos desse tipo de inovação. No plano de assinatura da TAG Livros, você paga uma mensalidade e recebe um kit literário com um livro inédito e de edição exclusiva, além de outros produtos como marca página e revista sobre o autor da vez. 

Já os marketplaces – e-commerce mediado por uma empresa onde diversos lojistas se inscrevem e vendem seus produtos – é um dos principais focos do varejo, sendo a Estante Virtual um grande destaque no comércio brasileiro. O portal acredita na democratização do acesso à leitura e, por isso, reúne o maior acervo de sebos e livreiros do país.

Inovação tecnológica

Acrescentar novas tecnologias, sejam elas técnicas, modelos ou ferramentas, a um produto ou serviço é o cerne da inovação tecnológica. Muito utilizada para a sobrevivência das empresas no mercado, pode ser usada, também, para descobrir novas soluções e caminhos a serem explorados.

Vale ressaltar que a inovação tecnológica se baseia na necessidade dos clientes. Ou seja, antes de lançar uma ideia mirabolante é importante pesquisar se tal produto ou serviço irá reduzir as dores do consumidor ou se é algo que o público ainda não está preparado para receber. 

As impressoras são muito utilizadas para imprimir documentos, fotos e outros arquivos. Mas, atualmente, elas possuem um diferencial tecnológico: a impressão 3D. É possível, assim, imprimir objetos como móveis, instrumentos musicais e até próteses nessas máquinas. E tudo isso aperfeiçoando um produto já existente.

Inovação logística

A inovação logística aborda novas formas de transporte e distribuição de produtos ou serviços. Pode ser usada para aumentar a velocidade de entrega, aumentar a eficiência ou chegar em novos consumidores.

A Amazon, além de exemplo para inovação de modelo de negócios, também está inovando logisticamente. O Prime Air é um serviço lançado pela empresa que utiliza drones para entregar os produtos nas casas dos consumidores. O serviço ainda está em processo de efetivação, mas teve seu primeiro teste de sucesso em 2016 – 13 minutos foi o tempo total desde a compra até a entrega.

Inovação em marketing

Metas como captar novos clientes, aumentar a visibilidade dos produtos ou serviços, entrar em novos mercados e aumentar ou manter a participação no mercado podem ser batidas com a inovação em marketing. 

Esse tipo de inovação consiste em utilizar novas formas de comercialização que a empresa ainda não usava. Engloba mudanças de embalagem, desenho, posicionamento, promoção, dentre outras, sempre visando o crescimento do faturamento.

Um caso de inovação em marketing são os produtos freemium, em que é oferecido um produto ou serviço de alta qualidade gratuitamente por um curto período de tempo. Se o produto for de agrado, é possível assiná-lo depois, como o serviço premium do LinkedIn, que possui benefícios de destaque em candidaturas, estatísticas sobre as empresas, cursos profissionalizantes, entre outros. 

Inovação na Polishop

A empresa varejista brasileira Polishop é pioneira em produtos inovadores para o mercado nacional. Seu fundador, João Appolinário, acredita e muito no poder da inovação. Por isso, alia diversas formas para gerar valor no varejo através da experiência e do relacionamento com o cliente, por exemplo. 

Para João, é imprescindível entender que inovação não se refere apenas a produtos ou serviços, mas também a uma forma de pensar que transforma processos e o modo de gestão de cada empreendedor. Com isso em mente, o fundador da Polishop sempre emprega a inovação nos produtos e na maneira de vendê-los na sua empresa.

Se você quiser entender mais sobre inovação com João Appolinário, aproveite a série “Grandes Estratégias”, do meuSucesso. Desenvolvida a fim de ajudar a analisar as oportunidades do seu negócio e a entender as bases de uma estratégia de sucesso, a série possui 6 módulos de puro conhecimento e vários insights que irão te guiar na jornada de abrir ou otimizar o seu negócio. Desfrute da plataforma por 7 dias grátis, a qualquer hora e em qualquer lugar.