Mesmo com um bom planejamento, um negócio sempre enfrentará o inesperado. Saiba como ter resiliência para enfrentar uma crise.


Quem empreende sabe quantas dificuldades, imprevistos e lutas envolvem o dia a dia da gestão de um negócio. Mesmo fazendo um bom planejamento, coisas inesperadas podem acontecer. A crise da pandemia foi uma delas. Ninguém esperava algo tão desafiador e inédito como a situação que todos estamos vivendo. Mas você já imaginou que a sustentabilidade pode contribuir para que você saia de situações difíceis com mais facilidade?

“Se a crise abre caminho para o progresso e te faz repensar, ela deixa de ser uma crise.”

Reginaldo Morikawa, CEO da Korin

Como lidar com uma crise?

Inúmeros negócios fecharam durante a pandemia. Se o seu é um sobrevivente ou se reinventou, você merece parabéns! Por aqui, temos o exemplo da Korin. A empresa faz parte da indústria de alimentos, um dos setores que mais sofreram aumento de preço nos últimos tempos. A alta das carnes,  insumos, combustível e tantas outras coisas refletiu na maioria dos negócios. Porém, Reginaldo Morikawa, protagonista do estudo de caso “Futuro Presente”, conta que o conceito de sustentabilidade foi o diferencial positivo para superar as dificuldades desse momento. Enquanto o mercado convencional sofria com o baixo consumo, os clientes da Korin mantiveram-se fiéis, garantindo o lucro e desenvolvimento saudável do negócio.

Isso deve-se ao fato de os produtos sustentáveis possuírem um valor agregado superior aos convencionais. Mesmo sendo mais caros, os clientes não abrem mão da qualidade e das crenças que envolvem a marca Korin. 

O CEO da Korin fala das diversas dificuldades que passou desde que iniciou a gestão do negócio. Para ele, a sustentabilidade funciona como uma estratégia para ser mais resiliente. “A sustentabilidade e o produto sustentável te dão uma capacidade muito maior para superar momentos de crise como o que nós estamos vivendo hoje.”, conta Morikawa.

Busque sempre diferenciação

O pioneirismo e a visão de futuro da marca colocou Reginaldo em situações decisivas ao longo de sua trajetória, como a legislação de seus produtos, que em meados da década de 1990 era inexistente, pois não haviam empresas similares e, portanto, não havia regulamentações e certificados necessários para comercializar. Mas Reginaldo investiu em seu propósito e batalhou até fazer com que a própria legislação entendesse o produto diferenciado.

A partir desse momento, ele conseguiu provar o valor da diferenciação de seus produtos a ponto de receber uma certificação única no país e fazer da Korin referência no tema. Reginaldo nos mostra que ser pioneiro é persistir no seu negócio, acreditar no seu propósito – no princípio de uma organização sustentável – e ressalta que é justamente o propósito que nos ampara nos momentos que exigem resiliência. Como anda seu propósito? Você consegue identificar como implementar esses elementos ao seu negócio?

Aprenda mais sobre a resiliência de Reginaldo Morikawa no Estudo de Caso “Futuro Presente” aqui no meuSucesso e seja capaz de enfrentar as crises.