Empreendedorismo

A missão do Empreendedor - por Sandro Magaldi

13/03/2015 • por Sandro Magaldi

Toda organização, por definição, é uma entidade social.

Essa premissa pouco tem a ver com inclinação ideológica, doutrina política ou econômica. Trata-se da pura realidade. A principal missão de qualquer empresa, seja ela uma multinacional ou uma clínica odontológica, é criar valor a sociedade onde está inserida. Essa sociedade é representada na forma de clientes, colaboradores, fornecedores e todos os agentes que interagem com o negócio, os chamados stakeholders.

Você pode estar se perguntando onde o lucro entra nessa equação. Bem, o lucro é a forma como a sociedade recompensa a organização quando reconhece o valor criado. O prejuízo é o oposto: é a forma como a empresa é “punida” pela sociedade por não criar valor percebido.

É importante, no entanto, termos uma visão ampliada quanto ao conceito de lucro. Na maioria das vezes é dada atenção a uma única dimensão: a financeira. 

O conceito no entanto deve considerar todos os excedentes produzidos pela empresa que podem se traduzir em benefícios para todos os agentes como colaboradores (na forma de salários, bonificações etc); clientes (na forma de melhorias no serviço prestado), comunidade (como ações sociais) entre outros.
Todo empreendedor ou gestor deve zelar pela capacidade de criação de valor de sua organização e por seu sistema de geração de lucro. Esse cuidado deve dar conta não somente do sistema de geração de lucro financeiro para a empresa, mas de todas as suas frentes geradoras de valor.

 Ao ter esse foco o empreendedor não só atende a suas demandas individuais, mas gera um benefício importante para a sociedade onde está inserido. Ao adotar essa visão é possível entender que a essência de uma organização vai muito além de seus resultados financeiros e que a demonização do lucro como fim a ser perseguido é uma idiotice, pois sua ausência se traduz em destruição de valor para a sociedade.

Essa é uma reflexão vital a qualquer empreendedor. Entender a essência de seu negócio, seus propósitos e valores é o caminho fundamental para a construção de um negócio longevo, sustentável. Feito para durar. 

 

Comentários

Quem escreve

Sandro Magaldi

CEO em meuSucesso.com

A experiência de mais de 25 anos com vendas, gestão de pessoas, liderança e inovação, fizeram de Sandro Magaldi uma figura reconhecida no meio empreendedor. Além de ser CEO do meuSucesso.com, o empresário é mentor da Endeavor e foi professor dos MBAs da ESPM, FIA e Fundação Dom Cabral. O mestrado em Administração de Empresas pela PUC-SP e a pós-graduação em Marketing pela ESPM ajudaram Sandro a aprimorar seus conhecimentos técnicos e práticos. Além de palestrante é autor dos livros "Movidos por Ideias: Insights para Criar Empresas e Carreiras Duradouras" e “Vendas 3.0: Uma Nova Visão para Crescer na Era das Idéias” definido por Philip Kotler como “um daqueles livros que nos fazem pensar”.