Marketing

Redes sociais: qual delas é útil para seu negócio?

13/03/2015 • por meuSucesso .com

Tentar agir em todas ao mesmo tempo pode ser completamente improdutivo

Entramos, definitivamente, na era das redes sociais e esse é um caminho sem volta. Para as empresas, não é possível mais perguntar se elas devem ou não estar nesses espaços, mas como será essa presença. E, nesse sentido, identificar qual tipo de rede é mais interessante para seu negócio é o primeiro passo.

Hoje, existe uma infinidade de redes sociais, com formatos diferentes e propósitos específicos. Tentar agir em todas ao mesmo tempo pode ser completamente improdutivo. Por isso, procure, antes de tudo, fazer uma avaliação do seu negócio e suas as necessidades, e tente identificar qual rede atende melhor seus objetivos.

Para facilitar esse seu trabalho, organizamos abaixo uma lista de redes sociais e, dentro de cada tópico, explicamos como e para quais tipos de negócios elas podem ser úteis. Confira:

Facebook

Maior rede social do mundo, o Facebook tinha no último balanço, divulgado no final de 2014, 1,35 bilhão de usuários. Com esse tamanho, a rede de Mark Zuckerberg é praticamente uma reprodução do mundo real e praticamente todo tipo de público que você possa imaginar vai estar lá (jovens, idosos, homens, mulheres, das classes A, B, C, D…). Por isso, a rede é um importante canal para qualquer tipo de negócio. Mas não vá achando que é só criar uma página e sair publicando qualquer coisa que os resultados virão. É preciso, como no mundo offline, pensar estrategicamente. E a rede disponibiliza recursos para isso, como segmentação de público, anúncios personalizados, grupos, área para e-commerce. Avalie, define uma estratégia e mão à obra.

Twitter

Embora tenha perdido parte do seu prestígio, a rede continua como uma forte formadora de opinião. Para as empresas, pode ser útil para uma comunicação mais direta e informal. Tenha o cuidado de manter uma equipe focada, para atender as demandas e responder seu público sempre. É uma rede ampla e também serve para praticamente qualquer tipo de negócio, desde que com base em uma estratégia bem pensada.

Instagram

Focada em fotos e vídeos curtos, a rede é muito utilizada por empresas do segmento de moda, produtos de beleza e outras voltadas para o público feminino. De fato, é mais apropriada a esses setores. Mas não quer dizer que não pode ser explorada por outras atividades. Veículos de mídia, por exemplo, têm utilizado como ferramenta de aproximação com o público, mostrando bastidores da programação.

Pinterest

Rede social focada em imagens, também é útil para empresas citadas no tópico do Instagram e ainda para profissionais que trabalham com design, arquitetura, urbanismo etc.

Youtube

O site de vídeos mais popular do mundo tem se convertido nos últimos anos em uma potente ferramenta de marketing. E, levando em conta as análises de que as tendência são de que os conteúdos da web sejam cada vez mais audiovisuais, essa pode ser uma ferramenta muito útil.

Conteúdo Administradores especial para o meuSucesso.com

Comentários