Empreendedorismo

Conheça 5 livros que são leitura obrigatória em cursos de Harvard

11/08/2015 • por meuSucesso .com

As obras foram indicadas em programas de disciplinas da escola de negócios da universidade

Quem está na correria de criar ou conduzir um negócio dificilmente encontra tempo para ler. Mas não se engane: estudar cotidianamente faz parte do processo empreendedor. Isso não significa, no entanto, que você precisa fazer várias faculdades, especializações, mestrados, doutorados. Há muitos livros, links, workshops e cursos on-line para acompanhar. E, para otimizar ao máximo as horas de busca por conhecimento, é sempre bom receber indicações confiáveis de materiais de estudo e bons livros.

No sentido de fazer uma curadoria, a revista Exame fez uma lista com 10 livros que são leitura obrigatória nos cursos da Harvard Business School, que é uma das faculdades de negócios mais renomadas a nível internacional. Selecionamos cinco desses livros para contrubuir com a sua educação, os quais listamos aqui como indicação. Boa leitura!

1 - Talent on Demand: Managing Talent in an Age of Uncertainty

Livro sobre como prospectar e reter talentos, de forma a proporcionar um ambiente que os nutra e faça florescer, mesmo em meio a crises econômicas e profissionais. O autor, Peter Capelli, examina o setor de gestão de talentos sob uma lente diferenciada: com exemplos do mercado, ele lista quatro princípios para que gerentes consigam aglomerar os tipos de profissionais dos quais precisam em sua equipe. 

São eles: equilibrar o desenvolvimento de talentos internos com a prospeção de pessoas no mercado; buscar maior precisão na identificação das necessidades de talentos na empresa; maximizar retornos sobre o investimento em talentos; e replicar a dinâmica do mercado externo de empregos através da criação de um sistema que ligue talentos disponíveis a tarefas dentro da empresa. São dicas práticas e valiosas para quem deseja ocupar posições de liderança em recursos humanos.

2 -  A More Beautiful Question: The Power of Inquiry to Spark Breakthrough Ideas

Neste livro, o jornalista Warren Berger explora o tema do questionamento como a chave para desenvolver ideias revolucionárias. Soluções para nossos problemas diários, que podem virar grandes negócios, estão, muitas vezes, a apenas uma "linda pergunta" de distância. Berger argumenta que perguntar o porquê das coisas é a chave de sucesso de grandes mentes criativas, e por isso devemos aprender a ter essa atitude para com o mundo. O livro apresenta uma proposta prática para melhor questionarmos as coisas: "por quê", "e se", e "como" são as questões que devemos perguntar e responder para alcançar inovação e transformar a realidade.

3 - Made to Stick: Why Some Ideas Survive and Others Die

Dos famosos irmãos Chip e Dan Heath, esse livro é atual e importante. A obra se aprofunda nos fatores que fazem certas ideias e negócios durarem, enquanto outras morrem. Os ensinamentos são simples e didáticos, expostos de forma lúdica e divertida, como é costume dos autores. Eles exploram seis formas de fazer ideias "colarem" mais, colhendo as dicas de vários exemplos do mercado; o centro do livro é que todas as ideias que colam têm traços em comum e é possível reproduzi-los. 

4 - Data Science for Business: What you need to know about data mining and data-analytic thinking

Foster Provost e Tom Fawcett são experts em ciência dos dados e, nesse livro, destrincham o tema aplicando-o a negócios. Eles ensinam como pensar em termos de análises de dados para extrair dos números o que realmente interessa: informações úteis e valor para os negócios. Entender os dados e usar o que eles oferecem para transformar em vantagem competitiva, além de lições sobre como mediar as relações entre analistas e empresários, são alguns dos aprendizados que esse livro oferece.

5 - Blue Ocean Strategy, Expanded Edition: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant 

W. Chan Kim and Renée Mauborgne trazem, neste best-seller, a estratégia do oceano azul detalhadamente exposta. Os autores e pesquisadores reúnem cerca de 150 atitudes estratégicas, buscadas em cerca de 100 anos e entre 30 indústrias diferentes, que são significativas para fugir da concorrência sangrenta que forma oceanos vermelhos, e ir atrás do produto, serviço, ou estratégia de negócios que torne a competição irrelevante. Traduzido para mais de 43 idiomas, este é mesmo um livro imperdível para empreendedores e qualquer profissional de negócios. 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários