Empreendedorismo

Empreendedorismo Consciente

24/10/2014 • por Sofia Esteves

Empreendedorismo é a vontade de fazer a diferença

Em meu dia a dia, tenho a sorte e o privilégio de poder conviver com empreendedores dos mais diversos segmentos, perfis e motivações. Mas, todos eles têm em comum: a vontade de fazer a diferença.  

Nunca se ouviu falar tanto em “propósito” e acho que isso se deve ao fato de estarmos mais maduros como sociedade. Queremos lutar por “algo” que dê significado às nossas vidas. Queremos deixar a nossa marca no mundo.

Já vi negócios surgirem a partir da legítima necessidade de tocar positivamente a vida das pessoas, seja fornecendo melhores serviços aqui ou determinados produtos ali. De verdade, em tempos de questionamentos ao modelo capitalista tal como está configurado hoje, acredito que o futuro seja das “empresas com causa” - prontas para existir em um sistema capitalista muito mais consciente. 

Nesse sentido, acredito que a briga por talentos será ainda mais dura. Além das organizações já terem que oferecer pacotes diferenciados para atraí-los, sairá na frente a empresa que propiciar ao trabalhador a possibilidade de lutar por algo maior, como deixar sua marca no mundo.  Sairá na frente aquela que genuinamente estiver engajada em gerar riqueza para si e para a sociedade. As demais? Dificilmente profissionais sérios e talentosos desejarão trabalhar nelas. 

Na minha opinião, se você sonha em empreender e tem um propósito claro, não poderia haver momento melhor. A sociedade está ávida por receber ofertas de produtos e serviços que entreguem mais: mais qualidade de vida, mais sustentabilidade, mais nexo. Profissionais estão cansados de não verem sentido em dedicar tantas horas a um trabalho que pouco (ou nada) soluciona problemas latentes. 

Tem uma causa? Quer fazer a diferença? A hora é agora. 

 

Comentários

Quem escreve

Sofia Esteves

Presidente do Conselho em Grupo DMRH /Cia. de Talentos

Fundadora e presidente do Conselho do Grupo DMRH, compartilha neste espaço o que há de mais novo em carreira e gestão de pessoas. Ideias, reflexões e tendências para impulsionar o desenvolvimento pessoal dos empreendedores e de sua equipe.