Empreendedorismo

O que é empreendedorismo corporativo?

28/10/2014 • por meuSucesso .com

Uma característica capaz de identificar uma organização empreendedora é a quantidade de produtos que ela cria e lança para o mercado

O conceito de empreendedor corporativo permanece um mistério para muitos administradores. Porém, a presença de profissionais com essa característica dentro das empresas nunca passa despercebida. Eles são, acima de tudo, inovadores e criativos, capazes de impulsionar o desenvolvimento interno, ampliando a atuação da empresa em outras áreas. São empreendedores, mesmo que não sejam donos do próprio negócio.

O especialista em empreendedorismo José Dornelles reuniu em um artigo uma série de definições para o empreendedorismo corporativo. Entre elas a de Covin e Slevin, que diz: “Empreendedorismo corporativo envolve a extensão do domínio de competência da empresa e  corresponde a um conjunto de oportunidades através da combinação de novos recursos gerados internamente na organização.” 

Esse processo envolve dois tipos de fenômenos e de processos que os cercam. Primeiro, o nascimento de novos negócios dentro de organizações existentes. Isto é, inovações internas. Em seguida, a transformação das organizações por meio da renovação das áreas-chave sobre as quais a empresa é sustentada. Ou seja, renovação estratégica. 

Outra característica capaz de identificar uma organização empreendedora é a quantidade de produtos que ela cria e lança para o mercado. Tendo esse DNA inovador, essas empresas utilizam a tecnologia em seu favor e geram novas possibilidades aos seus consumidores.

Estimulando o empreendedorismo corporativo

Para estimular o empreendedorismo corporativo dentro do seu negócio, é preciso promover uma renovação organizacional. Esse processo consiste em duas esferas: inovação e novos negócios, e renovação estratégica. 

“Empreendedorismo corporativo é a soma da inovação, renovação e esforços relacionados a novos negócios de uma empresa. Inovação envolve a criação de novos produtos, processos e sistemas organizacionais. Renovação significa a revitalização das operações da empresa através da mudança do escopo de seu negócio, suas abordagens competitivas ou ambas. 

Significa ainda a construção ou aquisição de novas competências e, então, criativamente, usá-las para criar valor aos acionistas. Novos negócios significam que a empresa desenvolverá novas atividades através da expansão de suas operações em mercados existentes ou novos mercados”, diz o especialista em empreendedorismo e autor Shaker Zahra.

Então, mantenha vivo o espírito empreendedor dentro da sua empresa, por mais consolidada que ela esteja, e a observe explorar novos horizontes.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários

Leia também