Finanças

O que é ponto de equilíbrio contábil

28/10/2014 • por meuSucesso .com

Entenda o conceito e por que é importante ter conhecimento sobre o assunto para o sucesso da sua empresa

Com a competitividade no mercado atual, abrir e manter um negócio é uma tarefa difícil e que requer conhecimento e habilidade. Alguns conceitos básicos de administração e contabilidade são indispensáveis para quem deseja embarcar nessa missão e garantir a lucratividade de um negócio. O Ponto de Equilíbrio Contábil é um deles: sua compreensão é essencial para gerir uma empresa bem sucedida. 

O Ponto de Equilíbrio Contábil de uma empresa é o momento em que o negócio não está gerando lucro nem prejuízo. Ele acontece quando os valores de custos e despesas são iguais ao valor da receita total. Pode ser chamado também de Ponto de Ruptura ou Ponto Crítico. 

Saber o Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC) de um negócio é muito importante para que níveis de produção possam ser definidos. Com o PEC, é possível estabelecer quantidades e valores necessários para lucrar ou, pelo menos, não ter prejuízo. Ele também permite analisar quando o negócio está numa "zona de perigo", ou seja, gastando acima do faturamento. 

O PEC é a base que serve de parâmetro para realizar vendas, compras e determinar que caminhos a empresa deve tomar para aumentar seus lucros. Para calcular o ponto, é preciso levar em conta os custos fixos contábeis da empresa e a Margem de Contribuição Unitária, que é o preço de venda menos os custos variáveis. O cálculo pode ser feito de duas formas: em valores ou quantidades. 

O ponto de equilíbrio em valor é calculado dividindo a quantia das despesas fixas pela porcentagem da margem de contribuição. Já o ponto de equilíbrio em quantidades pode ser obtido dividindo o valor das despesas fixas pelo valor da margem de contribuição. O cálculo em quantidades também vale para saber quantos dias de produção em uma empresa são necessários para que as despesas sejam iguais aos lucros.

Comentários

Leia também