Empreendedorismo

Os últimos 2 meses de 2015 - por Paulo Campos

29/10/2015 • por Paulo Campos

O colunista Paulo Campos, especialista em liderança e autoconhecimento, acredita que é preciso viver muito para ver como a vida é breve!

Quando pensei num tema para escrever para o meuSucesso.com deste mês, olhei o calendário e percebi que falta cerca de 2 meses para terminar o ano de 2015! Sem dúvida que em um ano tão difícil, parece que 2015 ainda não acabou, e ao mesmo tempo, é um período ideal para começar a planejar 2016.

Um ponto de partida é avaliar o quanto você está satisfeito com a sua vida. Gosto de usar o exercício Roda Vida que permite olhar para 8 partes/ áreas da sua vida e avaliar. São elas: saúde, carreira, desenvolvimento pessoal, relacionamentos, romance, dinheiro, divertimento/ recreação e, por último, ambiente físico. Para cada uma delas de uma nota de 1 (pouco satisfeito) e 7 (muito satisfeito), em seguida preencha os espaços de cada área de dentro para fora, e perceba em quais áreas você está mais satisfeito e quais não está.

Outro ponto para refletir sobre a forma que você tem construído a sua felicidade. Acredito que a chave da felicidade é encontrar prazer e propósito no seu dia a dia. Mudar o comportamento e ser mais feliz é tanto uma questão de tirar a atenção no negativo (e olha que os líderes políticos do Brasil são um concorrente e tanto) e colocá-la no positivo. Sua felicidade é determinada pela maneira que você aloca a sua atenção. Aquilo a que você presta atenção conduz seu comportamento e determina a sua felicidade. A atenção é a cola que mantem a sua vida coesa.

Observe os seus próximos 60 dias, quantas experiências você tem diariamente que gravitam entre o prazer e o propósito? Lembre-se que a diferença entre experimentar e avaliar é mais ou menos como a diferença entre ser filmado e ser fotografado. Em vez de focarmos no que realmente nos faz felizes, focamos no que deveria nos fazer felizes. Quando alguém tira uma foto nossa, nós “posamos”. Pense em todas as vezes que você pousou para a câmera de um jeito que não refletia seus sentimentos naquele momento. Uma filmadora é muito mais eficiente para mostrar nossos sentimentos ao longo do tempo.

Agora defina três pontos que você vai focar para deixar sua vida preparada para 2016 e trabalhe forte para ter um ano melhor e mais feliz. No fim das contas são a frequência e a intensidade dos seus sentimentos que importam. A felicidade está ligada ao princípio do prazer e propósito ao longo do tempo.

Aqui vai uma dicaduka: respire corretamente! Respirar é bem fácil, mas também é fácil se esquecer de como respirar direito. Sem perceber, muitos de nós respiramos curto ou esquecemos de usar o nariz e a boca juntos. O segredo é inspirar lentamente pela boca. Também ajuda expirar por mais tempo – um bom truque é contar até 3 enquanto você inspira e até 5 enquanto você expira. Respira adequadamente é uma das melhores maneiras de se acalmar e prestar atenção em qual lado você está mais pendendo: prazer ou propósito. Na próxima vez que for pensar na sua felicidade, tente fazer isso por um minuto.

Comentários

Quem escreve

Paulo Campos

Professor em Insper

Tem 20 anos de experiência em soluções de aprendizagem (Ensinar, Aprender e Liderar). Desde 2000 já realizou mais de 1.800 palestras para 80 mil pessoas nos temas relacionados ao comportamento humano nas áreas de liderança, aprendizado de adultos e gestão de pessoas. É Mestre em Psicologia da Educação/PUC, Pós-graduado em Marketing e Comunicação/ESPM.