Finanças

Qual a medida certa: aposto tudo no projeto ou reservo uma parte? - por Roberta

15/02/2016 • por Roberta Omeltech

A colunista Roberta Omeltech, especializada em finanças pessoais, dá dicas sobre qual é o equilíbrio entre arriscar tudo e se planejar

Olá, pessoal! Tudo bem?

Hoje estou aqui para compartilhar uma experiência que tivemos no começo da nossa jornada empreendedora.

Sempre tivemos o planejamento como um fator estratégico em nossos negócios, porém mesmo com todo este trabalho, alguns “ovos foram depositados em cestas erradas”.

Como empreendedores temos muita vontade de realizar, para muitos, a parte de planejamento é muito chata, conheço muitas pessoas que dizem:

“Lá vem a pessoa do financeiro falar de números e adiar os projetos”.

Agora eu lhe pergunto, qual a medida certa?

Aposto tudo no projeto ou reservo uma parte?

Com base na nossa experiência, tanto pessoal quanto no atendimento de diversos clientes, podemos observar que uma reserva é muito importante.

Por um lado, ao longo do tempo o projeto vai tomando forma e muitas vezes o escopo inicial acaba não acontecendo, o que exige um pouco mais de investimentos em áreas antes não abordadas. Por outro lado, existem os imprevistos, que como o próprio nome diz, não avisa quando vem.

Caso isso aconteça e você não tenha destinado uma reserva, seu projeto fica comprometido, pois se for algo novo que ainda não lhe traga os recursos mensais necessários, provavelmente você vai correr atrás de algo que lhe gere renda, muitas vezes, deixando de lado as atividades que realmente fazem sentido.

Se você que nos lê, está pensando em abrir um negocio ou é colaborador de alguma organização, esta dica também é valida, faça uma reserva de emergências, isso é extremamente importante.

Até a próxima

Comentários

Quem escreve

Coach, Consultora, Palestrante e Facilitadora nas áreas de Educação Financeira e Empreendedorismo. Sócia-diretora da Omeltech Desenvolvimento, empresa do ramo de Educação Corporativa, referência no Desenvolvimento de Líderes, Academia de Vendas e Marketing, Modelos de Influência, Planejamento Financeiro e Desenvolvimento de Estagiários.

Mais Colunas