Finanças

Como saber se tenho perfil para ser franqueado? - por Adir Ribeiro

5/03/2015 • por Adir Ribeiro

Adquirir uma franquia é uma tarefa árdua de pesquisa e decisão. Ter em mente o que se deseja e saber os seus objetivos de vida são fundamentais

Atualmente está complicado definir um perfil único para operar uma franquia, por isso o autoconhecimento se torna fundamental como base e início para avaliação. 

O fato que não pode ser negligenciado é que franquia apresenta riscos como qualquer outro negócio, obviamente riscos menores do que negócios independentes, mas mesmo assim exigirá muita disciplina e planejamento e execução do franqueado. 

Algumas dicas são relevantes e podem auxiliar nesse processo: 

  • Afinidade com o produto e marca: haver afinidade é um bom caminho andado, no sentido de gerar maior alinhamento no futuro.
  • Vontade de empreender: ter consciência desse desejo e saber dos riscos envolvidos, mas saber que operar um negócio pode ser uma excelente forma de se realizar e conquistar resultados importantes.
  • Capacidade financeira: toda e qualquer franquia exigirá um investimento inicial e um capital de giro necessário para operar o negócio, portanto deve-se ter conhecimento claro dessa situação e saber exatamente os seus limites.
  • Habilidade de lidar com as pessoas: os negócios são exercidos pelas pessoas, que atendem clientes, que desenvolvem as atividades do dia a dia e quanto maior essa capacidade de gestão humana, maiores são as chances de sucesso que o empreendedor terá.
  • Dedicação integral ou parcial ao negócio: como será essa dedicação e qual a exigência da Franqueadora nesse sentido, para não haver uma frustração no futuro sobre as expectativas e obrigações.
  • Capacidade de seguir regras: buscar esse alinhamento constante e contínuo, se adequar aos padrões da marca e diretrizes do planejamento do negócio, são fundamentais para a construção do sucesso.

Diversos aspectos podem ser avaliados para o perfil de um franqueado e nesse caso, destacamse os diversos cursos de formação e leituras de livros e revistas especializadas, bem como sites de negócios que podem ajudar a ampliar o grau de consciência desse candidato para a oportunidade de tornar-se um franqueado.

Pela pujança do sistema de franquias com crescimento expressivo nos últimos anos, podemos afirmar que existem ótimas oportunidades de negócios disponíveis no mercado.

Comentários

Quem escreve

Adir Ribeiro

Presidente em Praxis Business, São Paulo

Presidente e Fundador Praxis Business Especialista em Gestão Estratégica de Franchising & Varejo, atua há mais de 20 anos nesses mercados. Treinou mais de 50 mil pessoas. É coautor dos livros: Gestão Estratégica do Franchising – Como construir redes de franquias de sucesso e Franchising – Uma Estratégia para a Expansão de Negócios. Colunista e Mentor da Endeavor, Expert do Meu Sucesso.com, Apoiador e Voluntário do Instituto CEO do Futuro (icf.org.br), Consultor Técnico da ABF para a NRF (maior evento do varejo mundial, que acontece em Nova York – EUA), Professor de grandes Escolas de Negócios no Brasil: FGV, FIA/Provar, ABF e Insper.

POR Adir Ribeiro

A "nova era" do Franchising

2 0

Mais Colunas