Finanças

O seu 2016 vai ser diferente? - por Roberta Omeltech

22/12/2015 • por Roberta Omeltech

Já pensou como vai fazer seu planejamento financeiro para o próximo ano? Ainda não? Reflita com a nossa especialista em finanças!

Estamos em um momento propício para falarmos de planejamento financeiro.

Geralmente é nessa época do ano que nós fazemos um balanço da vida, aquilo que conseguimos realizar e o que deixamos para trás, os sonhos que foram minados pelas circunstâncias e diversos outros aspectos relacionados à nossa vida pessoal e profissional.

Quero lhe propor uma reflexão: Como você vai terminar o ano de 2015 financeiramente?

De forma positiva? Sim, mesmo em meio a todo o cenário econômico, existem pessoas e empresas que prosperaram muito neste ano de 2015.

Ou de forma negativa?

Se foi de forma negativa, reflita comigo, qual o motivo?

Algum imprevisto que aconteceu ao longo do ano e que te colocou nesta situação, mesmo você tendo feito o planejamento?

Se foi isso que aconteceu, levante a cabeça, ao invés de ficar olhando para o problema, foque seus pensamentos nos aprendizados que você teve nesta circunstância e vá para frente.

Falta de planejamento, gastou mais do que deveria, tomou decisões precipitadas que não precisavam ser tomadas?

Seja sincero com você mesmo(a), a reflexão é sua e de mais ninguém.

Se faltou planejamento, este é o momento ideal de você virar a página e escrever uma nova história financeira na sua vida. Separe um dia para conversar com a família, ou refletir sozinho mesmo sobre os planos, mas não apenas isso, em quanto tempo pretende realizar, quanto isso vai custar e assim sucessivamente.

Faça uma análise inicial da sua situação, qual é o seu custo fixo atual?

Quanto entra líquido para pagar estas contas e quanto sobra, ou falta?

Essas informações são de extrema importância para que você termine o ano de 2016 diferente do final deste ano e dos anos anteriores.

Para muitas pessoas, principalmente aquelas que não gostam de lidar com números, fazer este controle parece uma tortura, mas pense:

Você acredita que tortura é sentar e planejar a sua vida ou tortura é a forma com que você tem administrado seus recursos?

Temos certeza que com planejamento, bastante trabalho, dedicação e estudo, você terá um 2016 repleto de grandes conquistas e realizações.

Até a próxima.

Comentários

Quem escreve

Coach, Consultora, Palestrante e Facilitadora nas áreas de Educação Financeira e Empreendedorismo. Sócia-diretora da Omeltech Desenvolvimento, empresa do ramo de Educação Corporativa, referência no Desenvolvimento de Líderes, Academia de Vendas e Marketing, Modelos de Influência, Planejamento Financeiro e Desenvolvimento de Estagiários.

Mais Colunas