Finanças

Qual é a importância da administração financeira para MPEs?

8/09/2014 • por meuSucesso .com

Se enxergarmos uma empresa como um organismo, pode ter certeza de que a área de finanças será um dos órgãos mais vitais

Do ensino básico à faculdade, as disciplinas de cálculo são sempre enxergadas como vilãs, matérias chatas, meros males necessários para passar de ano. Talvez, por isso, o Brasil ainda amargue péssimos índices de desempenho nessa área. E isso se reflete também no mundo dos negócios. Embora sejamos um dos países mais empreendedores do mundo, temos uma taxa de mortalidade empresarial ainda muito grande. E um dos principais motivos para o mau andamento de muitos empreendimentos é a dificuldade para administrar as finanças.

Se enxergarmos uma empresa como um organismo, pode ter certeza de que a área de finanças será um dos órgãos mais vitais. Sem planejamento financeiro e uma boa administração desse setor, dificilmente um negócio vai prosperar. Nas pequenas empresas, isso é ainda mais crucial e qualquer passo errado pode comprometer o crescimento ou mesmo afetar o desempenho lá na frente.

Elencamos abaixo alguns motivos pelos quais a administração financeira é importante para micro e pequenas empresas. Confira:

Quanto menos dinheiro, maior deve ser o planejamento

Um trabalhador que ganhar um salário mínimo não pode ser dar a certos luxos e precisa se virar nos trinta para conseguir sobreviver e pagar as contas. Para não entrar no vermelho e piorar ainda mais sua situação, uma palavra é fundamental: planejamento. Para uma pequena empresa, que ainda não têm um grande fluxo de caixa e, certamente, um volume considerável de custos para cobrir, planejar tudo na ponta do lápis é algo indispensável. Se deixar as coisas correrem soltas, muito provavelmente a situação vai fugir do controle em algum momento.

Os primeiros passos vão influenciar o futuro

Se você pretende um dia transformar seu pequeno negócio em uma grande empresa, acerte os ponteiros do planejamento financeiro desde cedo. Traçar um caminho falho nessa área quando a empresa está se estruturando pode comprometer o sucesso dos planos futuros (isso se houver futuro!).

Com contas arrumadas, será mais fácil acessar crédito

Se as contas da empresa estiverem no lugar, você poderá buscar crédito junto a bancos, por exemplo, sem inflar o orçamento com o pagamento da dívida, que também será bem planejada. Mas se, pelo contrário, o empréstimo foi resultar simplesmente em uma despesa a mais para uma planilha que já está apertada ou mesmo for para pagar dívidas, em pouco tempo a situação pode acabar piorando.

Conteúdo Administradores.com produzido com exclusividade para o meuSucesso.com

Comentários