Entenda como a gestão financeira adequada pode fazer seu negócio crescer mesmo em tempos de crise com 3 dicas aplicáveis à sua realidade.


Crise. Uma palavra que causa calafrios em quem respira o mundo empreendedor ou corporativo. Se ela vem acompanhada da palavra “financeira”, o calafrio vem ainda mais forte. Mas, ainda bem, existe a gestão financeira. Um setor que exige profissionais capacitados e experientes, que fazem as empresas crescerem e até lucrarem mesmo em tempos de crise. 

Neste artigo, você vai se aprofundar sobre gestão de crise, a gestão financeira, bem como sua importância para finanças em tempos nebulosos para os negócios. Ainda, você vai aprender 3 dicas que pode aplicar no seu negócio para fazer uma gestão financeira adequada e eficiente. 

Boa leitura!

O que é gestão de crise

A gestão de crise, ou gerenciamento de crise, é um conjunto de ações e procedimentos a serem adotados diante de uma situação de crise com o objetivo de minimizar impactos negativos, além de identificar oportunidades de melhoria de imagem e reputação em um negócio.

Para ter processo de gerenciamento de crise eficiente, é essencial a periódica reavaliação das estratégias adotadas pela empresa, além da mensuração dos impactos causados, tudo isso para orientar algum realinhamento de discurso, posicionamento ou até mesmo confiança que seja necessário em relação aos clientes ou público em geral.

O gerenciamento começa na avaliação dos perigos em potencial, passando pela criação do plano de contingência, até o domínio dos meios de comunicação, internos e externos. Ou seja, a meta é assumir o controle da situação e agir com transparência, assertividade e cautela. Há uma necessidade constante de transmitir segurança e credibilidade.

Também se trata de um processo contínuo de aprendizagem, por meio de uma visão geral de pontos, gerais e específicos, do que pode ser melhorado utilizando diagnósticos de erros e acertos de experiências anteriores, de modo a antecipar ou minimizar crises futuras ou a prática das mesmas ações que causam prejuízos.

Por que focar em gestão financeira em tempos de crise?

Quem empreende sabe: em tempos de crise, é preciso sempre muita cautela nas atitudes. Cada passo e cada decisão deve ser devidamente planejada e analisada. Afinal, a empresa está com menos renda e qualquer passo errado pode resultar em imensos prejuízos. A gestão financeira é justamente a parte responsável pelo planejamento, controle e decisões estratégicas em relação à aplicação do dinheiro da empresa, que pode crescer mesmo em tempos de crise. 

Toda empresa busca crescer e, consequentemente, ganhar mais dinheiro. E a gestão financeira é o caminho para isso. Pois ela possibilita e fornece as práticas e os recursos para que os profissionais especializados analisem cenários e tracem metas. Assim, por meio de ações calculadas e estrategicamente desenvolvidas, a empresa pode melhorar seus resultados, além da própria forma de usar seus recursos.

É o que os responsáveis pela gestão financeira vão fazer: por meio de técnicas e conhecimentos aprofundados, eles vão encontrar pontos de melhoria em toda empresa, além de administrar o dinheiro da empresa bem como seus bens. Dessa forma, vão procurar conciliar as metas financeiras da empresa, como a redução de custos, com o objetivo de aumentar o número de vendas, por exemplo.

Porém, não se engane: a gestão financeira não é uma prática tão simples de ser aplicada em um negócio. O controle do capital da empresa exige, além de experiência, visão de negócio, conhecimento e uso inteligente de ferramentas tecnológicas.

Como aplicar a gestão financeira no seu negócio

Um ponto fundamental que não pode faltar à gestão financeira em tempos de crise é a união de todos os colaboradores na missão de superar o momento de adversidade gradativamente. A partir desse entendimento coletivo, se torna mais fácil colocar os outros passos em prática. Confira, a seguir, 3 dicas para fazer uma boa gestão financeira no seu negócio: 

I – Avalie os recursos do negócio

Você já sabe que o cenário é de crise. Por ser um problema advindo do macroambiente, a resolução não está ao seu alcance. Nesse sentido, cabe à sua gestão financeira avaliar os recursos atuais a fim de se certificar sobre as reais condições da empresa. Calcule os custos (fixos e variáveis), some os recebíveis e analise exatamente quanto é necessário para manter o negócio funcionando.

II – Diminua os gastos possíveis

Agora que você já sabe sobre as condições reais da empresa, é hora de começar a cortar os custos. Ainda que o levantamento financeiro não aponte uma situação preocupante, durante um período de crise é importante eliminar gastos supérfluos ou que apresentem baixo retorno. Além disso, é fundamental avaliar pontos como contratação de terceirizados, horas extras etc. Em resumo, analise possibilidades como:

  1. Diminuição da folha de pagamento;
  2. Redução do tempo de trabalho;
  3. Integração de equipes.

III – Adote uma ferramenta tecnológica para controle financeiro

Toda análise de recursos e redução de custos demanda um estudo aprofundado e eficiente por parte do gestor financeiro. Logicamente, uma pesquisa tão detalhada não pode ser realizada de forma manual. Além de tomar um longo tempo, ela corre grande risco de falhas. Por isso, um sistema de gestão financeira se faz tão necessário. Com uma ferramenta especializada, você consegue manter o controle total do fluxo financeiro da sua empresa e tomar decisões com base em dados concretos. Além disso, um sistema de gestão financeiro é capaz de automatizar diversos processos. O que permite uma redução de mão de obra sem comprometer a produtividade da empresa.

Por fim, em tempos de crise, a sua empresa não deve se descuidar um segundo da gestão financeira. É preciso manter o controle dos custos e recebimentos e garantir o equilíbrio das contas fixas. Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos. Para saber mais e melhorar o seu planejamento financeiro, baixe gratuitamente e leia o e-book “Guia De Gestão Financeira: Tirando o seu negócio do vermelho” clicando aqui.