Saiba reverter uma crise com uma gestão de negócios assertiva, tendo como protagonista quem transformou uma dívida de milhões em um faturamento bilionário.


Compreender a gestão de negócios pode ser o que faltava para te levar para mais perto dos seus objetivos como empreendedor. Com o 50º Estudo de Caso de meuSucesso, você vai aprender isso e muito mais. Conheça a trajetória de Greice Ciarrocchi, CEO da CCS, e saiba quais foram as medidas adotadas para tornar a CCS uma empresa de faturamento bilionário e uma das mais importantes do país no ramo em que atua.

Acompanhe o texto, conheça Greice Ciarrocchi e saiba quais são os assuntos que serão abordados durante o decorrer do Estudo de Caso. Boa leitura! 

Quem é Greice Ciarrocchi?

A história de Greice Ciarrocchi poderia ser um filme. Não à toa, ela se transformou no 50º Estudo de Caso de meuSucesso.

Tudo começou no quintal de uma casa, onde Almir Ciarrocchi produzia portões, ainda adolescente. A empresa cresceu e se transformou numa indústria de portões, portas e janelas em aço sob medida.

Com a mente visionária de sempre, Almir descobriu uma máquina de corte a laser, tecnologia nova no Brasil e no mundo, o que lhe despertou a ideia de inovar e montar uma nova empresa: assim, nascia a CCS. Fundada em 1995, iniciou suas operações em um galpão alugado com 700 m².

Foi onde Greice Ciarrocchi cresceu, acompanhando o trabalho árduo do pai e dando os primeiros passos na empresa que, mais tarde, ela administraria.

Ela estudou administração e seu sonho de ser colaboradora em uma multinacional parecia realizado ao começar a trabalhar na Mercedes-Benz. Em 1999, Almir pediu para ela trabalhar com ele na CCS.

“Foi muito difícil tomar essa decisão”

Greice Ciarrocchi

Mas o coração – aliado ao profissionalismo – falou mais alto e, naquele mesmo ano, ela entrou oficialmente na CCS, já trazendo bagagem para a transformação do empreendimento.

A dedicação da ainda aprendiz – vendo a empresa como um todo – a tornou responsável por negociações com empresas no exterior e por investimentos na área financeira e de logística com novas e importantes contratações, até que a crise econômica mundial de 2016 fez o faturamento despencar de uma hora para outra, quando uma decisão difícil teve que ser tomada: cortar custos com a demissão de mais da metade dos colaboradores da CCS.

Foi difícil ver da janela de sua sala a rescisão de contratos em massa e o empreendimento com uma dívida de milhões. Em 2017, seu pai Almir faleceu em decorrência de um câncer.

Greice mal pôde chorar seu luto, já que precisava honrar os compromissos da CCS. Seu propósito era reerguer a empresa fundada pelo pai e recontratar todos os funcionários que precisaram demitir durante a crise na empresa. E foi a partir de uma efetiva gestão de negócios e financeira que ela alcançou isso, fato confirmado pelo faturamento de R$ 1 bilhão em plena pandemia.

Empresária, mãe e especialista em liderança e relações humanas, Greice Ciarrocchi é a mulher à frente da CCS Tecnologia e Serviços S/A e uma das empresárias brasileiras que se tornou destaque devido ao fato de transformar uma dívida de 80 milhões e um faturamento de 1 bilhão de reais, um crescimento exponencial mesmo durante a pandemia.

O que você vai ver neste Estudo de Caso?

Nesse Estudo de Caso, Greice Ciarrocchi deixa claro sua intenção em ajudar empresas e líderes que querem tomar decisões mais assertivas.
A empreendedora busca dar dicas do que aprendeu com toda sua experiência para inspirar e incentivar empreendedores que estejam passando ou, em algum momento, venham a passar por dificuldades.

Aprenda com esse grande nome do empreendedorismo brasileiro alguns temas relevantes para quem tem um negócio como gestão de crises, gestão de negócios, gestão financeira e 360º, modelos de vendas e inteligência emocional.

Gestão de múltiplas frentes

Greice entrou na CCS após uma experiência breve na Mercedes Benz, e os aprendizados de Greice ajudam os alunos do Estudo de Caso a criar uma visão ampla em gestão de negócios, compreendendo os primeiros passos do processo de gestão da empreendedora, a partir de erros, acertos e desafios enfrentados, além de exercer diferentes papéis que essa posição requer.

Modelo de vendas

Com todo conhecimento adquirido a partir dos modelos de vendas da CCS, o aluno será capaz de reconhecer o método mais adequado para ajudá-lo a otimizar toda operação comercial, alcançando, também, melhores índices de lucratividades para o negócio.

Gestão de crise

Mesmo quem acha que a vida de empreendedor “é fácil” sabe que em uma empresa existem vários desafios. E, claro que com a CCS não foi diferente.
A gestão de crise feita por Greice e a reestruturação do negócio transformaram a CCS em uma potência do aço. Neste módulo, o aluno irá aprender quais foram as alternativas escolhidas por Greice e seu time para superar a primeira grande crise no mercado da indústria.

Gestão 360

Uma regra clara para quem é empreendedor é que não se pode focar somente em uma direção ou em um problema, afinal, isso não permite que o responsável acompanhe todas as atividades que influenciam nos resultados positivos que deseja alcançar.

A gestão 360 consiste em uma metodologia que objetiva promover a visão panorâmica da empresa.

Aqui, o aluno aprenderá a fazer uma gestão 360, que contribuirá para ter uma visão completa de todo o potencial do seu negócio.

Gestão de crescimento

Para prosperar, é importante, antes de tudo, ter um mindset de crescimento e resolução de problemas – o modelo mais utilizado em startups de sucesso, que já nasceram inseridas em um mundo digital e estão preparadas para lidar com as mudanças rápidas e constantes do mercado.

Esse é o último módulo do curso, fundamental para entender como a CCS triplicou o faturamento e alcançou um crescimento exponencial.
Os temas são fundamentados nas estratégias utilizadas por Greice, que fizeram a empresa ser recorrente e escalável após um período de crise.

Gestão financeira

Tomar decisões assertivas é o segredo para a lucratividade do negócio, principalmente em períodos de crise. Ela é fundamental para qualquer empresa, pois é responsável por planejar o controle e o uso de seus recursos. Todos os setores são influenciados, já que é ela quem faz orçamentos e define para onde vai esse recurso.

Aqui, os alunos irão aprender os elementos principais para fazer uma gestão financeira eficiente para uma crise  já existente ou que venham a enfrentar.

Aprenda já com Greice Ciarrocchi, clique aqui e saiba mais.