Gestão

20 perguntas e respostas na hora da entrevista de emprego

3/06/2018 • por meuSucesso .com

Separamos uma lista com perguntas e respostas na hora da entrevista de emprego que pode ajudar tanto empreendedores, empregadores e quem está buscando recolocação.

O processo seletivo para uma vaga de trabalho é, por vezes, um momento de muito medo e nervosismo. Para quem está preparado, porém, é só uma simples etapa até o sonhado emprego. Mas engana-se quem pensa que apenas os candidatos ficam aflitos neste momento. O empregador também sabe que aquele é um momento um tanto quanto crucial e ele precisa ter um feeling para selecionar o melhor profissional para o seu negócio.

Afinal, o que está em jogo para o empreendedor é a contratação de alguém que pode ajudar no crescimento da empresa ou atrapalhar esse processo.

Por isso, confira abaixo uma seleção de perguntas e respostas que servirão tanto para contratantes como para candidatos:

1 - Por que você deve ser contratado?

Esta é, com toda certeza, uma das perguntas mais frequentes nos processos seletivos. Entrevistadores devem ficar atentos se os candidatos conhecem a vaga, a empresa, a função, a fim de identificar se eles possuem habilidades exigidas para o cargo. Já os candidatos devem, claro, pesquisar tudo sobre a vaga e a empresa antes da entrevista, objetivando causar uma boa impressão, proatividade e, claro, dizer o que o entrevistador quer ouvir. A partir daí basta preencher os pré-requisitos do cargo com suas habilidades profissionais e impressionar o entrevistador.

Experimente por 7 dias grátis

2 - Que animal gostaria de ser?

Tente não escolher um animal conforme sua simpatia com ele, mas sim por suas características. Você pode, por exemplo, escolher animais poucos citados como a formiga, excepcional trabalhadora apesar do seu pequeno tamanho. Outros animais que podem ser citados são os cães (lealdade, senso de defesa e faro apurado), cavalo (rápido, forte, veloz e inteligente), macaco (aprendizado rápido e inteligência acima da média) e aranha (organizada, forte, cautelosa na captura das presas).

3 - Que salário considera justo?

O salário é um aspecto crucial na hora de começar um novo trabalho. No entanto, ele não deve ser o único fator analisado durante um processo seletivo. Carga horária, benefícios oferecidos, quantidade de trabalho, flexibilidade e o local do emprego devem ser levados em consideração neste momento. Portanto, faça um equilíbrio entre o salário desejado e as quantidades de benefícios que você terá se contratado. Você perceberá que o benefício em dinheiro nem sempre é o fator principal e que um salário menor, mas repleto de benefícios pode ser bem mais interessante.

4 - Como você reage às críticas?

O objetivo do empregador é analisar a receptividade do empregado aos feedbacks. Para o candidato, é essencial saber ouvir, aprender e querer melhorar. Portanto, citar essas características como resposta vai garantir alguns pontos extras na seleção, ao invés do típico “reajo bem”, que demonstra incerteza sobre isso. Portanto, uma boa medida é citar exemplos. Para isso, seja honesto e cite algum feedback negativo recebido em um trabalho anterior e como você reagiu. Lembrando que o entrevistador não quer necessariamente ouvir só coisas positivas sobre o candidato, mas sim como ele evoluiu perante o problema.

5 - Como você reage quando não concorda com o líder da equipe?

Para os entrevistadores essa questão é fundamental para diferenciar os candidatos sensatos e que sabem dialogar e os rebeldes sem causa. Afinal, ela identifica como os candidatos lidam em momentos conflituosos, além de suas habilidades de negociação com os seus líderes.

6 - Porque você quer ser contratado pela nossa empresa?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, mas várias. O candidato entrevistado deve demonstrar, por exemplo, que os seus conhecimentos e sua experiência profissional vão beneficiar a empresa. Além disso, demonstrar uma motivação pessoal e a admiração pela empresa em questão pode conquistar o entrevistador. Para isso, o candidato deve demonstrar que sabe da história e da atuação da empresa, além da importância da vaga tanto para ele, quanto para a organização. O objetivo aqui é transmitir que esta é uma oportunidade de crescimento tanto para o candidato, quanto para a empresa.

7 - O que o diferencia dos outros candidatos?

Aqui o entrevistado deve fazer uma análise pessoal e um marketing positivo sobre seu currículo e habilidades. Não há uma receita pronta. Recorra às suas experiências, personalidade e competências para construir um bom argumento. Caso o candidato tenha uma experiência específica em alguma tarefa importante deve mencionar neste momento, gerando uma diferenciação entre ele e os demais candidatos. Além disso, procure não mentir, mas sim destacar suas habilidades e envolver as atividades da vaga nelas.

8 - Porque você foi desligado/demitiu-se?

Ser demitido ou ter pedido demissão não precisa necessariamente ser algo negativo no currículo de um candidato. Caso o emprego anterior tenha sido demasiadamente negativo para o candidato, ele pode usar isso ao seu favor. Não precisa exagerar nas críticas a empresa anterior e, assim, causar uma má impressão ao entrevistador. Basta contextualizar a situação, ser sincero e objetivo sobre o problema, respondendo a questão com racionalidade e não com emoções exacerbadas — isso demonstra maturidade, profissionalismo e aprendizagem.

9 - Fale sobre você

Esta talvez seja a pergunta mais reveladora de uma entrevista de emprego. O entrevistador deve ficar atento em como o candidato se apresenta, no que fala, no que oculta e, claro, em como fala. Como resposta, os candidatos devem ignorar questões superficiais e insignificantes, prezando sempre por destacar o seu currículo, suas habilidades e, claro, seus objetivos profissionais.

10 - Como você trabalha sob pressão?

Responda com sinceridade sobre como você encara os problemas e, caso tenha algum bom exemplo passado, repasse a mensagem ao entrevistador, sempre contextualizando a situação e demonstrando o resultado final da mesma. Demonstre o poder do seu lado racional e deixe o emocional de lado, principalmente se a pergunta for feita durante uma seleção para cargos de liderança.

11 - Onde se vê daqui a 5 anos?

Essa definitivamente não é uma questão superficial. Nela, o recrutador quer saber sobre a visão de futuro do candidato, ou seja, se ele está interessado na área e pretende investir nela ou se só está lá por necessidade momentânea. Óbvio, toda empresa prefere o candidato que quer investir na área e consequentemente trazer benefícios para a organização e, de brinde, evitar custos com demissões e outros processos seletivos.

Portanto, responda a questão envolvendo a área da vaga em questão, garantindo assim que o recrutador perceba que você pretende investir em seus conhecimentos para oferecer mais benefícios a empresa.

12 - Qual foi a sua maior conquista no trabalho?

Caso você não tenha uma grande conquista na empresa anterior, vale elencar variados resultados para as empresas onde passou, como quantidade de vendas, contratos, parcerias etc. Se você não conseguir lembrar de cabeça de algo, vasculhe redes sociais e antigos instrumentos de trabalho a fim de lembrar de alguma boa conquista e, claro, contextualize a situação para que o entrevistador tenha um envolvimento na situação.

13 - O que você mudaria em seu último emprego?

Para o entrevistador, este é um momento ideal para avaliar a ética e a capacidade crítica do candidato. Para o candidato, fica o alerta: se for elaborar críticas ao antigo emprego, que o faça de forma construtivas e não em tom de fofoca.

14 - Qual é o emprego dos seus sonhos?

Um emprego tranquilo, com alto salário e poucas horas de trabalho, além de muito reconhecimento. Essa seria a resposta padrão que muita gente iria responder. No entanto, não é nem de longe o que o recrutador quer ouvir. Portanto, demonstre que o seu emprego dos sonhos envolve crescimento pessoal, profissional, experiências e, claro, que ele promova o crescimento da empresa de forma saudável e honesta. Além disso, você pode utilizar algumas características da vaga a qual está concorrendo para usar de exemplo. Isso deve agradar ao entrevistador e fazê-lo ter mais certeza que você é o candidato ideal para a vaga em questão. Evite fazer piadas se o entrevistador não aparentar estar de bom humor no momento. A resposta não precisa ser muito elaborada, detalhada.

15 - Você não acha que é qualificado demais para esta vaga?

Por vezes, a sobrequalificação pode não ser bem encarada por uma empresa durante um processo seletivo. Basicamente, o entrevistador pode pensar que o trabalhador vai exigir muitos benefícios na hora da contratação ou ir para outro emprego assim que surgir uma oportunidade melhor. Como resposta, o entrevistado pode confirmar que há uma sobrequalificação para a vaga, mas deve deixar claro que seu currículo vasto só servirá para beneficiar a empresa diante suas funções, que aquele emprego é o que ele espera no momento e que ele é o candidato ideal para a vaga.

16 - Qual foi a decisão mais difícil que você tomou até hoje?

O objetivo da questão é avaliar o comportamento e a capacidade de decisão do candidato diante problemas. Se você é o entrevistador, não esqueça de perguntar também sobre as consequências positivas e negativas da decisão tomada.

17 - Cite três defeitos seus

Todo mundo tem defeito e não há como responder essa questão com um "não tenho". Portanto, seja sincero com você e com o entrevistador. No entanto, demonstre que você está tomando medidas para melhorar tal ponto negativo. Entre os defeitos mais apresentados pelos candidatos estão o medo de falar em público, timidez, perfeccionismo, organização,

18 - Cite três exemplos de qualidades suas

Essa é mais uma questão que você deve ser bem sincero na resposta. No entanto, organização, flexibilidade, sinceridade, criatividade, proatividade, pontualidade, sabedoria e eficiência são algumas qualidades que somam pontos extras na avaliação dos entrevistadores.

19 - O que você faz durante seu tempo livre?

Os hobbies de uma pessoa dizem muito sobre ela. Como você aproveita o seu tempo livre?  Investe em si? Não faz nada de produtivo e descansa? Festeja? Percebeu como essas respostas podem diferenciar uma pessoa da outra?

20 - Me vende essa caneta

Essa é uma pergunta que aparece muito em vagas para o setor de vendas e para respondê-la, você precisa inicialmente conhecer o entrevistador. Por isso, utilize perguntas como "você já tem uma caneta?", "gostaria de ter a caneta certa para você?" e "o que significa para você uma caneta de qualidade?". Após isso, crie uma ligação emocional entre o produto e o cliente (entrevistador). O mesmo pode ser feito com qualquer produto oferecido por ele.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários