Gestão

4 dicas para achar insights olhando para um segmento de mercado

18/03/2015 • por Marcos Bedendo

Confira dicas práticas da busca conceitual por oportunidades de mercado

No meu último post comentei como buscar insights de negócios através da busca conceitual e da busca perceptual. Hoje irei detalhar um pouco melhor como a busca conceitual pode ser feita.

As estratégias que irei comentar aqui são derivadas de ensinamentos de Peter Drucker, um grande professor e pensador do mundo dos negócios e administração.  Ele nos ensina que ao olhar um segmento precisamos focar essencialmente em quatro pontos: as mudanças nos padrões de consumo, as novas necessidades, as estranhezas ou incongruências e o inesperado.

As mudanças nos padrões de consumo de um mercado acontecem em diferentes segmentos o tempo todo, podendo mudar as características de um mercado e fazer com que novos negócios surjam rapidamente. Um exemplo que estamos vivendo recentemente é a explosão do consumo de cervejas artesanais. Os consumidores passaram a se interessar por diferentes sabores e variedades de cervejas e a perspectiva do mercado mudou, trazendo grandes oportunidades para empreendedores na fabricação e importação de cerveja, e também no processo de venda de cerveja no varejo - via pequenas lojas ou mesmo quiosques em shoppings. Aqueles que perceberam esta alteração puderam (e ainda podem) se aproveitar desta nova necessidade de consumo.

As novas necessidades acontecem toda vez que há uma evolução do mercado, e algumas empresas e empreendedores são mais rápidos em captar essa evolução e oferecer soluções para ela. As pessoas, em especial aquelas que utilizam transporte público, gastam muitas vezes horas para se locomover de um lugar para outro, e precisam estar entretidas neste período. Durante certo tempo era comum a venda de revistas e livros próximos a pontos de ônibus e estações de metrô.  A popularização do uso de smartphones abriu espaço para uma grande indústria de jogos, na qual empreendedores aproveitaram a oportunidade para fazer jogos que transformaram seus criadores em empresários de sucesso - como o Candy Crush ou o Angry Bird. Hoje é mais comum vermos no ônibus ou metrô pessoas jogando no smartphone do que lendo um jornal ou uma revista.

As estranhezas ou incongruências de um mercado podem ser ótimas oportunidades para se conseguir inovar e, com isso, ter um empreendimento de sucesso. Veja por exemplo que o mercado de fotografias todo migrou para o digital. Ninguém mais tira fotos em câmeras com filme. No entanto, muitas pessoas ainda gostam de ter suas fotos impressas, para colocar em porta-retratos, quadros ou álbuns. E o processo parecia não fazer sentido. O consumidor para ter uma foto impressa deveria ir até um local, entregar os arquivos de suas fotos em CD, pen drive, etc.  e, posteriormente, passar para retirar. Olhe que estranho: todo o processo é feito de maneira digital, mas o processo de impressão necessita de presença física e deslocamentos. Isso foi resolvido através de serviços online, nos quais são feitos os uploads de fotos ou álbuns, e o resultado chega impresso por correio dias depois, graças àqueles que estavam prestando atenção neste mercado.

Finalmente pode acontecer o inesperado, ou seja, se aproveitar de algo que não ocorreu como o previsto para que ele se torne um sucesso de alguma outra maneira. Um grande e clássico exemplo disso é a história da criação do Post It, da 3M. Um dos engenheiros responsáveis por inovação tentava criar um produto quando algo saiu errado - ele inventou uma cola que não colava. No entanto, um colega percebeu que a cola podia ser usada para marcar livros, pois ela descolava e não deixava resíduos. A partir daí eles transformaram esta cola num produto usado para diversas atividades no cotidiano empresarial, que se tornou um dos grandes sucessos da empresa.

Espero que essas 4 maneiras de se olhar para um mercado tenha ajudado você a pensar um pouco diferente sobre o seu ambiente de negócios e que possa, quem sabe, se tornar o embrião de um grande negócio.

Comentários

Quem escreve

Marcos Bedendo

Sócio Consultor em Brandwagon Consultoria de Marca e Inovação

Professor de cursos de pós-graduação em instituições como ESPM-SP, FIA-PROVAR e FAAP, lecionando assuntos relacionados à gestão de marketing e marcas. Oferece também cursos na Casa do Saber. Realiza palestras em empresas nacionais e multinacionais sobre marcas, marketing, e inovação. É sócio-consultor da Brandwagon, consultoria especializada em processos de criação e gestão de marcas e inovação. Colabora com análises sobre marketing para veículos como Exame, Época Negócios, Isto É Dinheiro, UOL. Atualmente possui o blog “Branding, Consumo e Negócios”, na Exame.com. É autor do livro “Branding para Empreendedores”, com lançamento em Março de 2015