Aprenda o que você precisa fazer para aumentar o portfólio de produtos da sua marca ou expandir a atuação do negócio


Para todo empreendedor uma das questões mais importantes é como expandir o negócio, alguns escolhem o modelo de franquias, outros preferem atingir canais diferentes e, em muitos casos, também a opção é aumentar o portfólio de produtos. Porém é preciso que você pense bem nessa estratégia e saiba aumentar o seu portfólio ou diversificar a área de atuação.

É importante ter um FOCO para o seu negócio. Sem FOCO, as extensões se tornam inconsistentes.

Criar extensão de marca depende de 3 fatores

PROEMINÊNCIA das associações da marca-mãe no contexto de extensão, ou seja, quais informações da marca-mãe vêm à mente do consumidor quando este pensa na extensão da proposta.

FAVORABILIDADE de quaisquer associações inferidas no contexto de extensão, ou seja, se essas percepções sugerem que tipo de produto a extensão da marca seria se tal resposta está em linha com a extensão proposta.

EXCLUSIVIDADE de quaisquer associações inferidas no contexto de extensão, isto é, como estas percepções se comportam com as dos concorrentes.

Esta coluna, escrita por Marcos Bedendo, é uma boa opção para você que quer aprender a construir a proposta de valor do seu negócio.

Exercício prático de expansão de portfólio

Suponhamos que você tem um e-commerce que vende cartuchos e suprimentos de informática, mas você quer expandir a oferta de produtos, mas não sabe se compensa e se o seu público irá ter interesse. Suponhamos que surja a oportunidade e um fornecedor ofereça que você compre centenas de canecas para sublimação (processo que está relacionado à estamparia de camisetas, canecas e produtos personalizados em geral) ou suponhamos um lote de mouses. Porém, ele te oferece um alto estoque que sairá por cerca de R$ 200 mil reais.

Será que vale a pena o investimento? Muita gente, por impulso, pode acreditar ao fazer análise de mercado que esse produto vende muito e é uma boa opção, mas a questão é se o seu e-commerce tem força e peso para vender isso, um produto pelo qual o seu público não está acostumado, que os seus clientes muitas vezes vão ficar confusos por estar ali entre as opções ofertadas e etc.

A dica aqui é negociar com fornecedor, fazer testes na loja online, e com sinal verde é possível importar quantidades maiores e investir mais tempo e ações na estratégia.

Embora essa história seja fictícia, nos faz lembrar da trajetória de Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser, que mudou o rumo da empresa que vendia cartuchos de impressora e hoje vende desde celulares até mouses e equipamentos de celulares, possuindo mais de 3 mil intens no portfólio.

Dicas na hora de expandir o portfólio

  • Planejamento;
  • Contexto do seu e-commerce/da sua loja – nosso professor, Tiago Luz, deu 3 dicas essenciais para quem tem e-commerce;
  • Pense a relação que os itens têm com seu negócio;
  • Teste antes e veja se há interesse.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

[contact-form-7 id="6666" title="RD Newsletter"]