Afinal, o que leva uma pessoa dizer o esperado ‘sim’? Persuasão é a capacidade de convencer alguém, é uma arte que um bom vendedor precisa dominar.


Saber negociar e persuadir seu cliente é fundamental para ter sucesso em seu empreendimento. E isso nada tem a ver com enganar ou ludibriar, e sim saber colocar todos os pontos para expor da forma mais clara possível os benefícios do seu produto ou serviço, a ponto de convencer o seu cliente que ele precisa do que você está vendendo.

O poder da persuasão também pode trazer benefícios na sua vida como um todo, não somente para vender algo, isso também tem a ver como a forma como você se posiciona. Saber influenciar alguém está relacionado com alguns adjetivos que você precisa carregar consigo. Ser uma pessoa confiante, otimista, positiva, eloquente, crível.

Persuasão e negociação nas vendas

Na área de vendas, essas são competências fundamentais para o resultado de todo e qualquer empreendedor, lucro, resultado positivo, conta no azul. Afinal, o que leva uma pessoa dizer o esperado ‘sim’? Persuasão é a capacidade de convencer alguém, é uma arte que um bom vendedor precisa dominar.  Por que usar o poder da persuasão em um processo de venda?

  1. Valor da oferta – o quanto vale a proposta que está sendo feita precisa estar claro para o seu interlocutor, ele precisa entender definitivamente o valor agregado ao produto/ serviço;
  2. Se destacar dos outros – vendedor existem muitos, mas bons são poucos. Se você usar a persuasão em uma negociação, você irá se destacar dos outros;
  3. Fazer o melhor pelo cliente – um bom vendedor não pensa somente na venda daquele momento e sim em conquistar o cliente para sempre. A persuasão bem feita convence seu cliente que com você, ele fará o melhor negócio.

Sabendo o porque usar a persuasão em uma negociação, é importante também conhecer algumas técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia. É preciso ser recíproco e criar afeição com seu público, agir com compromisso e coerência, demonstrar autoridade no assunto e criar, com isso, credibilidade no que fala. Além disso, aplicar os recursos de escassez – técnica muito usada em vendas, além da prova social, ou seja, expor que outras pessoas que também compraram o que você está vendendo.

A negociação em vendas envolve técnicas que podem ajudar o negociador a se tornar mais persuasivo e também a perceber estratégias que o outro negociador pode estar utilizando nessa relação:

A informação

Obter informação faz com que uma parte da negociação consiga ter argumentos mais persuasivos. Conhecer o ambiente de negócios, o funcionamento do setor, as características do outro negociador e o perfil dos outros concorrentes dá vantagem para o negociador. Discutir sobre algo que não se conhece pode ser problemático porque podem faltar justificativas, contra-argumentos e conhecimento sobre o processo de negociação. Sobre informação, é preciso:

  1. Conhecer o ambiente de negócios
  2. Funcionamento do setor
  3. Características do outro negociador
  4. Concorrentes

O tempo

Lidar com o tempo disponível para a negociação pode ser decisivo para o resultado dessa interação. Falta de tempo para fechar um negócio pode fazer com que não se tenha reflexão suficiente e tempo hábil para se ter a melhor posição na negociação. Ela pode ser concluída não porque se chegou à melhor proposta, mas porque não há mais condições de continuar a negociação. É importante que o negociador controle o tempo disponível para negociação e perceba como a outra parte lida com isso. Saiba que é preciso:

  1. Controle do tempo
  2. Não desviar o foco
  3. Planejar-se e evitar urgências

O poder

Um dos elementos relevantes numa negociação é o poder de decisão. Ele pode ser explícito, por diferentes cargos e níveis sociais que os negociadores podem ter, ou ainda implícito, em relações que aparentemente podem parecer que os negociadores têm as mesmas funções. A questão é que quem tem poder consegue coagir a outra parte para que a negociação tenha um desfecho dentro de suas intenções. O negociador deve então ter a sensibilidade de perceber, racionalmente, quem está com o poder e quais os mecanismos que estão sendo trabalhados para manutenção ou troca de poder. A partir daí, recomenda-se as seguintes atividades:

  1. Identificar quem tem o poder
  2. Saber se existe possibilidade de troca de poder
  3. Focar na negociação
  4. Compreender os mecanismos de manutenção e troca de poder
  5. Não se intimidar

Para saber mais, estude com o meusucesso! Receba agora mesmo um e-book com técnicas de negociação em vendas, clique aqui!

Além disso, o estudo de caso de José Roberto Marques, do IBC, faz uma análise aprofundada sobre o tema, com aulas específicas sobre a arte da persuasão; ela como diferencial para o plano de negócios; aplicada na liderança; como agente na gestão de crises e muito mais. Conteúdo rico e extenso sobre o tema que você encontra na nossa plataforma! Acesse agora mesmo e estude com a gente! Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!

Aline W de Paula