Gestão

Sean Ellis: conheça o pai do Growth Hacking

13/03/2017 • por meuSucesso .com

Ellis é fundador do Growth Hackers, portal criado para disseminar o conceito e as práticas entre empresas, em especial startups

Hackers ainda gozam de uma aura de mistério e romance. Apelidados de "piratas de computador" nos anos 90, contavam com fama de sabotadores de sistemas complexos, em geral para finalidades escusas. Com o tempo, o conceito passou a ser aplicado não a criminosos, mas a especialistas com habilidade técnica e conhecimentos úteis para fazer um sistema funcionar de uma maneira distinta daquela para o qual foi projetado.

Quando um sistema passa a ser contraproducente, lento e desnecessário, nada melhor do que uma nova maneira de utilizá-lo. Seguindo o fio da ideia, surgiram conceitos novos para a prática de hacking -- body hacking, mind hacking e até growth hacking. A última terminologia vem sendo cada vez mais utilizada como sinônimo de bons resultados.

Seu criador, Sean Ellis, tem propriedade para falar sobre o assunto. Ele foi o primeiro funcionário de marketing do Dropbox -- um dos serviços de armazenamento em nuvem mais utilizados do mundo. Ele também trabalhou com o conceito de growth para empresas como a LogMeIn e a Eventbrite.

Disseminando o Growth Hacking

Sean é fundador do Growth Hackers, portal criado para disseminar o conceito e as práticas entre empresas, em especial startups. O Growht Hacking consiste em um conjunto de práticas implementadas sobre os processos com foco exclusivo em resultados rápidos e objetivos. Em uma época onde é fundamental atrair e converter leads, por exemplo, a estratégia pode ser uma pedida boa -- e barata.

O Growth Hacking é uma estratégia de marketing voltada a experimentos que se baseia na identificação de oportunidades de sucesso (hacks). Uma vez identificada a oportunidade, uma equipe específica deve trabalhar nela para obter resultados o mais rápido possível de modo que tenha impacto direto no crescimento da empresa.

Entre as táticas mais empregadas do Growth Hacking estão o Marketing de Conteúdo, e-mail marketing e o SEO. "O Growth Hacker tem como objetivo imediato conectar o seu mercado-alvo com o produto ou serviço do seu negócio", escreve o especialista e empreendedor Marcelo Toledo. Para Toledo, o Growth Marketing se situa entre o marketing e o desenvolvimento de produto.

Sean Ellis é um evangelizador no que diz respeito à contratação de profissionais com capacidades de Growth Hacking por empresas de diversos portes. "Cada pessoa no nosso time de Growth apresenta suas próprias ideias. O fundamental é encorajar que cada pessoa contribua com alguma ideia. Eu, pessoalmente, tenho ideias mantendo uma relação próxima com meus clientes e meu produto", disse Ellis, em entrevista ao Resultados Digitais.

Além de ter trabalhado em grandes empresas e de ser fundador do maior portal de conteúdo sobre Growth Hacking do mundo, Ellis se define como empreendedor, investidor-anjo e consultor de startups, além de fundador da Qualaroo, cargo que deixou após a mepresa ter sido adquirida. Ele também sustenta o blog Startup Marketing.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários