A imagem retrata um profissional de Marketing de Conteúdo  observando a estratégia de Inbound Marketing que foi planejada para o negócio
Marketing

Marketing de conteúdo: 4 exemplos de empresas que utilizam com sucesso

13/01/2017 • por meuSucesso .com

Guaraná Antártica e Companhia da Letras são algumas das empresas. Veja quais são as estratégias delas para se destacar no Marketing de conteúdo.

O Marketing de Conteúdo já não é uma tendência recente ou inexplorada no Brasil. Com sua fórmula milagrosa para aumentar o tráfego, estimular a geração de leads e turbinar as vendas a partir de um baixo custo de investimento, esse método tem atraído cada vez mais empreendedores de diversos segmentos.

Associar histórias a uma marca é uma prática antiga, mas potencializada pela escala proporcionada pela web. Não basta a empresa ter um blog alimentado esporadicamente, é necessário desenvolver uma estratégia com metas e prazos, além de investir em conteúdo criativo e relevante.

Antes de tudo, é importante ter uma noção correta sobre Marketing de conteúdo. A ideia é gerar interações e engajamento, e isso só é possível se a marca falar sobre o que as pessoas precisam, e não simplesmente mostrar o que ela oferece como produto.

Confira abaixo quatro cases de marketing de conteúdo que superaram as metas e geraram resultados relevantes.

1. Samba Tech

A Samba Tech tem se destacado bastante na área de Marketing de Conteúdo ao produzir diversos tipos de materiais, como e-books, infogográficos, e investir em produção de conteúdo para o seu blog, compartilhando esse conteúdo nas redes sociais a fim de chegar ao maior níumero de pessoas e fazer com que mais gente conheça o seu serviço, algo difícil de ser explicado - a empresa oferece serviços de vídeo personalizados para os seus clientes, que vão desde empresas grandes até pequenas. 

2. Guaraná Antarctica

O Guaraná Antártica é uma das marcas mais relevantes nas redes sociais, com mais de 16 milhões de fãs no Facebook. A decisão de focar em social media é uma boa opção para a empresa devido ao perfil do público da marca. São pessoas mais jovens, que passam mutio tempo nas mídias sociais e que estão em busca de um conteúdo mais "leve". A empresa se destaca ao trazer postagens diárias devidamente calculadas, com criação inteligente, divertida e que gera milhares de compartilhamentos. 

3. Guia Bolso

A empresa consiste no aplicativo homônimo que se propõe a ajudar as pessoas a terem maior controle sobre suas finanças. A estratégia de conteúdo foi aliada à de Marketing digital para gerar awareness e, desta maneira, atrair usuários e clientes. Através do conteúdo relevante bem ranqueado em mecanismos de busca, mais pessoas buscam o Guia Bolso não apenas para utilizar os serviços, mas para se manterem informadas sobre educação financeira.

4. Companhia das Letras

Uma das maiores editoras do Brasil, a Companhia das Letras vive de histórias. Fazer negócios com literatura em um país onde apenas 8% das pessoas têm capacidade para ler e compreender o conteúdo já é um desafio. Mesmo assim, a empresa aposta em seu público cativo com os blogs da Companhia, em especial a seção Pergunte ao Editor, que esclarece dúvidas diversas de leitores sobre as edições lançadas no Brasil e sobre o mercado literário em geral.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários