Aprenda a desenvolver soft skills e competências empreendedoras de forma prática com este e-book exclusivo do meuSucesso.


Antes de tudo, é preciso estabelecer que empreender não se trata apenas de quem abre um negócio. Empreender se trata de absorver o espírito de quem não para até conseguir alcançar seus objetivos. Empreender é estar na sua carreira, buscando ser sempre o melhor, em evolução constante, bem como estar sempre antenado ao mercado para evoluir o seu próprio negócio ou começar um do jeito certo com as soft skills certas. 

O mercado em relação à contratação de novos colaboradores tem mudado há algum tempo. Antes, era comum que as competências técnicas e formais fossem muito mais valorizadas do que a capacidade do indivíduo de desenvolver boas relações e colaborar com o crescimento do ambiente social do trabalho. Hoje, algumas pessoas chegam a ser desligadas em virtude do seu desempenho comportamental.

O profissional que sabe fazer uma reflexão sobre aquilo em que precisa melhorar já sai na frente. De acordo com o estudo “Habilidades 360° América Latina 2020”, realizado pela Michael Page, 91% das empresas participantes do estudo demitem por problemas relacionados ao comportamento de seus funcionários. 

Isso acontece porque a capacidade de conviver, de suportar momentos de pressão e ter clareza de visão em momentos de crise é algo mais complexo de ser desenvolvido. Muitas são as organizações que já passaram a utilizar a metodologia de gestão e avaliação por competências.

Um estudo conduzido pela PageGroup, o levantamento inédito Habilidades 360°, demonstrou algumas das habilidades e competências mais valorizadas pela alta gestão de empresas brasileiras, sendo elas: 

  1. Inteligência emocional (42,9%);
  2. Trabalho em equipe (38,4%);  
  3. Comunicação assertiva (31,1%).

O que todas elas têm em comum? São habilidades empreendedoras, as chamadas soft skills. Resumidamente, as soft skills são habilidades que dizem respeito à forma como você se comporta socialmente no seu ambiente profissional. Elas se referem à sua inteligência emocional, negociação, comunicação e todas as outras características pessoais sobre o seu relacionamento com pessoas.

Quer aprender a desenvolver essas habilidades? Continue lendo este artigo. 

O QUE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO TEM? 

Quando se decide empreender, não é pelo perfil do empreendedor, mas pelas oportunidades que surgem, visão de negócio e por aquele sentimento de desafiar e transformar o mercado. 

Um bom empreendedor tem uma visão de negócio que colabora com o desafio de transformar o mercado. Segundo o Ministério da Economia, mais de 3 milhões de novos negócios foram abertos. E a melhor parte: esse número supera em 2 milhões o número de empreendimentos que fecharam as portas neste mesmo ano.

Esses números demonstram que empreendedores que desenvolveram suas soft skills impulsionaram suas hard skills e desenvolveram a habilidade de lidar com crises através do fortalecimento de suas habilidades comportamentais.

MAS ATENÇÃO: Não espere uma crise para desenvolver soft skills, pois elas são o ponto-chave para sobrevivência do seu negócio. 

Por isso, se você deseja ser um empreendedor de sucesso, comece reconhecendo quais são as habilidades que você precisa desenvolver e a necessidade de continuar melhorando. Na prática, é preciso ter comprometimento com o negócio e, principalmente, consigo, com o seu propósito

 ESFORÇO + PRÁTICA + PERSISTÊNCIA = RESULTADO

Quem não se esforça não põe em prática suas habilidades e competências, não chegando ao resultado. 

A persistência é um ponto muito importante dessa fórmula, mas não pode ser confundida com teimosia. Desenvolva sua inteligência emocional para entender quando é o momento de abrir mão de algo e quando é preciso insistir. Mantenha o foco em seus objetivos. 

Dica: Como grandes empreendedores começaram seu negócio do zero

Por isso, desenvolva sua resiliência. A capacidade do empreendedor de lidar com os desafios, problemas e sempre se adaptar ao meio em que foi inserido, superando as pressões, crises e reestruturando os processos pode te levar muito mais longe. 

Existem muitas outras características de um empreendedor de sucesso e, com toda a certeza, você possui várias delas. São habilidades ímpares e, por mais que as tenhamos, é preciso fomentá-las a cada dia. Por isso, estudar torna-se outra competência  empreendedora essencial. 

O verdadeiro empreendedor de sucesso entende a necessidade de se manter desconfortável e sempre em busca de novos conhecimentos. Ele deve ser, por essência, um eterno aprendiz. 

Um exemplo desse tipo de líder é Daniel David, empreendedor moçambicano que superou o Apartheid na África do Sul e, começando como auxiliar administrativo em uma emissora estatal, desenvolveu suas habilidades de gestão a ponto de construir uma organização referência na mídia do país, o grupo SOICO. 

Como Daniel foi capaz de estruturar uma TV de sucesso em meio ao poder da emissora estatal e hoje é responsável por grandes projetos de empreendedorismo jovem em Moçambique? Ele começou por si mesmo.

Se você está aqui, já está no caminho certo! 

COMO DESENVOLVER HABILIDADES EMPREENDEDORAS E SOFT SKILLS? 

Especialistas da área de Gestão de Recursos Humanos alertam que não há um estereótipo padrão de soft skills, mas, sim, um conjunto de habilidades ideais para cada área de atuação. Algumas das habilidades mais importantes são: 

  1. Comunicação interpessoal
  2. Capacidade de persuasão 
  3. Proatividade
  4. Resolução de conflitos
  5. Capacidade de trabalhar sob pressão
  6. Liderança e engajamento
  7. Capacidade analítica
  8. Empatia
  9. Negociação
  10. Ética 
  11. Pensamento Crítico

Entre muitas outras. 

Desenvolver cada uma delas requer o mais profundo e complexo dos estudos: o autoconhecimento.

Somente quando o empreendedor realmente se dispõe a compreender seus pontos fortes e fracos é que ele será capaz de observar comportamentos externos com acurácia. Esse é o primeiro passo para aprimorar sua visão do negócio, do mercado e a transformação de oportunidades em estratégias e ações rumo ao sucesso

Se você leu até aqui, está claro que quer se desenvolver. Por isso, preparamos um conteúdo aprofundado sobre esse assunto para que você comece hoje mesmo a ser uma pessoa com habilidades empreendedoras incríveis. O melhor? É gratuito! 

Para aprender a desenvolver as suas habilidades empreendedoras (ou soft skills) na prática, leia o e-book Guia de Competências Empreendedoras e comece agora a se tornar um empreendedor de sucesso!