Com o novo Estudo de Caso, “Jornada do Impossível”, você aprende a desenvolver soft skills com um empreendedor de sucesso. Acesse e comece a se desenvolver.


Não muito tempo atrás, a qualidade de um profissional era medida apenas pela capacidade de desenvolver competências técnicas para a formação de indivíduos aptos a exercer determinadas funções, mas, hoje, o mercado busca cada vez mais competências que não apenas estão na área de conhecimento técnica, mas também (e principalmente) no desempenho social e relacional, as chamadas soft skills. A maneira como cada pessoa se porta perante suas próprias emoções e desafios é essencial para sua evolução profissional e crescimento dentro de qualquer lugar. 

Ao desenvolver competências humanas, também chamadas de soft skills, uma visão mais ampla e analítica nos permite resolver problemas de maneira mais ágil e eficiente, contribuindo para a sustentabilidade e evolução de um negócio. 

Um exemplo claro de como as competências humanas são cruciais dentro de uma organização é o fato de que a maioria das contratações é pautada em competências técnicas, no entanto, os desligamentos ocorrem majoritariamente devido a questões comportamentais.

Desenvolver essas habilidades pode ser um grande desafio, pois exige autoavaliação e reflexão sobre seus sentimentos, comportamentos e desempenho pessoal, mas é possível aprender soft skills com alguns passos básicos. 

Por que desenvolver soft skills?

Muitas vezes, menos é mais. Para gerar impacto, uma estratégia de marketing nem sempre precisa ser rebuscada. A escuta ativa do cliente pode trazer resultados mais expressivos do que uma campanha de alto custo, mas sem um propósito de alcance. Para compreender os anseios mais profundos do ser humano, é preciso calçar seus sapatos. Para isso, o exercício da empatia se faz necessário – e ele só será bem executado por alguém que compreende a si.

Esteja preparado para assumir que o desenvolvimento não se divide em competências técnicas ou comportamentais, pois, para colocar em prática o conhecimento técnico, é preciso utilizar as competências humanas. 

O início de uma nova carreira exige adaptabilidade e flexibilidade para lidar com as diferentes situações e desafios dessa nova jornada. O mesmo vale para a evolução profissional e até mesmo um novo negócio. 

Em sua trajetória, sempre buscando destacar-se dentro das funções que exercia, Daniel David, protagonista do novo Estudo de Caso do meuSucesso, “Jornada do Impossível”, foi enfático ao dizer que o foco o ajudou a transformar suas relações de modo sustentável ao longo do tempo. 

Daniel foi o filho mais velho de uma família de nove irmãos, sempre teve muitas responsabilidades desde cedo e aprendeu a liderar com o exemplo forte de seus pais. Mas quando a realidade falou mais alto, o garoto foi obrigado a ir trabalhar nas minas de ouro da África do Sul e, num golpe, perdeu tudo o que conquistou.

Mas ele não desistiu. Continuou com resiliência e persistência para se tornar um dos maiores empreendedores da África.

Quais são as soft skills de um profissional que se adapta?

O que realmente está por trás da motivação do empreendedor todos os dias? Quando faz essa reflexão, você tem clareza sobre o que te desperta para alcançar seus objetivos? 

É importante, para o empreendedor, entender qual é seu papel e o que ele precisa delegar. As competências não são exclusivas, podem ser desenvolvidas e é importante trabalhar com pessoas qualificadas para o negócio. Para ser um líder, é preciso estar um passo à frente e focar no autodesempenho, sem perder a constância e a disciplina.

A inteligência emocional pode ser a chave para tudo nesse momento de adaptação, para conseguir desenvolver resiliência e persistência. Lembre-se sempre da fórmula: 

 ESFORÇO + PRÁTICA + PERSISTÊNCIA = resultado

Daniel David, referência no segmento de mídia moçambicano, desenvolveu, desde muito cedo, competências humanas para lidar com as mais diversas adversidades e, dentro de vários contextos, encontrou oportunidades de crescimento e desenvolvimento (pessoal e profissional), além de inovar, mesmo diante da escassez de recursos e de circunstâncias desfavoráveis. 

Ele buscou ser o melhor no que fazia e, para isso, desenvolveu competências específicas, – como adaptabilidade e flexibilidade – para lidar com as diferentes situações que um início de carreira exige.

Entenda seu propósito

Daniel David chegou longe, mas não sozinho. Construiu um império com várias mãos, cujas competências técnicas foram complementares, mas a visão e a capacidade de agir é que trouxeram resultados.

Depois de tentativas frustradas de empreender, Daniel David se deu conta de que ainda tinha muito a aprender. As dificuldades acabaram fazendo com que ele se rendesse e buscasse um emprego assalariado. Então, com um propósito inabalável, fundou a SOICO e não desistiu em nenhum percalço. 

Nenhuma nova jornada começa sem um propósito e quem escolhe o seu propósito é você. O propósito é o que vai guiar todas as suas decisões e te dará a motivação necessária para não desistir. 

Para descobrir o seu e desenvolver, o processo de autoconhecimento é constante e precisa gerar a necessidade de responder a determinadas perguntas, gerando mais perguntas e fazendo com que possamos evoluir. Alguns exemplos: “qual é o seu nicho?”, “Por que você quer empreender?”, “Aonde você quer chegar?”, “Qual é o seu objetivo?”, “O que você faz que te destaca dos demais?”. 

Busque ser o melhor no que faz todos os dias, valorizando seus pontos fortes e melhorando seus pontos fracos. A autoavaliação deve ser constante e você precisa ser um eterno aprendiz. 

Encare todos os desafios e erros como uma oportunidade de aprendizado e observe tudo o que puder, constantemente. Quando a mente se mantém aberta para todas as possibilidades você passa a ter uma visão das oportunidades. 

Aprenda a empreender

Para trilhar um caminho de bons resultados, é necessário mapear a raiz dos problemas a fim de encontrar soluções inteligentes. 

O sucesso não acontece simplesmente pela intuição do empreendedor, mas, sim, pela sua capacidade de tomar decisões ponderando suas características, o problema em si e como ele se sente em relação ao desafio.

Mesmo construindo um negócio sólido e sustentável, muitas vezes imprevistos podem causar rupturas e até mesmo a suspensão de uma operação, mas, para estar melhor preparado para eles, é preciso ter clareza sobre quais são os pilares que sustentam o seu negócio. 

Empreender é lidar com o desconforto todos os dias e, por isso, essa responsabilidade pressupõe uma série de atitudes que você deve desenvolver com comprometimento.   

É sob essa perspectiva que, no estudo de caso “Jornada do Impossível”, você terá a oportunidade de aprender com Daniel como construir seu plano de autodesenvolvimento e alternativas práticas para transformar seu propósito em ações concretas que representem um legado de fato. 

Estudo de Caso Jornada do Impossível

Aqui, na Escola de Empreendedores, sempre reforçamos que aprender com os erros e acertos de quem já alcançou o sucesso é a melhor forma de acelerar seus resultados. Por isso, nosso novo protagonista de Estudo de Caso é uma pessoa inspiradora, que superou muitos desafios e precisou de muitas habilidades humanas, ou soft skills, para ter resiliência e continuar em cada passo que deu. 

Daniel David nasceu em Maputo (Moçambique), em 1966, em meio à guerra da independência do país. Empreendedor self-made da área de mídia, ele é o CEO da DHD Holding e do grupo SOICO. David é, também, uma das principais vozes da região na promoção do desenvolvimento sustentável, crescimento econômico, inovação e uso de tecnologia para a transformação digital da África.

A trajetória de Daniel foi repleta de desafios pessoais e profissionais, que o impulsionaram a buscar variadas formas de manter o foco em seus objetivos.

Neste Estudo de Caso, você vai aprender: 

  • Propósito e organização;
  • Produtividade e autodesempenho;
  • Estratégias de aprendizagem;
  • Senso de oportunidade;
  • Resiliência e responsabilidade;
  • Comprometimento a longo prazo.

Serão 6 aulas documentais, 6 aulas com o empreendedor Daniel David, 6 aulas com especialistas do meuSucesso, 2 aulas ao vivo, 12 exercícios práticos e um exercício de conclusão. Tudo com a metodologia de aplicação prática para assistir e conseguir usar no seu dia a dia. 

Quer desenvolver suas habilidades e soft skills? Então, assista ao Estudo de Caso “Jornada do Impossível”! Clique aqui para começar.