Acesse o texto e aprenda quais são as principais habilidades empreendedoras ou soft skills com o meuSucesso.com e entenda também sua importância.


Gerenciar crises, resolver problemas entre pessoas da mesma equipe, tomar decisões difíceis, ter resiliência emocional… nada disso se ensina na faculdade. Essas habilidades empreendedoras são as chamadas “soft skills” e podem ser desenvolvidas por qualquer curioso, por qualquer empreendedor, ser estudadas por qualquer empreendedor, líder, gestor e intraempreendedor que deseje ter uma carreira de sucesso e cheia de bons resultados. 

Você pode ser contratado por suas habilidades técnicas, mas pode facilmente ser demitido por não conseguir lidar com o dia a dia e as pessoas à sua volta. Isso afeta fortemente o ambiente profissional. Um estudo do site de recrutamento CareerBuilder revelou que 77% das empresas valorizam soft skills e consideram que essas habilidades sociais são tão relevantes para a produtividade quanto as técnicas no dia a dia do trabalho. 

Seu diploma pode te abrir oportunidades, mas, para aproveitá-las ao máximo, você precisa se desenvolver! Se você já ouviu falar sobre o que são soft skills mas ainda não sabe quanto elas podem ser importantes para você, continue lendo este artigo.

O que são soft skills?

Para se destacar e ter uma vida profissional com boas colheitas, você precisa correr atrás de aprender quais são as principais soft skills exigidas no mercado. Elas se referem a  habilidades comportamentais do indivíduo, ligadas ao rendimento e qualidade de relações com as pessoas à sua volta. São, resumidamente, as suas competências ou habilidades sociais. Elas podem, inclusive, definir sua perspectiva de carreira de acordo com a forma que você lida em situações gerais no ambiente de trabalho. 

Se engana o empreendedor que acha que apenas funcionários precisam desse tipo de habilidade. O líder que não se atenta à maneira como lida com sua equipe pode acabar com muita improdutividade e falhas nas mãos. 

Quais as diferenças entre hard skills e soft skills? 

Começando pelo básico, vamos às definições: 

A expressão “soft skills” significa habilidades suaves e “hard skills” habilidades brutas. Essas definições se referem aos tipos de habilidades de uma pessoa e estão muito em alta no universo corporativo. É dito que o contrato acontece pelas hard skills, mas a demissão vem pelas soft.

As hard skills são sobre o aprendizado formal, conhecimentos técnicos que são medidos pelo nível de conhecimento intelectual sobre um determinado assunto, por exemplo: sua formação, cursos e conhecimentos sobre a sua área profissional. 

As soft skills, como explicamos antes, são demonstradas nas relações interpessoais e elas fazem toda a diferença no dia a dia de um ambiente de trabalho. Com a globalização, políticas de inclusão, diversidade e o aumento da valorização da saúde profissional, as soft skills ganharam muito espaço e deixaram de ser tendência e se tornaram essenciais, definitivas no momento da escolha de um bom profissional. 

Não adianta fingir: elas são demonstradas no dia a dia e, mais cedo ou mais tarde, serão notadas. Um profissional altamente capacitado pode ter habilidades incríveis em estratégia, finanças ou administração (hard skills), mas não ter a menor ideia sobre como liderar uma equipe, resolver conflitos ou lidar com momentos de crise (soft skills). 

Soft skills são a capacidade de lidar com as nossas emoções, com as emoções dos outros e com a maneira com que toda essa interação afeta o ambiente de trabalho.

Quais são as principais habilidades que todo empreendedor deve ter?

Prosperar profissionalmente hoje, está muito interligado com o fato de ter força de vontade para investir em novas habilidades. E para começar a te ajudar a refletir sobre os seus pontos fortes e fracos, vamos citar aqui quais são as principais soft skills escolhidas pela maioria dos empreendedores de sucesso, hoje indispensáveis no mercado de trabalho.

Liderança

Uma das habilidades empreendedoras mais importantes dessa lista, a liderança não pode ser negligenciada. Seja para liderar uma equipe ou garantir a produtividade da equipe da qual você faz parte, essa soft skill muitas vezes é confundida com uma hard skill. Você pode fazer diversos cursos de liderança e até mesmo se formar nessa área, mas, no final do dia, o que define um bom líder é a habilidade de lidar com as pessoas à sua volta

Dizem que liderança é um talento nato, mas ela pode ser aprendida! Aliás, os melhores líderes se esforçaram muito para aprender com os próprios erros e buscam melhorar essa habilidade todos os dias. 

A liderança deve ser firme e construída em equipe. O diálogo é indispensável e deve ser saudável entre o líder e os liderados. Uma boa parceria benéfica para os dois lados faz toda a diferença

Liderar é incentivar o crescimento das pessoas à sua volta. Perceber oportunidades que podem desenvolver habilidades de cada um ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade. Assim, os bons resultados são consequência da saudabilidade profissional e emocional de todos. Ser um bom líder vai muito além do operacional e de garantir metas cumpridas. Baseia-se no gerenciamento saudável de pessoas para garantir uma equipe integrada que executa tudo com qualidade.

Comunicação

Essa pode ser uma das habilidades empreendedoras mais desafiadoras da nossa lista. Isso porque dentro da personalidade de cada pessoa existem facilidades de comunicação muito diferentes. Para alguns, é uma coisa muito natural; para outros, pode ser difícil combater a timidez. Mas a boa notícia é que a comunicação pode ser desenvolvida.

O ponto em comum é a empatia. Conseguir ouvir antes de tudo é essencial para se comunicar de maneira assertiva. Depois, é necessário saber como falar o que você precisa para que as informações aconteçam de forma muito clara e objetiva. O processo comunicativo pode fazer toda a diferença e até mesmo evitar conflitos e tensões dentro de uma equipe. 

Já trabalhou naquele lugar em que todo mundo parecia em perfeita sintonia? Com certeza, essa equipe tinha um bom gestor que ensinou a forma correta de comunicação para todos. 

Negociação

Negociar não se trata apenas de fechar novos negócios e conseguir clientes. Muito menos só pensar no que pode ser bom para o seu lado da moeda. 

Negociar é necessário no dia a dia de todo mundo. Por exemplo: se você é um funcionário que percebeu que a sua demanda do dia está muito alta ou teve algum imprevisto e precisa de mais prazo para entregar um trabalho importante, será necessário negociar com o seu gestor sobre o prazo da demanda de uma forma que funcione para vocês dois. 

Agora, se você está empreendendo e se deparou com uma emergência de estoque ou com a necessidade de economizar, negociar com seus fornecedores pode ser a melhor estratégia para resolver este problema

Em todo caso, é essencial ter total conhecimento da situação e levar possíveis soluções para a mesa no momento da negociação. Lembre-se de ouvir atentamente as necessidades da pessoa com quem você está negociando para que tudo funcione da maneira mais correta e produtiva possível. 

Pensamento crítico

Não é sair criticando todo mundo, vamos com calma! O pensamento crítico é saber questionar na hora certa e se fazer as perguntas certas. Simplesmente aceitar tudo o que acontece no seu ambiente de trabalho e apenas executar tarefas vai te manter no loop de rotina e não vai te ajudar a se destacar em nada. 

Quem encontra problemas e produz soluções consegue encontrar um caminho muito próspero para o sucesso. 

O pensamento crítico também é uma excelente ferramenta para quem quer prever possíveis desdobramentos antes de tomar uma decisão. 

Inteligência emocional

A habilidade queridinha do momento! E não à toa, já que ela rege basicamente todas as outras soft skills desta lista.

Ela não ajuda apenas no mundo dos negócios, mas em todos os aspectos da sua vida. Inclusive, é na inteligência emocional que você aprende a não deixar os problemas da vida pessoal afetarem a sua produtividade e vice-versa. Ela tem sido uma habilidade empreendedora cada vez mais exigida.

A inteligência emocional tem fundamento psicológico. É basicamente a capacidade do indivíduo de lidar com as próprias emoções e em como elas são afetadas pelo ambiente à sua volta.  

É possível ser desenvolvida e exige um esforço diário até conseguir encontrar o equilíbrio.

Quais são as suas soft skills? 

Agora, faça um apanhado geral deste artigo e reflita sobre quais soft skills você já possui. Se o seu forte for inteligência emocional, aproveite para desenvolver liderança e negócios. Agora se liderar uma equipe já é o seu forte, lembre-se de dar bastante atenção para a empatia e escuta ativa na hora de dar e receber feedbacks. Quanto mais você se desenvolve, mais sucesso você atrai. 

Gostou deste conteúdo? 

Aqui, no meuSucesso, você encontra os melhores conteúdos para se tornar um profissional ou empreendedor de sucesso. Se quiser se tornar um expert em soft skills, assine a nossa newsletter para continuar recebendo mais conteúdos como este.