Inovação e Tecnologia

Lifestyle Business X Startup Business - por Pedro Quintanilha

2/12/2015 • por Pedro Quintanilha

O colunista Pedro Quintanilha faz uma análise e comparação entre dois modelos de negócio, aparentemente, distintos. Confira!

Startup Business e Lifestyle Business: já ouviu falar nesses termos? São conceitos bastante praticados no universo do empreendedorismo contemporâneo. Meu objetivo com este conteúdo é mostrar a você como cada um desses movimentos funcionam. Reflita sobre quais pontos se encaixam melhor em sua estratégia de negócio.

Startup Business

Empresa Startup é uma empresa nascente que está em busca de um modelo de negócios escalável e replicável, organização com histórico operacional limitado, ainda no processo de encontrar o seu mercado e produto. Este modelo se tornou  mais popular quando muitas ‘empresas.com’ foram fundadas, antes da chamada bolha da internet (fim da década de 1990).

O que chamo de Startup Business abrange projetos promissores, desenvolvidos a partir de investigação, pesquisa e desenvolvimento de ideias inovadoras. Pelo fato de propor algo novo no mercado, geralmente apresenta alto risco envolvido, porém com alto potencial de lucros futuros e escalabilidade.

Pode-se destacar também a busca por um negócio que tenha valor de mercado, em muitos casos os lucros são subestimados pela busca de construir algo de valor. Por isso, muitos dos envolvidos, no que gosto de conceituar como movimento de Startup business, estão em busca de investidores para bancar a operação do projeto enquanto ele ainda não dá lucro. O que pode ser desvantagem neste estilo é o fato de, assim como em uma empresa tradicional, exigir bastante tempo e abnegação de lucros em busca de construir algo relevante para sociedade. No entanto, isso não é problema para quem assimila bem a ideia de "viver para a empresa".

Outro ponto de destaque no Startup Business é que os processos não precisam ser necessariamente tocados por quem cria. Algumas pessoas vivem em busca de validar as ideias e venderem a empresa, o fato é que na prática isso não é tão fácil quanto parece.

Lifestyle Business

A tradução literal para uma empresa Lifestyle Business é “Negócio Como Estilo de Vida”. Nesse caso, o modelo de negócios é elaborado e executado por seus fundadores com o objetivo exclusivo de sustentar determinado nível de renda e proporcionar certo modo de vida.

Explicando de outra forma, as pessoas que escolhem um “Negócio Como Estilo de Vida”, o fazem para garantir um meio de sustento, sem maiores objetivos lucrativos e mercadológicos. Não se pensa tanto em escalabilidade.

Essa é a principal diferença do modelo anterior, que já costuma a ser pensado em valor de mercado expressivo e escalável. Com raras exceções, as empresas inseridas no contexto Lifestyle, têm o potencial de valor de mercado limitado. Pois se forem conduzidas com maiores processos, serão descaracterizadas, e alterarão o modo de vida do empreendedor.

Outro aspecto fundamental em um "Negócio como Estilo de Vida", é que geralmente não se encaixa nos padrões convencionais de uma empresa. Por exemplo: não depender de um local físico, permitir trabalhar em horários flexíveis, se valer de recursos tecnológicos e etc.

Uma das maiores desvantagens do Lifestyle Business é que investidores não costumam se interessar, já que o negócio depende diretamente do talento de quem cria. A princípio os dois conceitos são totalmente opostos.

É possível integrar esses dois modelos?

Startup Business e Lifestyle Business não precisam necessariamente serem aplicados de forma isolada. Com a evolução da informação e da tecnologia, um empreendedor, se souber usar os processos certos, pode desfrutar da liberdade de ter um negócio como estilo de vida, mesmo buscando crescimento em larga escala, ou seja, valendo-se das premissas do Startup Business.

É isso que eu acredito e trabalho diariamente para desenvolver em minha empresa: a Mentalidade Empreendedora. Nós desfrutamos da liberdade proporcionada pelo modelo do Lifestyle Business e trabalhamos com garra e dedicação para construir algo relevante e escalável na pegada do Startup Business. Nós somos a prova viva de que é possível transitar em meio a esses dois mundos aparentemente distintos.

Te convido a refletir sobre esses aspectos e identificar com qual dos dois movimentos você mais se identifica e deixe aqui nos comentários quais dos dois prefere e por que?

Comentários

Quem escreve

Pedro Quintanilha

Fundador em Mentalidade Empreendedora

Empresário, consultor em Marketing Digital e fundador do PenSE Marketing Digital e do Mentalidade Empreendedora. Seu objetivo é gerar valor por meio da internet e compartilhar seu conhecimento com aqueles que querem crescer! Pedro é pós-graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM e bacharel em Administração/Marketing.

POR Pedro Quintanilha

Os 45 dias mais longos da minha vida

1 0
POR Pedro Quintanilha

O que aprendi com o primeiro milhão

0 0

Mais Colunas