Inovação e Tecnologia

Empreendedorismo: o que aprender com o caso Uber x taxistas?

5/11/2015 • por meuSucesso .com

A história está repleta de casos semelhantes ao vivido hoje entre o app e a categoria

Como você já deve ter acompanhado no noticiário, desde que o Uber - aplicativo que conecta passageiros a motoristas independentes - surgiu, eclodiu uma revolta global contra o serviço. De um lado, usuários do app. Do outro, taxistas que se sentiram ameaçados pela concorrência que classificam como desleal. Mas, no final das contas, quem está certo e errado nessa história? E quais lições de empreendedorismo podemos tirar de tudo isso?

A história está repleta de casos semelhantes ao vivido hoje entre taxistas e Uber. Negócios morrem para dar lugar a outros. Tecnologias são superadas. Hábitos mudam. E todas essas transformações quase sempre vêm acompanhadas de conflitos. 

Especificamente com a guerra Uber x taxistas, podemos aprender algumas questões importantes. São elas:

Cuidado com a falsa impressão de calmaria

Quando tudo estiver calmo demais, desconfie. Nunca se acomode. Isso pode ser fatal. Negócios consolidados, setores estabelecidos há décadas, modelos inquestionáveis. Tudo isso desmorona. Nada é infalível. As máquinas de escrever foram revolucionárias um dia e desfrutaram de uma longa hegemonia. Mas apareceram os computadores e tudo ruiu. O modelo de táxi tradicional funciona no mundo há décadas e décadas. Mas as pessoas sempre querem mais facilidades, melhores preços e maior qualidade nos serviços. O Uber trouxe tudo isso, sem burocracia. 

Inove e pare de brigar contra o inevitável

Taxistas do Ceará resolveram se antecipar ao Uber. Em vez de simplesmente aderirem à briga global da categoria contra o aplicativo, resolveram melhorar seus serviços para concorrer com o rival. Renovaram os veículos, passaram a dirigir de terno e gravata (assim como os motoristas do Uber) e oferecer benefícios e comodidades aos passageiros (água, doces e wi-fi, por exemplo). Esse é um belo exemplo de como inovar faz mais sentido do que lutar para manter paradigmas que estão sendo superados.

E você: tem mais alguma lição que aprendeu com o caso Uber x taxistas? Compartilhe conosco aqui nos comentários.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários